Vida de pós-graduando

CAPG e matrículas

No Cadastro de Controle Acadêmico de Pós-Graduação – CAPG (http://www.capg.ufsc.br) estão todas as informações cadastrais dos alunos regularmente matriculados no POSJOR. Neste ambiente, o estudante tem acesso aos dados pessoais, atestado de matrícula e histórico escolar. Para acessar o sistema, é necessário digitar matrícula e senha. Os alunos devem fazer matrícula para disciplinas e minicursos por meio desta ferramenta. O aluno deve estar atento às datas de matrícula a cada começo de semestre e ao período de trancamento.

Validação de Créditos de disciplinas isoladas ou de outros programas

Quem cursou disciplina isolada no próprio POSJOR e foi aprovado com conceito A ou B poderá validar esses créditos. Também é possível solicitar o aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação, devendo o pedido ser analisado e aprovado pelo Colegiado. Informações sobre validação, aproveitamento e também sobre equivalência de créditos poderão ser encontradas no Regimento do POSJOR e na resolução específica.

Créditos a cumprir

O número mínimo de créditos requeridos para o Mestrado é de 24 (vinte e quatro), contando com os créditos pertinentes à defesa de dissertação, 6 (seis). Para o Doutorado é de 48 (quarenta e oito), sendo 12 para a tese. Para integralização dos créditos, são incluídas também as Atividades Acadêmicas Complementares, como publicação de artigos científicos e apresentação de trabalhos em eventos.

Sobre bolsa de estudo

O Programa em Pós-Graduação em Jornalismo conta com algumas bolsas da CAPES que atendem a parcela dos alunos. Bolsistas são classificados já no edital do processo seletivo ou por meio de outro edital interno. O número de bolsas depende da política de distribuição de cotas por Programa de Pós-Graduação da UFSC, da própria CAPES e do MEC.

Para manter a bolsa, mestrandos e doutorandos precisam: ter dedicação integral à pesquisa; realizar estágio de docência obrigatório; não receber salário durante o período da bolsa; tirar nota A ou B nas disciplinas.

Mais informações: http://www.capes.gov.br

Sala de estudos

Os alunos do POSJOR têm à sua disposição uma sala de estudos equipada com computadores e acesso à internet, localizada na extremidade do corredor do 1º andar do Bloco A. Para pedir a chave da sala, dirija-se à secretaria do POSJOR.

Estágio de Docência

O Estágio de Docência, obrigatório, tem por objetivos a preparação o pós-graduando para a docência e a qualificação do ensino de graduação. Deve ser feito no segundo ou terceiro semestre de entrada do mestrando. O pedido, apresentado em formulário específico, precisa ser assinado pelo orientador, Coordenador da Graduação, Chefe do Departamento e Coordenador do POSJOR. Depois da aprovação no Colegiado, a matrícula é feita pela Secretaria. Veja a norma específica em Regimento e Normas.

Ajuda de custo para participação em evento

Existem duas formas de concessão do auxílio para apresentação de trabalhos científicos, limitados, regra geral, a um por ano:

1 – solicitar auxílio financeiro à PROPG com contrapartida do Programa através do endereço: http://propg.ufsc.br/cafin/acesso-ao-sistema-de-solicitacao-de-auxilio/
2 – através do preenchimento e impressão do formulário na página da PROPG; nesse caso, os recursos são exclusivamente do Programa.

Independente da forma, a solicitação deverá ser enviada ou entregue até o primeiro dia ​até três meses antes do mês do evento em questão.
As solicitações serão analisadas pela Coordenação e podem ser aprovadas ou não.

Qualificação e Defesa

Há normas, especificações e prazos para as bancas de qualificação e de defesa.

Veja as normas específicas em Regimento e Normas.

Formato de Teses e Dissertações

Para os membros da banca de defesa, teses e dissertações podem ser em versão A4 espiralada. A versão final dos trabalhos produzidos na UFSC deve ser feita em tamanho A5, frente e verso, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Biblioteca Universitária (BU) possui um Guia Online com as informações referentes à diagramação, capa, ao espaçamento e demais tópicos que irão ajudar o acadêmico a produzir seu trabalho.
Saiba mais em:

http://www.bu.ufsc.br/design/Guia_Rapido_Diagramacao_Trabalhos_Academicos.pdf

http://www.abnt.org.br

http://www.bu.ufsc.br