Linhas de Pesquisa

No seu surgimento, em 2007, o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo criou duas linhas de pesquisa que funcionaram até  2012: “Fundamentos do Jornalismo” e “Processos e Produtos Jornalísticos”. Elas espelhavam a capacidade docente instalada nos primeiros anos do POSJOR.

Em 2013, após a reavaliação dos projetos e ações em desenvolvimento, as linhas de pesquisa do Mestrado e do Doutorado em Jornalismo no POSJOR foram atualizadas, passando a ser:

Linha 1. Jornalismo, Cultura e Sociedade

Estudos teóricos e empíricos do jornalismo como fenômeno da modernidade, observando suas múltiplas naturezas e implicações na sociedade. Investigam-se as manifestações e figurações do jornalismo como processo histórico, político e econômico, como prática social, exercício ético, estético, mediação cultural, discurso e conhecimento.

Professores:
Carlos Augusto Locatelli
Daisi Vogel
Francisco José Karam
Gislene Silva
Jorge Kanehide Ijuim
Mauro César Silveira

Linha 2. Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo

Estudos do jornalismo em bases teóricas, empíricas e aplicadas, com ênfase em transformações e inovações decorrentes da disseminação das tecnologias da informação e da comunicação. Investigam-se formatos, linguagens, design, economias e políticas internas em diferentes plataformas técnicas, tanto no âmbito das organizações midiáticas como no de experiências alternativas de produção, circulação e recepção de notícias.

Professores:
Antonio Brasil
Cárlida Emerim
Eduardo Meditsch
Raquel Longhi
Rita Paulino
Rogério Christofoletti
Valci Zuculoto.