Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • Processo seletivo para professor visitante no PPGJOR/UFSC

    Publicado em 08/04/2024 às 14:33

     

    Estão abertas as inscrições do processo seletivo simplificado para uma vaga de Professor Visitante Júnior em regime de dedicação exclusiva e por tempo determinado no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, campus de Florianópolis (SC).

    Todo o regramento do processo seletivo é determinado pelo EDITAL Nº 017/2024/DDP, que deve ser lido preliminarmente pelos candidatos para proceder a inscrição.

    A pessoa candidata também poderá obter informações no endereço eletrônico: https://propg.ufsc.br/professorvisitante/

    O Programa Professor Visitante é direcionado a profissionais brasileiros ou estrangeiros, com elevada e qualificada produção científica, comprovada experiência formativa, projeção internacional e/ou capacidade de atrair recursos.

    Para ser admitida como Professor Visitante Júnior, a pessoa candidata deverá ser portadora de título de doutor há, no mínimo, 5 (cinco) anos, contados a partir da data da obtenção da titulação em referência, com comprovada experiência acadêmica de ensino (no mínimo 2 anos de exercício profissional no magistério superior) e orientações/coorientações de pós-graduação stricto sensu e produção científica relevante com perfil de bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

    A inscrição deverá ser realizada por e-mail, no período compreendido entre 08/04/2024 e às 17:00 horas do dia 26/04/2024 (não serão aceitas inscrições recebidas após esse horário).

    Para inscrever-se no processo seletivo, após consultar o Edital 017/224/2024 a pessoa candidata brasileira ou estrangeira deverá enviar por meio eletrônico e em formato PDF ao e-mail ppgjor@contato.ufsc.br  os seguintes documentos:

    1. a) Formulário de Inscrição preenchido (constante no Anexo 1 do Edital 17/2024/DDP) e também disponível em: https://propg.ufsc.br/professorvisitante/);
    2. b) Documento de identificação com foto (RG ou equivalente de validade nacional);
    3. c) Passaporte, no caso de candidato estrangeiro;
    4. d) Comprovante(s) da titulação acadêmica exigida, conforme área de concentração descrita no item 5 do referido edital;
    5. e) Curriculum Vitae, contendo informações sobre a formação acadêmica, experiência acadêmica de ensino superior, orientações/coorientações concluídas de pós-graduação stricto sensu e produção intelectual nos últimos 10 anos (desde 2014); As pessoas candidatas brasileiras deverão encaminhar o arquivo digital do Curriculum Vitae da Plataforma Lattes.
    6. f) Plano de trabalho contendo o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino de pós-graduação stricto sensu e de orientação/coorientação de mestrandos e/ou doutorando, com observância às obrigações dispostas no Art. 28 da Resolução Normativa nº 5/2019/CPG, de 28 de março de 2019;
    7. g) Pessoas candidatas com deficiência deverão apresentar laudo médico, conforme especificações no subitem 4.2.3.1.1 do referido edital.

     

    A vaga do PPGJOR está preferencialmente reservada para pessoas candidatas com deficiência, conforme prevê a seção 4 do Edital 017/2024/DDP. Na hipótese de não haver número suficiente de pessoas candidatas com deficiência aprovadas para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelas demais pessoas candidatas aprovadas, observada a ordem de classificação.

    O contrato de trabalho dos Professores Visitantes será firmado por tempo determinado, observados os seguintes prazos máximos legais: I. Por até 12 (doze) meses, no caso de professor visitante brasileiro, podendo ser prorrogado por mais 12 (doze) meses; II. Por até 24 (vinte e quatro) meses, no caso de professor visitante estrangeiro, podendo ser prorrogado por mais 24 (vinte e quatro) meses.

    A remuneração do Professor Visitante Júnior será composta do vencimento básico, fixado para o nível 1 da Classe C – Adjunto I da carreira docente, acrescido da Retribuição por Titulação de Doutorado mais Auxílio Alimentação, observando-se o regime de trabalho previsto neste edital, e o disposto na Lei nº 12.772, de 28/12/2012, publicada no DOU de 31/12/2012, e a Orientação Normativa SRH/MP 5, de 28/10/2009: R$ 12.862,13 (Valor vigente a partir de maio de 2023) + Auxílio Alimentação R$ 658,00.

     


  • Beatriz Becker discute a Narrativa Audiovisual na disciplina de Gêneros, Linguagens e Formatos do PPGJOR

    Publicado em 22/04/2024 às 21:05

    Foto: divulgação

    Na próxima quinta-feira, dia 25/04, às 14h30, o PPGJOR realizará um encontro com a professora Beatriz Becker da ECO-UFRJ. O tema será “Reconfigurações de Gêneros e Formatos do Audiovisual na Narrativa Jornalística”. Este evento, aberto ao público, é promovido pela disciplina “Gêneros, Linguagens e Formatos”, ministrada pelas professoras Fabiana Piccinin e Raquel Longhi, juntamente com os Grupos de Pesquisa GENAJOR e NepHiJor.

    O encontro será realizado de forma remota. O link para participar está AQUI.

     

     

     


  • EDITAL 005/PPGJOR/2024 – PROCESSO SELETIVO 2024 – PRIMEIRA FASE DE SELEÇÃO – ANÁLISE DE PROJETOS – CANDIDATOS APROVADOS

    Publicado em 22/04/2024 às 15:08

     

    INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS:

    1. MESTRADO

    Beatriz Nunes

    Caroline dos Passos

    Grazielle Guimaraes dos Santos

    Iraci Falavina

    Joana Helena Kraemer

    Lara de Souza Hinkel

    Luisa Michels Surdi

    Schirlei Alexandre Alves

    Adana Brum

    Rafael Gimenes Mafra

    Rubens Lopes de Souza

    Stefanie Machado

    1.2 DOUTORADO

    Breno Tavares Nunes

    Karin Konzen Franco

    Karine Tavares Nunes

    Leandra Cruber Teixeira

    Luiz Henrique Zart

    Luiza Zanotti

    Maria Clara Moura

    Sebastião Clovis Brito do Nascimento Junior

     

     

     


  • Doutoranda do PPGJOR está entre os finalistas do Prêmio Microfone de Ouro da ACAERT

    Publicado em 19/04/2024 às 15:07

     Juliana Gomes é uma das finalistas do Prêmio Microfone de Ouro, da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, na categoria locutora apresentadora.  A jornalista é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC e agora cursa o doutorado, orientada pela professora Valci Zuculoto.

    “Fiquei surpresa e contente. Este ano completei 20 anos de profissão, 12 deles no jornalismo radiofônico. Ele é a base da minha trajetória como profissional e da minha pesquisa no PPGJOR. A notícia de que sou finalista num prêmio tão importante como o Acaert, me fez pensar em todas as experiências e em pessoas que me trouxeram até aqui e no quanto amo o rádio”, disse.

    A ACAERT divulgou a lista dos finalistas da 12ª edição do Prêmio Microfone de Ouro no último dia 4 de abril. O Prêmio Microfone de Ouro reconhece profissionais de rádio, TV, agências de propaganda e acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda de Santa Catarina. Nesta edição, foram inscritos 911 trabalhos em 31 modalidades, que passaram pela avaliação de 18 jurados.

    As(Os) vencedoras(es) serão reveladas(os) em cerimônia marcada para o dia 20 de maio, quando será celebrada a excelência e o compromisso dos profissionais com a qualidade do jornalismo e da comunicação no Sul do país, reconhecendo seus esforços e contribuições significativas para o setor. A premiação acontecerá no Centrosul, em Florianópolis, encerrando o 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão/ACAERT Next, que terá início no dia 19 de maio.

     


  • Internacionalização da Conscientização: Estudo sobre Feminicídios é Destaque em Seminário de Grenoble

    Publicado em 17/04/2024 às 15:35

    A professora Terezinha Silva, do PPGJOR/UFSC, participou de um seminário de pesquisa do GRESEC, na Université Grenoble Alpes, na França, discutindo a cobertura de feminicídios no Brasil pós-Lei nº 13.104/2015. Ela destacou a pesquisa do grupo Transverso, analisando sete anos de cobertura jornalística em Santa Catarina.

    Abordou avanços da Lei do Feminicídio, como maior rigor na responsabilização dos agressores e construção de estatísticas para políticas públicas. Apesar dos progressos, ressaltou desafios na elaboração de políticas e engajamento da sociedade, incluindo os meios de comunicação.

    A cobertura jornalística pode melhorar com maior diversidade de fontes e compreensão das raízes da violência de gênero. O seminário, organizado pelas professoras Roselyne Ringoot e Chloë Salles, envolveu estudantes de jornalismo de Grenoble e doutorandos do GRESEC.

    A pesquisa do Transverso, apoiada pela UFSC e Fapesc, continua mesmo após sua conclusão formal, sendo tema do pós-doutorado da professora Terezinha. Ela busca internacionalizar a pesquisa, estabelecer cooperações e reafirmar a qualidade da pesquisa brasileira.


  • Debate no Dia do Jornalista na UFSC: 45 anos do JOR e as transformações no mundo do trabalho

    Publicado em 10/04/2024 às 08:28

    Em celebração ao Dia do Jornalista, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove um debate especial com destacados profissionais da área. O Departamento, o Curso e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC têm a honra de convidar para a primeira rodada de Debates 45 anos do JOR: As transformações do mundo do trabalho.

    O evento contará com a participação de renomados jornalistas sindicais, incluindo Celso Vicenzi, Fábio Bispo, Sérgio Murillo e Valmor Fritsche. Eles irão compartilhar suas experiências e insights sobre a evolução da carreira jornalística ao longo das décadas, o papel crucial dos sindicatos nas lutas históricas da categoria em Santa Catarina e no Brasil, além de discutir as perspectivas futuras da profissão.

    O debate está agendado para amanhã, dia 11 de abril, às 9h, no Auditório Henrique Fontes, localizado no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. O evento é aberto ao público e gratuito, sendo direcionado a alunos de graduação e pós-graduação, ex-alunos, profissionais da imprensa e professores. É uma oportunidade imperdível para refletir sobre o papel do jornalista na contemporaneidade e para entender o panorama atual da profissão.

    Participe e prestigie este importante momento de discussão e reflexão sobre o jornalismo!