Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • Pesquisadores do PPGJor são vencedores do Prêmio Adelmo Genro Filho 2024

    Publicado em 02/10/2024 às 14:01

    Dois pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor/UFSC) foram vencedores do Prêmio Adelmo Genro Filho 2024, divulgado nesta terça-feira (01). O prêmio é organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e tem o objetivo de reconhecer a excelência de trabalhos acadêmicos voltados para o estudo do jornalismo no Brasil.

    Mateus Costa Nunes foi vencedor na categoria Mestrado com a sua dissertação intitulada “Algoritmos e Humanos, Parceiros de Redação: A cobertura do portal G1 nas eleições municipais de 2020”. O trabalho foi orientado pela professora Drª. Stefanie Carlan da Silveira.

    Na categoria Doutorado, Andressa Kikuti Dancosky, atualmente pós-doutoranda do Programa, recebeu menção honrosa pela sua tese intitulada “Risco biográfico e trajetórias profissionais de jornalistas no Brasil: uma análise longitudinal feminista de 3 mil currículos do LinkedIn”. O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Jaques Mick.

    O Prêmio Adelmo Genro Filho é uma iniciativa importante para promover o desenvolvimento e o reconhecimento de pesquisas inovadoras no campo do jornalismo, incentivando tanto pesquisadores iniciantes quanto profissionais experientes. A premiação inclui trabalhos nas categorias de Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica ou Trabalho de Conclusão De Curso, Pesquisa Aplicada e uma premiação para pesquisador sênior.
    A lista completa de vencedores está disponível no site oficial do SBPJor.


  • Palestra no PPGJOR discute uso da Inteligência Artificial Generativa na produção de conteúdo informativo


    Publicado em 15/09/2024 às 17:35

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco de uma palestra sobre um dos temas mais discutidos na atualidade: o uso da Inteligência Artificial Generativa na produção de conteúdo informativo. O evento acontecerá no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no dia 16/09, às 14h, na Sala Hassis (térreo).

    Ministrada pelo professor Márcio Carneiro dos Santos, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a palestra explorará como redações jornalísticas, assessorias de comunicação e outras organizações podem utilizar ferramentas de IA generativa na criação de conteúdo. O professor, que é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOMPro) – Modalidade Profissional/CCSO e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, discutirá os potenciais e desafios dessa tecnologia, que, apesar de ser altamente criativa, ainda apresenta limitações e imprecisões.

    A Inteligência Artificial Generativa tem revolucionado a produção de conteúdos automatizados, mas a palestra abordará como seu uso em contextos jornalísticos e de comunicação demanda cuidado, supervisão humana e estratégias para garantir a precisão da informação gerada.

    O evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) e será uma oportunidade imperdível para profissionais e estudantes interessados em compreender o impacto e as nuances da IA no campo da comunicação.

    Data: 16/09
    Horário: 14h
    Local: Sala Hassis, térreo, Centro de Comunicação e Expressão (CCE), UFSC
    Entrada gratuita – Inscrições no local.


  • ObjETHOS/PPGJOr celebra 15 anos com seminário sobre o papel do jornalismo e a crítica de mídia

    Publicado em 13/09/2024 às 12:18

     

    Em setembro de 2024, o Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) completa 15 anos de atividades. Para celebrar a data e promover espaços de reflexão no campo do jornalismo, será realizado um seminário no dia 27 de setembro, no Auditório Henrique Fontes, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o tema “O papel do jornalismo na sociedade: a crítica de mídia nos últimos 15 anos”, o encontro contará com a participação de pesquisadores e pesquisadoras, professor@s e jornalistas de todo o Brasil (confira programação abaixo). O objetivo é debater temas como os desafios sobre a crítica de mídia no Brasil e entender o papel de quem faz e quem recebe a crítica de mídia no país. Um dos coordenadores do objETHOS, o professor Samuel Pantoja Lima enfatiza a importância do seminário para pensar o jornalismo como forma social de conhecimento. “A gente espera poder aprofundar um pouco o nosso olhar e seguir nessa luta, porque consideramos que o jornalismo segue sendo um insumo imprescindível à vida democrática contemporânea. O papel do objETHOS é problematizar isso, trazer a reflexão crítica e contribuir para qualificação da profissão e da pesquisa em jornalismo”, destaca Lima. As vagas são limitadas e a inscrição será realizada no local, por ordem de chegada.

    Confira a Programação do Seminário

    9h – Abertura

    9h30 às 11h45 – Mesa de Debate 1: Reflexões e desafios sobre a crítica de mídia no Brasil

    Debatedores: Rogério Christofoletti (UFSC) e Simone Pallone (Labjor/Unicamp).

    Mediadora: Aline Rios 11h45 às 14h – Intervalo para almoço

    11h45 às 14h – Intervalo para almoço 14h – Mesa de Debate 2: Quem faz e quem recebe a crítica de mídia?

    Debatedores: Paula Guimarães (Portal Catarinas), Paulo Mueller (NDTV) e Rafiza Varão (UnB/SOS Imprensa/Renoi)

    Mediador: Samuel Pantoja Lima (objETHOS/UFSC)

    16h30 – Encerramento

    Sobre o objETHOS

    O Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) está vinculado ao Departamento de Jornalismo e ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da UFSC. Criado em 2009, trata-se de uma iniciativa de pesquisa, acompanhamento e monitoramento da ética praticada por jornalistas e meios de informação. A equipe é formada por mais de 30 pesquisadores de cinco reconhecidas universidades brasileiras (UFSC, Feevale, UFPel e UFBA) e estudantes em nível de doutorado, mestrado e graduação. Os principais temas de investigação estão relacionados com ética jornalística, crítica de mídia, identidade profissional, liberdade de imprensa, riscos ao jornalismo, novos modelos de negócio e de produção jornalística, mídia independente e novas configurações do ecossistema informativo. O objETHOS é membro da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi), que reúne iniciativas brasileiras acadêmicas e profissionais de acompanhamento da mídia, do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Coalizão Direitos na Rede (CDR) e Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).

     


  • Professores e alunos do PPGJOR aprovam 20 trabalhos para a próxima XXª SBPJor

    Publicado em 13/09/2024 às 11:58

    Professores e alunos do PPGJor vão marcar presença no próximo encontro da SBPJor, Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, que este ano vai acontecer na Universidade Federal do Pará, em Belém. O evento acontece entre os dias 6/11 e 08/11 e tem como  tema “Jornalismo e territórios: fluxos, hegemonias e resistências”. Confira a lista dos 21 trabalhos aprovados de professores, mestrandos e dotourandos nas redes de pesquisa do evento JORTEC, RADIOJOR, TELEJOR, RENOI, RENAMI e RETIJ e nas SESSÕES COORDENADAS:

     

    JORTEC:

    Tragédias climáticas e a tragédia da desinformação

    Raquel Ritter Longhi, Lara Hinkel

    Plataformização dos Humanos Digitais no Jornalismo: o caso americano FOX 26 Houston e a correspondente virtual Riva Houston

    Marcelo Silva Barcelos; Fabia Ioscote; Cristiane Fontinha; Maria José Baldessar

    A complexidade do processo produtivo transmidiático do DCM Team

    Ana Carla Pimenta

     

    RADIOJOR

    Radiojornalismo no Norte do Maranhão: um estudo de emissoras de antena (2018-2023)

    Nayane Cristina Rodrigues de Brito

    A cobertura radiofônica do Carnaval de 2024 – o porto seguro da informação jornalística

    Anderson Luiz Condor Baltar

    Contribuições do radiojornalismo comunitário de Moçambique para o enfrentamento de uniões prematuras: análise de programas das rádios de Sussundenga e Gândwa

    Nadia Atalia Zavala; Luciano Klöckner e Alexandre Zavala

    Potencial radiojornalístico no Vale do Itajaí, Santa Catarina, para cobertura de desastres socioambientais

    Arnaldo Zimmermann; Valci Regina Mousquer Zuculoto

    Estreia feminina na narração em transmissões de futebol da Rádio Nacional: abordagem institucional do ineditismo tardio

    Raphaela Xavier de Oliveira Ferro

    Estudo inicial sobre os impactos das deepfakes de áudio no radiojornalismo brasileiro

    Alvaro Bufarah Junior; Luis David Padilha

    A pequena área da imprensa brasileira: Uma proposta de pesquisa sobre o discurso do jornalismo esportivo

    Luiz Henrique Zart

     

    RETIJ

    A credibilidade no cotidiano profissional: percepções de jornalistas brasileiros

    Rogerio Christofoletti; Denise Becker

    Organizações de serviço público não-estatal: em busca de novas institucionalidades para o jornalismo local

    Jacques Mick; Luisa Meurer Tavares; Andressa Kikuti Dancosky

    O perfil profissional de jornalistas catarinenses: Características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho

    Samuel Pantoja Lima;Cesar Orlando Valente

    Tempo e teoria social: uma proposta de periodização da Teoria do Gatekeeping

    Bruna Eduarda Meinen Feil; Laura Storch

    Articulação entre deficiência e gênero em pesquisas sobre jornalismo nos 20 anos da SBPJor

    Thais Araujo

     

    SESSÃO COORDENADA JORNALISMO, GÊNERO, SEXUALIDADE E IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS

    Como os estudos étnico-raciais são abordados nas pesquisas em Jornalismo?

    Ediane Barbosa Oliveira; Daiane Bertasso; Marcia Veiga da Silva

    Jornalismo como forma interseccional de conhecimento: uma reflexão sobre novos e necessários atravessamentos

    Aline de Oliveira Rios

    Violência de gênero e fontes de informação: apontamentos para um debate sobre qualidade da cobertura jornalística de feminicídios

    Maria Terezinha da Silva

    Na intersecção: apontamentos sobre as jornalistas negras no Norte do Brasil a partir do Perfil do Jornalista Brasileiro 2021

    Jaine Araujo

     

    REDE TELEJOR

    A extimidade para pautar o algoritmo: Considerações sobre a produção audiovisual jornalística nas plataformas

    Fabiana Piccinin; Rita Paulino; Yaskara Ferreira


  • PPGJor participa do V Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação

    Publicado em 10/09/2024 às 14:11

    Pesquisadores e pesquisadoras do PPGJOR participam, a partir desta terça-feira, dia 10 de setembro, do do V Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, que se realiza em Criciúma, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), até sexta-feira. O evento tem como tema “Vidas em Risco e Crise Climática”e conta com 71 Grupos de Trabalho (GTs) de apresentação de artigos, além de várias palestras e uma série de outras atividades.

    O Programa marca presença, com coordenações e exposições de artigos por professoras, estudantes e também egressos(as), nos seguintes GTs:

    GT 11-METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS SÉRIOS
    – Métodos de Avaliação aplicados ao Jogo Educacional Municipa2030 nas escolas –
    Rita Paulino, Ricardo Aoki, Bruno Motta

    – Proposta de um método de produção de jogos sérios para o ensino de fundamentos do Design Gráfico
    Ricardo Aoki (Egresso PPGJOR)

    – Do conceito ao controle: estruturando Serious Games com o GDD de 13 Passos
    Carlos Nascimento Marciano (Egresso PPGJOR), Rita Paulino

    O início da jornada: relato sobre processo de desenvolvimento do Game Comenius Módulo I
    – Dulce Marcia Cruz, Carlos Nascimento Marciano

    GT 36-RÁDIO, MÍDIAS SONORAS E RECONFIGURAÇÕES CONTEMPORÂNEAS: PAPÉIS, CONTRIBUIÇÕES E SENTIDOS NO CONTEXTO MUNDIAL DE CRISES, COMO A CLIMÁTICA, E VIDAS EM RISCO
    – Coordenação das professoras Valci Zuculoto (PPGJor/UFSC), Izani Mustafá (UFMA-Imperatriz) e Debora Lopez (UFOP)

    – Por um rádio plenimúsica: a crítica da programação musical de meios radiofônicos na coluna de Música Popular do jornal O Estado – Giovanni de Sousa Vellozo

    – Rádio e crise climática: Mapeamento inicial da força informativa do meio nos municípios catarinenses com maior risco de desastres socioambientais –
    Arnaldo Zimmermann, Valci Regina Mousquer Zuculoto, Izani Mustafá

    – A chegada de Flávia Schilling ao Brasil em 1980 sob a ótica da Rádio Gaúcha: apontamentos a partir da categoria gênero – Raphaela Xavier de Oliveira Ferro

    – Traços de true crime na narrativa do podcast Praia dos Ossos
    Alcides Mafra

    – Gênero na reportagem em podcasts jornalísticos: mapeamento da presença de mulheres em pesquisas nos anais nacionais da SBPJor, Intercom e Rede Alcar
    Caroline dos Passos

    – A cobertura do Repórter UFSC Especial sobre a crise climática no Rio Grande do Sul e a greve geral das Universidades Federais
    Luis David Falcão Padilha, Anderson Luiz Condor Baltar, Luciano Klöckner

    – Análise dos temas mais abordados no Jornal Central, da Agência Central de Notícias Brasil, do Maranhão
    Nayane Cristina Rodrigues de Brito, Valci Regina Mousquer Zuculoto

    – O Golpe Civil-Militar nos estudos históricos em rádio e mídia sonora
    Karina Woehl de Farias, Juliana Cristina Gobbi Betti, Debora Cristina Lopez

    – Rádio e crise climática: reflexões sobre os 20 anos do Catarina e as cheias no Rio Grande do Sul
    Kamili Guimarães, Karina Woehl de Farias