Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • Semestre 2020/2 começa dia 30 com seis disciplinas

    Publicado em 24/11/2020 às 14:45

    O segundo semestre de 2020 começa na próxima segunda-feira, dia 30 de novembro, no PPGJOR. Segundo o calendário, as aulas seguem até 18 de dezembro, quando começa o recesso de final de ano e férias de docentes e servidores. As aulas retomam em 1 de fevereiro e vão até 2 de abril, quando o semestre é encerrado.

    Em 2020/2, o PPGJOR vai oferecer seis disciplinas (planos de ensino nos títulos):

    Tópicos Avançados em Conhecimento e Profissão: Jornalismo e Desinformação
    Prof. Rogério Christofoletti
    2 créditos (Mestrado e Doutorado)
    Segundas-feiras, das 10h30 ao meio-dia
    Ementa: Verdade, mentira e manipulação informativa. Pós-verdade, fake news, desordem informativa e desinformação. Desinfodemia, ultra-polarização e outros efeitos sociais. Respostas jornalísticas à desinformação: fact-checking, debunking, media literacy e transparência. Respostas dos stakeholders. Respostas dos sistemas políticos: leis, projetos de lei, decisões judiciais e programas de combate.

    Teoria do Jornalismo
    Prof. Jacques Mick
    4 créditos (Mestrado e Doutorado)
    Terças-feiras, das 9 horas ao meio-dia
    Ementa: Estudo da especificidade e natureza da informação jornalística. Fundamentos epistemológicos. Percurso histórico de suas teorias. Processo produtivo da notícia: estruturas operacionais, organizacionais e tecnológicas. Discurso e narrativa, mediação sociocultural e construção de conhecimento. Ethos jornalístico. Experiência do jornalismo em diferentes condições sociais, políticas, históricas e culturais.

    Metodologia da Pesquisa em Jornalismo
    Profª Daiane Bertasso Ribeiro
    4 créditos (Mestrado e Doutorado)
    Terças-feiras, das 14 às 17 horas
    Ementa: Conhecimento e campo científico. Campo epistêmico da pesquisa em Jornalismo. Jornalismo como objeto de pesquisa. Contribuições interdisciplinares. Métodos e técnicas de investigação. Questões teórico-metodológicas da construção de objetos de estudo. Características do texto acadêmico. Estruturação e delimitação da proposta de pesquisa. Ética na pesquisa científica.

    Estudos Dirigidos em Metodologia de Pesquisa
    Profª Cárlida Emerim e Prof. Jorge Kanehide Ijuim
    4 créditos (apenas Doutorado)
    Quartas-feiras, das 9 às 12 horas
    Ementa: Principais abordagens metodológicas do saber científico. Articulação teórica e metodológica das propostas de tese em curso no semestre. Discussão aprofundada dos métodos adotados nas investigações dos doutorandos matriculados na disciplina. Produção de materiais para o exame de qualificação.

    Tópicos Avançados em Tecnologias, Linguagens e Inovação – Plataformização, narrativas e narratividades
    Profª Raquel Longhi
    2 créditos (Mestrado e Doutorado)
    Quartas-feiras, das 14 horas às 15h30
    Ementa: Estudo das narrativas no cenário de plataformização do jornalismo, explorando novos formatos de conteúdo e potenciais de narratividade das plataformas de mídia social. Serão tratados temas como mediações algorítmicas, Estudos de Plataforma e Métodos Digitais como vetores para compreender a dinâmica narrativa do ciberjornalismo e da audiência nesses ambientes de comunicação conectada.

    Cultura, Imagem e Estética
    Profª Flávia Guidotti
    4 créditos (Mestrado e Doutorado)
    Quintas-feiras, das 9 horas ao meio-dia
    Ementa: Jornalismo como produto e produtor de cultura. Relações entre práticas culturais e formas de sua visibilidade. Regime representativo, realismo estético e estetização da realidade. Imaginários, simbologias míticas e representações sociais no jornalismo. Informação jornalística, mediação técnica e estética da mercadoria. Imagens e imaginários.
    Plano de ensino


  • PPGJOR marca presença no 19º ENPJ

    Publicado em 24/11/2020 às 09:44

    Entre os dias 25 e 27 de novembro acontece o 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ). Realizado de maneira remota, o evento tem como tema “O Ensino do Jornalismo como instrumento de defesa para uma sociedade democrática” e será sediado pela ESPM e ECA/USP. Promovido anualmente, o ENPJ objetiva reunir docentes e discentes do Jornalismo para promover trocas de experiências e socializar resultados de pesquisas nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão.

    Na edição deste ano, o PPGJOR-UFSC participa, com dois trabalhos, do GP Atividades de Extensão. Na quinta-feira, 26/11, as doutorandas Juliana Freire Bezerra e Janaíne Kronbauer apresentam o trabalho “I Simpósio Catarinense de Pedagogia do Jornalismo: caminhos para fortalecer a qualidade do ensino de Jornalismo”. Já na sexta-feira, o trabalho “Extensão, Ensino e Pesquisa em pandemia: desafios da Rádio Ponto UFSC para contribuir no combate ao coronavírus” será apresentado pela professora Valci Zuculoto juntamente com os mestrandos Jefferson Sousa e Luis David Padilha, o doutorando Paulo Roberto Santhias e os graduandos do curso de Jornalismo da UFSC Thaís Martins Gonçalves, Lucas Eduardo de Oliveira Ortiz e Pâmela Andressa de Freitas.

    Na manhã da sexta-feira, 27, último dia do evento, o professor Eduardo Meditsch participa da mesa “O lugar do jornalismo na Tabela de Classificação do ensino da graduação”. As atividades do 19º ENPJ podem ser acompanhadas pelo site do evento e também pelo Facebook e Youtube da Associação.


  • Pesquisadores do PPGJOR participam da Compós

    Publicado em 23/11/2020 às 09:34

    Começa amanhã e vai até a sexta, 27, o 29º Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), um dos eventos científicos mais importantes do país. Mestrandos, doutorandos, professores e egressos do PPGJOR participam desta edição que, por conta da pandemia, será por vias remotas.

    A mestranda Olga Clarindo Lopes apresenta o trabalho “Brincando em serviço: as potencialidades informativas do lúdico no jornalismo digital” no GT Comunicação e Cibercultura. No GT Comunicação e Cultura, a professora Daisi Irmgard Vogel apresenta “Moral da Casa: o papel da instituição família nas produções de sentidos em noticiários criminais” junto ao egresso Hendryo Anderson André. No GT Comunicação e Sociabilidade, a professora Terezinha Silva e a doutoranda Raquel Dornelas (PPGCOM/UERJ) abordam “A violência sexual como acontecimento: representações, valores e problema público”.

    No GT Imagem e Imaginários Midiáticos, o egresso Andriolli de Brites da Costa discute sua pesquisa sobre “Fundamentos epistemológicos para o imaginário do jornalismo industrial”. E no GT Recepção, Circulação e Uso Social das Mídias, a professora Raquel Longhi e a egressa Kérley Winques apresentam “Mediação, recepção e consumo frente à explosão dos alogoritmos”.

    Pesquisadores do PPGJOR também participam do 29º Encontro da Compós lançando livro, como é o caso do professor Eduardo Meditsch e das doutorandas Juliana Freire Bezerra e Janaíne Kronbauer com a obra “Pedagogia do Jornalismo: desafios, experiências e inovações”.


  • Secretaria e Coordenação recepcionam ingressantes de 2020

    Publicado em 20/11/2020 às 13:38

    A Secretaria e a Coordenação do PPGJOR realizaram hoje, 20, reunião de recepção aos pós-graduandos que foram aprovados no Processo Seletivo 2020 e estão ingressando no Programa. O encontro foi por videoconferência e o coordenador Rogério Christofoletti, a subcoordenadora Terezinha da Silva e o TAE André Luiz deram as boas-vindas às novas turmas, além de repassarem instruções essenciais para as rotinas acadêmicas no PPGJOR. “Temos uma tradição de bem receber nossos novos pesquisadores e não poderíamos deixar de fazer isso este ano, mesmo que a distância. Este primeiro contato é importante para explicar como funciona o Programa e quais são as muitas oportunidades que eles têm a partir de agora”, comentou Christofoletti.

    Em 2020, 16 alunos de mestrado e 6 de doutorado iniciam seus estudos no PPGJOR . As aulas do segundo semestre começam no dia 30 de novembro e seguem até 18 de dezembro, quando há um recesso escolar. As atividades recomeçam em 1 de fevereiro de 2021 e terminam em 2 de abril, sempre com aulas em sistema remoto, dadas as restrições sanitárias para impedir o avanço da pandemia.


  • Dirigente da Unesco fará Aula Magna no PPGJOR

    Publicado em 19/11/2020 às 16:59

    “Pluralismo polarizado da internet e os riscos para as democracias” será o tema da aula magna do PPGJOR no dia 14 de dezembro com Guilherme Canela, chefe da Seção de Liberdade de Expressão e Segurança dos Jornalistas do Setor de Comunicação e Informação da Unesco. A atividade é aberta a todos e acontecerá a partir das 10 horas por videoconferência com link a ser divulgado em breve. “Temos acompanhado um grave crescimento de ataques ao jornalismo e às liberdades democráticas, e nosso convidado vai justamente traçar um panorama global deste problema”, completa o coordenador do PPGJOR, Rogério Christofoletti.

    Guilherme Canela, da Unesco (Foto: Divulgação)

    Guilherme Canela assumiu seu posto na sede da Unesco em Paris depois de coordenar diversos trabalhos de destaque na América Latina e Caribe. Atuou em Brasília e Montevideo, e como conselheiro de Comunicação e Informação na região, liderou a Iniciativa de Promoção da Democracia e da Liberdade de Expressão em sistemas judiciais e a Secretaria do Comitê Regional do Programa Memória do Mundo. Nesse período, foi a autoridade regional da Unesco para temas relacionados à segurança dos jornalistas.

    Formado em Relações Internacionais pela UnB e mestre em Ciências Políticas pela USP, Canela coordenou o Departamento de Estudos sobre Mídia e Jornalismo da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), foi membro do grupo de trabalho do Ministério da Justiça que criou a classificação indicativa de programas na TV, e foi presidente do Comitê Consultivo sobre Infância e Meios no Uruguai.

    Guilherme Canela co-organizou 10 livros sobre mídia, direitos humanos, desenvolvimento, democracia e mobilização social. Com Solano Nascimento, publicou o livro “Acesso à Informação e Controle Social das Políticas Públicas“, e participou ativamente nos processos de discussão e implementação de leis de acesso à informação no Brasil e Paraguai.


  • PPGJOR abre vagas em disciplinas isoladas

    Publicado em 17/11/2020 às 07:45

    O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo abriu inscrições para pedidos de matrícula em disciplinas isoladas. São 18 vagas em 4 disciplinas para o semestre 2020/2, que começa em 30 de novembro. Podem se inscrever interessados externos à UFSC e que preencherem os requisitos abaixo.

    Condições

    • Para o nível Mestrado, poderão se inscrever candidatos com Graduação concluída. Não poderão requerer matrícula quem já tenha cursado 8 créditos em disciplina isolada no nível Mestrado no PPGJOR.
    • Para o nível Doutorado, poderão se inscrever candidatos com Mestrado concluído. Não poderão requerer matrícula quem já tenha cursado 12 créditos em disciplina isolada no nível Doutorado no PPGJOR.
    • Alunos regulares de outros programas de pós-graduação da UFSC não se enquadram nesta modalidade de matrícula isolada. Estes alunos, interessados em matrícula regular, devem enviar solicitação ao endereço da secretaria (ppgjor@contato.ufsc.br) justificando o interesse. A Secretaria dará anuência por e-mail em caso de aprovação. Os selecionados farão matrículas em seus programas de origem.
    • Interessados só podem requerer matrícula em uma única disciplina.
    • As inscrições vão do dia 17 de novembro até às 23h59min do dia 22 de novembro.
    • As inscrições são gratuitas e não custos de mensalidade ou taxas do tipo.
    • A seleção dos candidatos é de responsabilidade única e exclusiva dos professores responsáveis pelas disciplinas. Eles vão considerar aspectos pedagógicos e acadêmicos a partir das informações apresentadas pelos candidatos. Não há recurso das decisões dos docentes.
    • O PPGJOR não tem obrigação de preencher todas as vagas abertas para alunos em disciplina isolada.

    As disciplinas

    Atendendo às restrições e cuidados sanitários, todas as disciplinas serão ofertadas em sistema remoto, utilizando as tecnologias disponíveis na UFSC. As disciplinas disponíveis são:

    Tópicos Avançados em Conhecimento e Profissão: Jornalismo e Desinformação
    Prof. Rogério Christofoletti
    2 créditos (Mestrado e Doutorado)
    Segundas-feiras, das 10h30 ao meio-dia
    5 (cinco) vagas
    Ementa: Verdade, mentira e manipulação informativa. Pós-verdade, fake news, desordem informativa e desinformação. Desinfodemia, ultra-polarização e outros efeitos sociais. Respostas jornalísticas à desinformação: fact-checking, debunking, media literacy e transparência. Respostas dos stakeholders. Respostas dos sistemas políticos: leis, projetos de lei, decisões judiciais e programas de combate.

    Teoria do Jornalismo
    Prof. Jacques Mick
    4 créditos (Mestrado e Doutorado)
    Terças-feiras, das 9 horas ao meio-dia
    5 (cinco) vagas
    Ementa: Estudo da especificidade e natureza da informação jornalística. Fundamentos epistemológicos. Percurso histórico de suas teorias. Processo produtivo da notícia: estruturas operacionais, organizacionais e tecnológicas. Discurso e narrativa, mediação sociocultural e construção de conhecimento. Ethos jornalístico. Experiência do jornalismo em diferentes condições sociais, políticas, históricas e culturais.

    Tópicos Avançados em Tecnologias, Linguagens e Inovação – Plataformização, narrativas e narratividades
    Profª Raquel Longhi
    2 créditos (Mestrado e Doutorado)
    Quartas-feiras, das 14 horas às 15h30
    3 (três) vagas
    Ementa: Estudo das narrativas no cenário de plataformização do jornalismo, explorando novos formatos de conteúdo e potenciais de narratividade das plataformas de mídia social. Serão tratados temas como mediações algorítmicas, Estudos de Plataforma e Métodos Digitais como vetores para compreender a dinâmica narrativa do ciberjornalismo e da audiência nesses ambientes de comunicação conectada.

    Cultura, Imagem e Estética
    Profª Flávia Guidotti
    4 créditos (Mestrado e Doutorado)
    Quintas-feiras, das 9 horas ao meio-dia
    5 (cinco) vagas
    Ementa: Jornalismo como produto e produtor de cultura. Relações entre práticas culturais e formas de sua visibilidade. Regime representativo, realismo estético e estetização da realidade. Imaginários, simbologias míticas e representações sociais no jornalismo. Informação jornalística, mediação técnica e estética da mercadoria. Imagens e imaginários.
    Plano de ensino

    Inscrições

    Os interessados devem preencher requerimento de inscrição on-line (disponível em https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/), selecionando Programa de Pós-Graduação em Jornalismo; optando por Mestrado ou Doutorado, e completando seus dados pessoais. Após o preenchimento, deve clicar nos botões Salvar e Enviar.

    Além disso, interessados devem enviar cópias em pdf  de 1) documento de identificação (RG ou CNH); 2) Diploma (ou comprovante de conclusão de curso); 3) justificativa para cursar a disciplina escolhida. Os arquivos devem ser enviados exclusivamente para o endereço isolada.ppgjor@contato.ufsc.br , com o título INSCRIÇÃO_ISOLADA

    Importante: o envio da documentação correta e a inscrição não garantem a matrícula, pois as vagas são limitadas e dependem dos aceites dos professores responsáveis.

    Resultados e Informações

    A lista de inscrições deferidas para matrícula será divulgada até às 23h59min do dia 25 de novembro, no site do PPGJOR.

    Os candidatos selecionados terão sua matrícula efetivada e receberão atestado via e-mail.

    O semestre letivo começa em 30 de novembro e vai até 2 de abril com recesso programado entre os dias 19 de dezembro e 31 de janeiro.


  • Raquel Longhi assume coordenação da JorTec

    Publicado em 16/11/2020 às 10:33

    A professora Raquel Ritter Longhi assumiu a coordenação da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec). Até então, vice-coordenadora da Rede, Raquel passa à coordenação tendo como vice-coordenador o professor Gerson Martins, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A Rede JorTec é credenciada pela SBPJor – Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo – , e foi formalizada em 2008, no 6º Encontro Nacional da entidade, reunindo pesquisadores de diferentes universidades de todo o Brasil. A Rede JorTec tem como finalidade a produção de pesquisa aplicada visando à experimentação e criação de inovações tecnológicas digitais nos processos de captação, produção, empacotamento, transmissão e distribuição de conteúdos jornalísticos nas convergentes plataformas comunicacionais.


  • UFSC é a 23ª melhor universidade da América Latina

    Publicado em 13/11/2020 às 15:08

    (reproduzido a partir do UFSC Notícias)

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocupa a 23ª posição na classificação geral entre as melhores universidades da América Latina, a 8ª entre as universidades brasileiras e a 4ª entre as instituições federais de ensino, segundo ranking divulgado no dia 11 pela consultoria britânica QS World University Rankings: Latin America 2021.

    O ranking analisou 400 instituições em 20 países da América Latina e é liderado pela Pontificia Universidad Católica de Chile. O índice de cada instituição é elaborado por meio de oito indicadores com pesos distintos: reputação acadêmica (30%), reputação de empregabilidade (20%), proporção de professor por estudante (10%), corpo docente por PhD (10%), rede internacional de pesquisa (10%), citações por artigo (10%), artigos por instituição (5%) e alcance na internet (5%).

    >> Confira o ranking completo AQUI


  • Pesquisadores do PPGJOR publicam artigo na Revista Radiofonias

    Publicado em 11/11/2020 às 08:35

    O doutorando Arnaldo Zimmermann e os professores Eduardo Meditsch e Valci Zuculoto, pesquisadores do PPGJOR e do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (Girafa), assinam artigo na mais recente edição da Revista Radiofonias, que traz o dossiê “Rádio e Catástrofes”.

    O artigo “Temas de cobertura do início da pandemia em entrevistas e na participação de ouvintes em uma emissora do interior: estudo de um programa jornalístico da Rádio Cultura de Timbó (SC)” investiga a incidência dos principais temas de cobertura radiojornalística durante os três meses iniciais da pandemia da Covid-19, a partir das entrevistas realizadas e das participações de ouvintes na Rádio Cultura FM de Timbó, em Santa Catarina. A pesquisa utiliza como categoria de análise os estágios de cobertura de desastres definidas por Zimmermann em dissertação de mestrado defendida no PPGJor/UFSC em 2012 e que teve Meditsch como orientador e Zuculoto como coorientadora.


  • UFSC prorroga suspensão de ensino e atividades presenciais até 22 de maio

    Publicado em 10/11/2020 às 13:58

    (reproduzido a partir do UFSC Notícias)

    A UFSC prorrogou a suspensão das atividades presenciais de ensino em todos os níveis até 22 de maio de 2021. O novo prazo foi estabelecido por meio da Portaria nº 379/2020/GR, publicada na última quinta-feira, 9 de novembro.

    A suspensão abrange a realização de quaisquer atividades acadêmicas presenciais como bancas e reuniões, além do expediente presencial nas atividades técnicas e administrativas em todas as unidades da UFSC, exceto nos setores de saúde, segurança e nas situações de caráter inadiável e essencial. A oferta de ensino não presencial continua autorizada na instituição.

    > Confira o Boletim Oficial nº 121/2020, de 9 de novembro

    Seguem prorrogados também todos os programas de apoio e auxílio excepcionais da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) em decorrência da pandemia de Covid-19.

    Os prazos determinados na portaria normativa podem ser alterados “a depender de fatos novos que os justifiquem”. Com a publicação, fica revogada a Portaria Normativa nº 371/2020/GR, de 28 de agosto de 2020.