Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • EDITAL 03/PPGJOR/2024 Seleção Interna do PPGJOR de candidatura ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES)

    Publicado em 28/03/2024 às 16:39

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, em consonância com o Edital Capes nº 06/2024 (Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE), e o Ofício Circular 4/2024/CBO/DPG/PROPG, no uso de suas atribuições, ESTABELECE as normas para a fase específica do PPGJOR/UFSC relativa à Seleção Interna de candidatos e candidatas. Nesta fase, a Comissão de Bolsas seleciona candidatos e candidatas do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC para posteriores etapas de inscrição no sistema Capes e de homologação pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSC (PROPG).

    Confira aqui o Edital Completo.

    As inscrições para esta seleção interna específica do PPGJOR poderão ser realizadas de 28 de março a 19 de abril de 2024. Serão recebidas inscrições, exclusivamente pela internet, até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 19 de abril, exclusivamente pelo formulário https://forms.gle/3anMqT9hMKFiRwyu8. As inscrições enviadas após esta data e hora não serão homologadas.

     


  • Resultado Preliminar Edital 01/PPGJOR/2024- Processo Seletivo 2024/ Mestrado e Doutorado em Jornalismo

    Publicado em 28/03/2024 às 16:28

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no uso de suas atribuições, torna público o resultado preliminar do Edital 01/PPGJOR/2024- Processo Seletivo 2024/ Mestrado e Doutorado em Jornalismo.

    O resultado pode ser conferido diretamente na aba da Seleção 2024 .

    O Prazo para pedido de revisão da homologação será dos dias 28 a 29 de Março de 2024, através do e-mail processoseletivo.ppgjor@contato.ufsc.br.

     


  • Professoras do PPGJOR apresentam trabalho e fazem visita técnica em Portugal

    Publicado em 19/03/2024 às 15:37

    As professoras do PPGJOR, Raquel Longhi e Fabiana Piccinin, estiveram em missão acadêmica durante o mês de janeiro em Portugal. A primeira atividade das docentes, em Lisboa, foi uma visita à Universidade Nova de Lisboa, onde foram recepcionadas pela pesquisadora Ana Marta Flores. Na oportunidade, os integrantes do Laboratório de Pesquisa Inova Media (LabMídia), coordenado por Ana Marta, do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia, (NEPHI/JOR), coordenado pela professora Raquel, e do (Grupo de Estudos sobre Narrativas Audiovisuais Jornalísticas (GENAJOR), coordenado pela professora Fabiana se reuniram para planejar as atividades acadêmicas deste ano. No encontro, que se realizou de forma presencial e remota, participaram pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha.

    A segunda etapa da viagem aconteceu na cidade Braga, na Universidade do Minho, a XIII edição do SOPCOM, o Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, que este ano tinha como tema “Comunicação, Culturas e Comunidades”. Durante o evento, a professora Fabiana apresentou, no GT de Cinema, Televisão e Meios Audiovisuais, um trabalho fruto da pesquisa desenvolvida no Programa, intitulado “Novas demandas para o mesmo telejornal: análise da narrativa do JN no Facebook e Instagram”, enquanto a professora Raquel apresentou o trabalho “Narrativas plataformizadas. Como o jornalismo conta histórias no Tiktok” no GT de Jornalismo e Sociedade.

    Também foram estabelecidas, durante o Congresso, algumas tratativas a respeito de futuras atividades entre o PPGJOR e a Faculdade de Filosofia, Comunicação e Informação da Universidade de Coimbra. Como parte dessa programação, na volta ao Brasil, a professora Fabiana participou, de forma remota, da banca de defesa da doutoranda Cátia Melissa Rodrigues Silveira, intitulada “Media e a construção identitária: A representação da identidade florianopolitana nos jornais regionais”.


  • Professor do PPGJOR abre ano letivo na UFMT

    Publicado em 13/03/2024 às 22:45

    O professor do PPGJOR, Rogério Christofoletti, abriu o ano letivo com uma palestra na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na quinta-feira, 07 de março.

    Com o título “Existe um algoritmo para a ética da comunicação?”, a conferência aconteceu no auditório do Museu Rondon, no Instituto de Linguagens da universidade, em Cuiabá.

    Christofoletti abordou como hackers, robôs, big techs, desinformação e polarização política trazem desafios adicionais para os profissionais de comunicação atuarem com ética na sociedade. A mediação foi com a professora Fernanda Vasques Ferreira, que integra os PPGs da UnB e da UFMT.

    A atividade integrou a Semana Inaugural e teve como público estudantes do mestrado e da graduação.

     


  • Pesquisadoras publicam trabalho sobre a exclusão de vozes femininas no radiojornalismo

    Publicado em 13/03/2024 às 22:44

    As doutorandas Raphaela Ferro e Juliana Gomes, juntamente com a professora Valci Zuculoto, publicaram um artigo na Radiofonias (Revista de Estudos em Mídia Sonora) sobre exclusão da voz de mulheres dentro do radiojornalismo brasileiro.

    Intitulado “Voz e gênero no radiojornalismo brasileiro: marcas históricas de exclusão de mulheres” o artigo busca compreender até que ponto a voz pode ser percebida como marcador de gênero no âmbito da radiofonia nacional e, principalmente, no radiojornalismo constituído no Brasil desde os seus primórdios. O artigo parte da percepção que, historicamente, a voz se estabeleceu no rádio baseada em um padrão que privilegia a atuação profissional de homens.

    Com o artigo, as pesquisadoras confirmaram a existência de um padrão masculino para as vozes presentes no universo radiofônico. Na publicação, as pesquisadoras ressaltam que, em alguns momentos, esse padrão se dá de forma verbalmente expressa, mas que também está na prática da história do rádio brasileiro e nas entrelinhas do que se dita sobre o “dever ser” da locução e da voz nos programas jornalísticos.

    A publicação foi realizada dentro do “Dossiê Estudos Radiofônicos”, publicado em janeiro deste ano e editado por Debora Cristina Lopez, Marcelo Kischinhevsky, Camille Vizzoni e Yasmin Montebello.

    A revista Radiofonias é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto, do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e do Núcleo de Rádio e TV (NRTV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Link para o artigo: https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7010/5509