Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • Edital de Bolsas 2020 do PPGJOR é retificado

    Publicado em 18/09/2020 às 19:28

    O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC retificou nesta sexta-feira, 18, o edital anual de Bolsas, que estabelece as normas para a inscrição e participação no processo de avaliação de desempenho de agosto de 2019 a outubro de 2020 e no processo de alocação de bolsas para o período compreendido entre novembro de 2020 a julho de 2021. A integra do edital está disponível aqui e a retificação aqui.

    A principal retificação do edital está no cronograma, que agora estabelece datas diferenciadas para as inscrições, homologações e avaliação da documentação apresentada pelos alunos por parte da Comissão de Bolsas. Segundo a Comissão, a mudança foi necessária em razão dos prazos para o cadastro de bolsistas e bolsas por parte da Pro-Reitoria de Pós-Graduação.

    O período de inscrições começou dia 15 de setembro e vai até às 23h59min do dia 30 de setembro de 2020 para três categorias de inscritos: alunos que receberam bolsa no período entre agosto de 2019 e outubro de 2020 que pleiteiem ou não renovação; alunos que ingressaram nos anos anteriores a 2020 e não têm bolsa, mas estão interessados em pleitear o benefício; e alunos concluintes do Mestrado ou Doutorado para a avaliação de desempenho (prestação de contas). Já as inscrições para os alunos ingressantes em 2020 acontecerão nos dias 05 e 06 de outubro.

    O resultado final será divulgado no dia 13 de outubro de 2020.


  • Processo Seletivo 2020: Comissão anuncia resultado das entrevistas

    Publicado em 18/09/2020 às 08:31

    A Comissão de Seleção informa a lista dos candidatos e seus resultados na Terceira Fase do Processo Seletivo 2020. O Edital nº 17/PPGJOR/2020 traz as médias das notas e suas situações (aprovado ou não aprovado), conforme nível e linha de pesquisa escolhida. A nota mínima de aprovação é 7,0 (sete) na fase das entrevistas, e os resultados divulgados hoje são preliminares, pois ainda cabem pedidos de revisão, a serem apresentados entre 19 e 22 de setembro.

    Os resultados finais do certame serão anunciados em 25 de setembro.

    Todas as notícias sobre o processo seletivo 2020 podem ser conferidas aqui e todos os documentos aqui.


  • Aprovados na seleção terão mais tempo para comprovar proficiência

    Publicado em 17/09/2020 às 18:06

    Os candidatos aprovados no Processo Seletivo 2020 do PPGJOR não precisarão necessariamente apresentar seus comprovantes de proficiência em línguas estrangeiras na matrícula, agendada para os dias 5 e 6 de outubro. Orientada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, a Comissão de Seleção decidiu flexibilizar a entrega desse documento dadas as dificuldades de emissão de certificados pelos institutos e departamentos de línguas estrangeiras em tempo hábil.

    O edital nº 16/PPGJOR/2020 retifica a exigência, informando a nova data-limite – 2 de abril de 2021.

    Todas as notícias sobre o processo seletivo 2020 podem ser conferidas aqui e todos os documentos aqui.


  • Matheus Mello defende tese sobre cobertura do futebol catarinense

    Publicado em 17/09/2020 às 08:35

    O doutorando Matheus Simões Mello defende amanhã, 18, às 14h, a tese “Complexidades identitárias em Santa Catarina: análise de narrativas de rivalidade entre times catarinenses na mídia esportiva impressa local”, pesquisa orientada pela professora Cárlida Emerim e co-orientada pelo professor Mauro César Silveira.

    A pesquisa buscou entender como quatro jornais catarinenses constroem as narrativas de rivalidade entre os cinco principais clubes de futebol do estado: Chapecoense, Criciúma, Joinville, Avaí e Figueirense. Para o estudo, foram examinados 342 exemplares publicados entre 2009 e 2018. A queda do avião LaMia 2933, ocorrida em novembro de 2016 e que vitimou a delegação da Chapecoense e jornalistas esportivos, não foi incluída nas análises. A hipótese inicial era que as publicações construíram narrativas divergentes entre si, e utilizaram de características socioculturais das respectivas cidades para descrever a(s) equipe(s) conterrânea(s) e os rivais estaduais, premissa que foi parcialmente confirmada pelo pesquisador.

    Compõem a banca examinadora os professores do PPGJOR Rogério Christofoletti e Jorge Kanehide Ijuim. O avaliador externo será o professor Rafael Fortes, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). A defesa será realizada por videoconferência, respeitando as normas de distanciamento físico. Para acompanhá-la, basta acessar este link. Alunos matriculados do PPGJOR podem registrar suas presenças aqui.


  • PPGJOR lança edital de bolsas 2020

    Publicado em 15/09/2020 às 08:44

    O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC acaba de lançar o seu edital anual de Bolsas, que estabelece as normas para a inscrição e participação no processo de avaliação de desempenho de agosto de 2019 a outubro de 2020 e no processo de alocação de bolsas para o período compreendido entre novembro de 2020 a julho de 2021. O período de inscrições vai de 15 de setembro até 6 de outubro de 2020. O resultado do processo de avaliação realizado pela Comissão Permanente de Bolsas (CPB) do PPGJOR será divulgado em 22 de outubro de 2020, conforme o cronograma do edital, cuja íntegra está disponível aqui.

    O processo de avaliação e seleção para alocação de bolsas é destinado a todos os alunos regularmente matriculados no PPGJOR. Isso inclui aqueles que receberam bolsa no período entre agosto de 2019 a outubro de 2020, independente de interesse de renovação do benefício. O processo de avaliação de desempenho inclui também casos de desistência de bolsa, de prorrogação de prazo e de conclusão de curso. A Comissão de Bolsas reafirma que, mesmo os bolsistas CAPES que já defenderam ou defenderão dissertação ou tese no período de avaliação do edital (até outubro de 2020), precisam participar do processo de avaliação (prestação de contas).

    Além disso, o processo de avaliação e seleção para alocação de bolsas é destinado aqueles que estejam interessados em concorrer a uma das oito (08) bolsas de Mestrado e das onze (11) bolsas de Doutorado DS da CAPES, com vigência a partir de novembro de 2020 até julho de 2021, incluindo a renovação aos que recebem o auxílio.

    A exemplo de anos anteriores, o edital 2020, o edital estabelece que as inscrições devem ser feitas em quatro categorias distintas e que têm critérios de avaliação específicos: 1) alunos que receberam bolsa no período entre agosto de 2020 e outubro de 2020 que pleiteiem ou não renovação; 2) alunos que ingressaram nos anos anteriores a 2020 e não têm bolsa, mas estão interessados em pleitear o benefício; 3) alunos ingressantes no processo seletivo de 2020 no PPGJOR; e 4) alunos concluintes do Mestrado ou Doutorado para avaliação de desempenho (prestação de contas).

    A Comissão esclarece que, conforme explicitado no edital, os totais de bolsas de Mestrado e Doutorado dependem de confirmação posterior da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, em função de eventuais cortes. Esclarece ainda que a destinação de bolsa aos selecionados não necessariamente ocorrerá de forma imediata já no mês de novembro de 2020, podendo ocorrer nos meses seguintes conforme a disponibilidade.


  • Pesquisadores do PPGJOR levam 2 prêmios e 2 menções honrosas no PAGF 2020

    Publicado em 13/09/2020 às 21:30

    O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC foi o grande vencedor da 15ª edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, concedida pela principal sociedade científica da área, a SBPJOR. As pesquisas desenvolvidas e orientadas por professores do PPGJOR foram destaque em quatro das cinco categorias, e os investigadores locais levaram dois prêmios e duas menções honrosas.

    Orientada pelo professor Jacques Mick, Janara Nicoletti venceu na categoria Doutorado. A tese “Reflexos da precarização do trabalho dos jornalistas sobre a qualidade da informação: proposta de um modelo de análise” foi defendida em dezembro do ano passado e foi apontada como a melhor do Brasil.

    Na categoria Mestrado, “O Jornalismo das periferias de São Paulo entre a experimentação e a atualização de práticas convencionais”, de Luisa Tavares e também orientada por Jacques Mick mas no Programa de Pós em Sociologia Política, recebeu menção honrosa. O trabalho vencedor foi “Jornalismo Live Streaming: um estudo das apropriações jornalísticas da tecnologia de transmissão audiovisual ao vivo no Facebook”, de Alexandro Mota da Silva, da UFBA, orientado por Marcos Palacios.

    A professora do PPGJOR, Daiane Bertasso, orientou o melhor trabalho de iniciação científica. “Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)” é de autoria de Amanda Regina Rosa, e levou o prêmio de IC.

    Na categoria Pesquisa Aplicada, as professoras Rita Paulino, Cárlida Emerim e Valci Zuculoto receberam menção honrosa pelo projeto “#Jorconvergente: teoria e prática aplicada em tecnologia progressive web apps (pwa)”. Na categoria, não houve vencedor e apenas a menção honrosa às pesquisadoras do PPGJOR.

    Na categoria sênior, a professora Sonia Virginia Moreira (UFRJ/UFJF) foi a distinguida.

    Os resultados do PAGF 2020 foram anunciados na noite de hoje, 13, pela coordenadora Marli dos Santos. Neste ano, houve novo recorde de participação. Foram avaliados 142 trabalhos de todas as regiões brasileiras, 71% a mais que em 2019. Vencedores e destacados participarão da sessão especial durante o 18º Encontro da SBPJOR, que acontecerá de 3 a 6 de novembro, pela internet.


  • Cárlida Emerim faz mediação em live sobre cobertura de tragédias

    Publicado em 11/09/2020 às 08:28

    A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo promove hoje, 11, a terceira live do ciclo SBPJOR em Redes. Com o título Coberturas em Telejornalismo: do 11 de setembro de 2001 à pandemia de 2020, o evento é uma iniciativa da rede Telejor, e tem como debatedores as pesquisadoras Iluska Coutinho (UFJF), Ariane Pereira (Unicentro), Cristiane Finger (PUC) e Edna Mello (UniFesp). Participam ainda o jornalista Carlos Nascimento (SBT), com a mediação da professora do PPGJOR, Cárlida Emerim.

    A live começa às 16 horas e pode ser acompanhada pelo canal da SBPJOR no Youtube.


  • Pesquisadores do PPGJOR apresentam trabalhos no seminário da ABRAJI

    Publicado em 10/09/2020 às 08:00

    A programação do 7º Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo conta este ano com dois trabalhos de pesquisadores do PPGJOR. Com todas as apresentações on-line e ao vivo, o evento ocorre hoje, 10, antecipando a abertura do 15º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI). Os artigos fazem parte das 15 propostas selecionadas por pareceristas.

    O professor Samuel Lima e o jornalista Matheus de Moura (egresso do curso de Jornalismo/UFSC) apresentam o artigo intitulado “Livro-reportagem e Metodologia da Reportagem Investigativa”, no qual descrevem uma experiência pedagógica de investigação jornalística, que transcendeu os limites da sala de aula e ganhou espaço no mercado editorial. Trata-se do livro-reportagem “O coronel que raptava infâncias”, narrando a vida de Pedro Chavarry, coronel da Polícia Militar carioca, envolvido em crimes de abuso sexuais contra menores e outros delitos hediondos – que é resultado de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Moura, em jornalismo (UFSC, 2019) . O livro será publicado por uma das maiores editoras comerciais do país, no primeiro semestre de 2021. O texto parte do problema de pesquisa “Quais os caminhos pedagógicos para o ensino da metodologia da reportagem investigativa nas faculdades de jornalismo, na perspectiva da produção de livro-reportagens?” e tem como objetivo geral refletir e descrever uma experiência pedagógica de investigação jornalística, notadamente quanto à metodologia da reportagem.

    Os doutorandos Magali Moser e Rafael Rangel Winch apresentam o trabalho intitulado Tensionamentos de fazeres e condutas da reportagem investigativa na série documental “Em nome de Deus”. O estudo é baseado na série documental lançada pela Globoplay, que apresenta relatos inéditos sobre os crimes sexuais cometidos pelo médium João de Deus. Devido aos impactos que gerou e por demonstrar parte do percurso da elaboração, a série se mostra relevante por evidenciar o potencial do jornalismo em investigar e revelar injustiças sociais, abusos de poder e direitos humanos. A discussão teórica se ancora em três eixos temáticos: a reportagem investigativa em televisão, as fontes testemunhais e os discursos de autolegitimação jornalística. Com foco no produto, é possível acessar concepções e modos de compreender valores e práticas jornalísticas expostos na série e problematizá-los teoricamente. Metodologicamente, a pesquisa inspira-se em procedimentos da Análise Crítica da Narrativa, proposta pela professor Luiz Gonzaga Motta.

    O Seminário acontece das 9h55 às 20h. Pela manhã, serão dois blocos de apresentações, e à tarde, três. Cada bloco é composto por  três apresentações, cada uma com 15 minutos de duração.  Ao final de cada bloco, haverá 30 minutos para debate.

    Para mais informações, acesse: https://congresse.me/eventos/seminarioabraji


  • PPGJOR inicia fase final de seleção

    Publicado em 09/09/2020 às 07:30

    Começa hoje, 9, e vai até a próxima sexta-feira, 11, a terceira etapa do Processo Seletivo 2020 do PPGJOR. É a fase das entrevistas, quando membros da Comissão de Seleção indagam os candidatos sobre seus currículos e os projetos de pesquisa.

    As entrevistas acontecem a distância, pelo sistema ConferênciaWeb, e o cronograma atualizado está expresso no edital 14. Todas as instruções constam do tutorial ilustrado, especialmente produzido para auxiliar os candidatos.

    Os resultados desta etapa serão divulgados no dia 18 de setembro.

    Todas as notícias sobre o processo seletivo 2020 podem ser conferidas aqui e todos os documentos aqui.


  • Live: Jacques Mick debate mudanças no trabalho dos jornalistas

    Publicado em 08/09/2020 às 11:30

    As mudanças no mercado de trabalho dos jornalistas são tema de debate promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará hoje (8/9), às 18h, com participação da presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga, do editor do Sistema Verdes Mares de Comunicação, William Santos, e do professor do PPGJOR, Jacques Mick. A mediação será do coordenador da Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade Profissional dos Jornalistas da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, Edgard Patrício, professor da UFC.

    O debate será transmitido ao vivo pelo canal no YouTube do Curso de Jornalismo UFC.