Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • Professoras do PPGJOR apresentam trabalho e fazem visita técnica em Portugal

    Publicado em 19/03/2024 às 15:37

    As professoras do PPGJOR, Raquel Longhi e Fabiana Piccinin, estiveram em missão acadêmica durante o mês de janeiro em Portugal. A primeira atividade das docentes, em Lisboa, foi uma visita à Universidade Nova de Lisboa, onde foram recepcionadas pela pesquisadora Ana Marta Flores. Na oportunidade, os integrantes do Laboratório de Pesquisa Inova Media (LabMídia), coordenado por Ana Marta, do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia, (NEPHI/JOR), coordenado pela professora Raquel, e do (Grupo de Estudos sobre Narrativas Audiovisuais Jornalísticas (GENAJOR), coordenado pela professora Fabiana se reuniram para planejar as atividades acadêmicas deste ano. No encontro, que se realizou de forma presencial e remota, participaram pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha.

    A segunda etapa da viagem aconteceu na cidade Braga, na Universidade do Minho, a XIII edição do SOPCOM, o Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, que este ano tinha como tema “Comunicação, Culturas e Comunidades”. Durante o evento, a professora Fabiana apresentou, no GT de Cinema, Televisão e Meios Audiovisuais, um trabalho fruto da pesquisa desenvolvida no Programa, intitulado “Novas demandas para o mesmo telejornal: análise da narrativa do JN no Facebook e Instagram”, enquanto a professora Raquel apresentou o trabalho “Narrativas plataformizadas. Como o jornalismo conta histórias no Tiktok” no GT de Jornalismo e Sociedade.

    Também foram estabelecidas, durante o Congresso, algumas tratativas a respeito de futuras atividades entre o PPGJOR e a Faculdade de Filosofia, Comunicação e Informação da Universidade de Coimbra. Como parte dessa programação, na volta ao Brasil, a professora Fabiana participou, de forma remota, da banca de defesa da doutoranda Cátia Melissa Rodrigues Silveira, intitulada “Media e a construção identitária: A representação da identidade florianopolitana nos jornais regionais”.


  • Professor do PPGJOR abre ano letivo na UFMT

    Publicado em 13/03/2024 às 22:45

    O professor do PPGJOR, Rogério Christofoletti, abriu o ano letivo com uma palestra na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na quinta-feira, 07 de março.

    Com o título “Existe um algoritmo para a ética da comunicação?”, a conferência aconteceu no auditório do Museu Rondon, no Instituto de Linguagens da universidade, em Cuiabá.

    Christofoletti abordou como hackers, robôs, big techs, desinformação e polarização política trazem desafios adicionais para os profissionais de comunicação atuarem com ética na sociedade. A mediação foi com a professora Fernanda Vasques Ferreira, que integra os PPGs da UnB e da UFMT.

    A atividade integrou a Semana Inaugural e teve como público estudantes do mestrado e da graduação.

     


  • Pesquisadoras publicam trabalho sobre a exclusão de vozes femininas no radiojornalismo

    Publicado em 13/03/2024 às 22:44

    As doutorandas Raphaela Ferro e Juliana Gomes, juntamente com a professora Valci Zuculoto, publicaram um artigo na Radiofonias (Revista de Estudos em Mídia Sonora) sobre exclusão da voz de mulheres dentro do radiojornalismo brasileiro.

    Intitulado “Voz e gênero no radiojornalismo brasileiro: marcas históricas de exclusão de mulheres” o artigo busca compreender até que ponto a voz pode ser percebida como marcador de gênero no âmbito da radiofonia nacional e, principalmente, no radiojornalismo constituído no Brasil desde os seus primórdios. O artigo parte da percepção que, historicamente, a voz se estabeleceu no rádio baseada em um padrão que privilegia a atuação profissional de homens.

    Com o artigo, as pesquisadoras confirmaram a existência de um padrão masculino para as vozes presentes no universo radiofônico. Na publicação, as pesquisadoras ressaltam que, em alguns momentos, esse padrão se dá de forma verbalmente expressa, mas que também está na prática da história do rádio brasileiro e nas entrelinhas do que se dita sobre o “dever ser” da locução e da voz nos programas jornalísticos.

    A publicação foi realizada dentro do “Dossiê Estudos Radiofônicos”, publicado em janeiro deste ano e editado por Debora Cristina Lopez, Marcelo Kischinhevsky, Camille Vizzoni e Yasmin Montebello.

    A revista Radiofonias é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto, do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e do Núcleo de Rádio e TV (NRTV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Link para o artigo: https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7010/5509


  • Docentes e estudantes do PPGJOR publicam artigos em revistas internacionais

    Publicado em 13/03/2024 às 22:43

    Três edições de reconhecidas revistas latino-americanas de comunicação trazem artigos de pesquisadores do PPGJOR. As publicações foram lançadas recentemente.

    Na edição nº 154 da Chasqui, foram publicados os textos “Crise e mercado de trabalho: trajetórias profissionais de jornalistas no Brasil (2012-2017)”, do professor Jacques Mick (em coautoria com o professor Felipe Pontes, da UEPG), “Jornalismo automatizado na prática: o uso de geração  de linguagem natural para cobertura eleitoral”, do doutorando Matheus Costa Nunes e sua orientadora Stefanie Carlan da Silveira, e “Pesquisas sobre confiança na mídia e o fortalecimento da ideia de crise permanente de credibilidade”, do professor Rogério Christofoletti e sua orientanda, a doutoranda Denise Becker.

    Os artigos integram o dossiê “Os vai e vens do jornalismo em ecossistemas digitais”, editado pelas professoras Lila Luchessi, Suzana Barbosa e Jacaranda Correa. A Chasqui é uma tradicional revista acadêmica de comunicação, com mais de 50 anos de circulação, e é editada pelo Ciespal, no Equador.

    No Chile, a Cuadernos.info acaba de lançar o número 57, e um dos artigos em destaque é “COVID-19 e combate à desinformação: a experiência do Consórcio de Veículos de Imprensa no Brasil”, de Vitória Peraça Ferreira e do professor Rogério Christofoletti. O artigo é um dos resultados da dissertação de Vitória, defendida no PPGJOR em abril de 2023.

    Chasqui e Cuadernos.info são publicações A2 no Qualis Periódicos.

    Na edição nº 44 da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, lançada em janeiro, há duas publicações de pesquisadores do PPGJOR. Uma das publicações é o artigo “Categorização para as modalidades contemporâneas da reportagem radiofônica brasileira”, de autoria de Arnaldo Zimmermann e da professora Valci Zuculoto. O artigo é resultado da tese de doutorado de Arnaldo, defendida no ano passado. Outra publicação é o artigo “Apuração e Curadoria no Radiojornalismo Local: Um estudo sobre os Gatewatchers na Rádio Super Najuá FM”, de autoria da mestranda Karin Franco e sua orientadora Fabiana Piccinin.

    As publicações foram feitas dentro do dossiê “Sentido, relevância e papel do rádio no ecossistema midiático digital em cenário de plataformização”. Editada pela Associação Latino-Americana de Pesquisadores da Comunicação (ALAIC), a revista tem abrangência internacional e é uma publicação A4 no Qualis Periódicos.


  • PPGJOR tem nova Coordenação

    Publicado em 06/03/2024 às 21:57

    As professoras Rita de Cássia Romeiro Paulino e Stefanie Carlan da Silveira, Coordenadoras do PPGJOR,  fizeram a transmissão de cargo aos novos Coordenadores eleitos, professores Carlos Augusto Locatelli e Fabiana Piccinin, na última sexta-feira, dia 01/03/2014 pela manhã, durante um café, com a presença de professores do Programa, alunos e funcionários. Na oportunidade, as Coordenadoras, cuja gestão se deu entre os anos de 2022 a 2024, fizeram um relato das atividades desempenhadas no período, pontuando as conquistas e os desafios enfrentados. Na sequência, os Coordenadores empossados agradeceram o trabalho das professoras, bem como apresentaram as intenções e o planejamento para a gestão que vai de 2024 a 2026.

    Parabéns aos novos gestores e agradecimentos às antigas gestoras.