Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • Live do sindicato discute pós-graduação em jornalismo

    Publicado em 05/08/2020 às 08:12

    O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina promove amanhã, quinta-feira (06/08), às 20h, o debate “Mestrado e doutorado em jornalismo: ajuda ou atrapalha?”. O evento é a quarta live da série “Sindicato Ao Vivo”. Participam  do debate Amanda de Souza Miranda, Maurício Frighetto, Magali Moser e Rogério Christofoletti. Todos os debatedores são ligados de alguma forma ao PPGJOR. Amanda é assessora de comunicação na UFPR e egressa do doutorado; Maurício fez mestrado no programa e Magali está na fase final de escrita de sua tese. Christofoletti é professor e coordenador do PPGJOR/UFSC. O debate tem mediação da jornalista Cristina De Marco. Para acompanhar a live, basta acessar Facebook do SJSC.


  • Ingrid Pereira de Assis defende tese sobre snapchat e instagram

    Publicado em 01/08/2020 às 08:40

    A doutoranda Ingrid Pereira de Assis defende na próxima segunda-feira, 3, a tese “Notícias autodestrutivas: produção de conteúdo jornalístico na pós-modernidade”. O trabalho é a vigésima tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC). A tese aborda a produção de notícias para as plataformas de redes sociais Snapchat e Instagram (Stories).

    A pesquisa foi orientada pela professora Cárlida Emerim e coorientada pelo professor Pedro Almeida, da Universidade de Aveiro (Portugal), instituição onde a doutoranda realizou o período de sanduíche, entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020.

    Atendendo às orientações sanitárias excepcionais, a banca de defesa acontecerá por sistema de videoconferência, sendo aberta para assistência. Participam como avaliadores os professores Raquel Ritter Longhi e Eduardo Meditsch (ambos do PPGJOR/UFSC), José Ribamar Ferreira Júnior (UFMA) e Denis Porto Renó (UNESP). A sessão começa às 14 horas e, para acompanhar a defesa, basta entrar neste link.


  • Doutoranda do PPGJOR é finalista de prêmio

    Publicado em 31/07/2020 às 08:37

    A doutoranda Jessica Gustafson é uma das finalistas do Prêmio Francisco Morel, da Intercom. O prêmio é dado a estudantes de mestrado que apresentaram trabalhos de destaque em um dos grupos de pesquisa (GP) da entidade em 2019. Jessica concorre defendendo o artigo “Conhecimentos Localizados no Jornalismo: Uma proposta de sentido de objetividade que potencialize os projetos feministas”.

    O Francisco Morel é um dos reconhecimentos mais expressivos da Intercom, junto com os prêmios Vera Giangrande (para graduandos), Freitas Nobre (para doutorandos) e Luiz Beltrão, que destaca pesquisadores experientes e emergentes, além de instituições e grupos de pesquisa. Os vencedores serão conhecidos durante o 43º Congresso Nacional da Intercom, que acontece de modo virtual entre 1 e 10 de dezembro.


  • Eduardo Meditsch assume Coordenação de Comitê Assessor no CNPq

    Publicado em 30/07/2020 às 09:22

    O professor do PPGJOR Eduardo Meditsch assumiu neste mês de julho a Coordenação do Comitê Assessor de Artes, Ciências da Informação, Museologia e Comunicação (CA-AC) do CNPq, com mandato até junho de 2021. O cargo é ocupado por rodízio entre as diversas áreas de conhecimento que compõem o Comitê, encarregado de avaliar o mérito científico dos projetos submetidos à agência de fomento, estando neste período de 2020-2021 sob a responsabilidade da Comunicação.

    A indicação de Meditsch para a função foi feita pelos seus colegas no Comitê da Área: Ângela Prysthon (UFPE), José Luiz Aidar Prado (PUC-SP) e Margarida K. Kunsch (USP). Meditsch é professor titular da UFSC, foi um dos fundadores do PPGJOR e seu primeiro coordenador, e é pesquisador de produtividade do CNPq. Reconhecido nacional e internacionalmente, o professor recebeu em setembro de 2019 o Prêmio Luiz Beltrão Maturidade Acadêmica da Intercom.


  • PPGJOR retoma processo seletivo 2020

    Publicado em 29/07/2020 às 14:00

    O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC) informa aos candidatos do Processo Seletivo 2020 que está reiniciando os trabalhos de seleção. No final de abril, o processo foi suspenso temporariamente por conta da pandemia. A primeira etapa do certame – avaliação dos projetos de pesquisa – foi concluída, mas as etapas seguintes não puderam ser feitas por falta de segurança sanitária. Com a interrupção do transporte público e a adoção de medidas mais restritivas que impediam aglomerações sociais, as provas e entrevistas não puderam ser realizadas.

    Para garantir a conclusão do processo, a Comissão de Seleção discutiu e aprovou modificações no edital da disputa. Hoje, 29, um edital retificado está sendo lançado para tornar públicas as novas datas e condições das próximas etapas da seleção. Assim, a segunda e a terceira etapas que eram presenciais, passaram a ser a distância, realizadas por tecnologias já adotadas na UFSC. As provas escritas serão feitas pelo sistema de edição da revista Estudos em Jornalismo e Mídia, a publicação científica do PPGJOR. Nos próximos dias, um tutorial será disponibilizado aos candidatos, orientando todos os passos necessários. O sistema eletrônico garante a realização das provas a distância e assegura a correção às cegas pelos avaliadores, uma exigência legal. É um sistema estável, seguro e confiável, já utilizado por editores da revista há mais de uma década, com suporte do Portal de Periódicos UFSC. As provas acontecerão no dia 17 de agosto, conforme o edital.

    As entrevistas são a última etapa da seleção e estão marcadas para o período de 9 a 11 de setembro. O PPGJOR vai utilizar o sistema Conferência Web, da Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP), que vem servindo como ferramenta para reuniões de colegiado e de grupos de pesquisa, e as sessões públicas de defesa de tese e dissertação. O Conferência Web é uma solução tecnológica que vai permitir conexão entre avaliadores e candidatos na arguição de seus projetos e currículos, e todas as entrevistas serão gravadas, como determinam as orientações da UFSC e órgãos federais de controle e transparência.

    O processo seletivo deve estar concluído em 25 de setembro, informa a comissão responsável.

    Para acessar o edital retificado, clique aqui.

    Para acompanhar notícias da seleção, clique aqui.

    Para conferir outros documentos da seleção, clique aqui.


  • Samuel Lima discute fake news antes e durante a pandemia

    Publicado em 29/07/2020 às 12:55

    O professor do PPGJOR  Samuel Lima participa hoje, a partir das 19 horas, da live Fake News antes e durante a pandemia, organizada pelo Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Braz (CDHMGB), de Joinville. O evento será realizado pelo Canal do CDHMGB no Youtube, e abordará os impactos que a notícias falsas ou fraudulentas geram na sociedade e como saber identificá-las.

    Participam do debate os jornalistas Marina Andrade e Felipe Silveira.


  • Doutorandos e egresso publicam artigos

    Publicado em 28/07/2020 às 20:10

    A publicação recente de três periódicos científicos destacou a produção de dois doutorandos e um egresso do PPGJOR.

    No dossiê “Três décadas de crítica de mídia no jornalismo diário brasileiro”, publicado na Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM), a doutoranda Juliana de Amorim Rosas assina o artigo “Ombudsman, crítica, jornalismo e democracia“. O texto traz parte das reflexões de Juliana sobre teóricos como Jürgen Habermas e Wendy Wyatt, e sobre os estudos que fez em seu período de sanduíche na Alemanha.

    A revista portuguesa Media & Jornalismo trouxe um especial sobre “Inovação nos media e indústrias criativas limítrofes”, onde figura o artigo “Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais aplicada ao ensino de Redação Jornalística“, do doutorando Ricardo Aoki. O autor explora os newsgames na educação, um dos temas de sua pesquisa atual.

    No dossiê “O hiperlocal na comunicação”, da revista Vozes & Diálogo, Jeferson Bertolini – que fez Mestrado no PPGJOR – publica o artigo “O biopoder no conteúdo da TV“, em parceria com o professor Jacques Mick, também do programa. A revista traz ainda uma entrevista da professora Vera Sommer com o professor Rogério Christofoletti sobre jornalismo e democracia.


  • William Boessio defende dissertação sobre ensino do jornalismo

    Publicado em 28/07/2020 às 10:43

    O mestrando William Ricardo Boessio  defende na próxima quinta-feira, 30, a dissertação “O ensino do jornalismo em meio as transformações do ambiente midiático e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais”. Esta é mais uma dissertação produzida e orientada no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC).

    A dissertação foi orientada pelo professor Eduardo Meditsch, e atendendo às orientações sanitárias excepcionais, a banca de defesa acontecerá por sistema de videoconferência, sendo aberta para assistência. Participam como avaliadores as professoras Valci Zuculoto (PPGJOR/UFSC) e Melina de Barrera Ayres (examinadora externa).

    A sessão começa às 14 horas e, para acompanhar a defesa, basta entrar neste link. Para mestrandos e doutorandos do PPGJOR que queiram registrar a presença, o link é este.


  • objETHOS lança guia inédito sobre cobertura da pandemia

    Publicado em 27/07/2020 às 11:15

    O Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) está lançando o Guia de Cobertura Ética da Covid-19, uma publicação gratuita e dirigida a jornalistas. O guia foi baseado em alguns dos principais manuais e listas de recomendações que vêm circulando internacionalmente desde o início da pandemia. “Percebemos que havia pouquíssimas referências do tipo em língua portuguesa, e nenhum guia específico com aspectos éticos. Esperamos contribuir com os colegas jornalistas com mais este material de orientação”, explica o professor Rogério Christofoletti, um dos coordenadores do objETHOS.

    Produzido pela equipe do objETHOS, o guia é dividido em quatro seções, chamando a atenção para cuidados com as informações, com as fontes, com o público e com os próprios jornalistas. Nas páginas finais, a publicação oferece um conjunto de links para outros manuais e referências. O Guia de Cobertura Ética da Covid-19 foi especialmente projetado para estar à mão de repórteres e editores. Por isso, é plenamente compatível para ser lido e consultado pelo celular. Para baixar gratuitamente, clique aqui.

    O objETHOS é um grupo de pesquisa do PPGJOR/UFSC, e desde 2009 publica em seu site conteúdos, análises e materiais que discutem jornalismo e ética.


  • UFSC publica resolução de retomada das aulas

    Publicado em 26/07/2020 às 12:38

    O Boletim da UFSC publicou no final da tarde de sexta, 24, a resolução nº 140/2020/CUn, que estabelece prazos e condições para a retomada das aulas de forma remota na Universidade. A normativa foi resultado das discussões de três dias de reunião do Conselho Universitário (CUn) e dos exaustivos estudos feitos pelos comitês que assessoraram a reitoria no período.

    Como já informado, em 2020, não teremos aulas presenciais, já que não existem condições sanitárias seguras que permitam aglomeração de pessoas e evitem o espalhamento da Covid-19. As aulas vão se dar de forma remota, com adaptações diversas na didática, andamento, avaliação e aproveitamento. Não se trata de ensino a distância, frisa a administração central da UFSC, mas de atividades pedagógicas de modo remoto, excepcionais e emergenciais.

    As aulas retomam na semana de 31 de agosto. A Agência de Comunicação da UFSC publicou nota explicando como será a retomada (veja aqui).

    No PPGJOR, há pelo menos um mês, Coordenação, Secretaria e docentes já vêm discutindo e se preparando para o retorno das disciplinas interrompidas pela pandemia. O Processo Seletivo 2020 também será reiniciado, pois havia sido suspendido temporariamente. Reuniões específicas do Colegiado do PPGJOR e da Comissão de Seleção acontecerão nos próximos dias para definir ações e fazer encaminhamentos.