Curso e Coordenação

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (POSJOR/UFSC) oferece cursos de Mestrado e Doutorado na área específica dos estudos de jornalismo.

O Programa é resultado de dois fatores: a decisão de reforçar uma formação específica em jornalismo e o amadurecimento do ensino de pós-graduação antes oferecido. O primeiro desses fatores está no DNA da proposta pedagógica do Jornalismo na UFSC.

Na UFSC, o curso de graduação foi criado em 1979 e por mais de dez anos era a única opção em nível superior em Santa Catarina. Ao longo das décadas de 1980 e 1990, o curso de Jornalismo da UFSC formou gerações de profissionais que tomaram seus lugares nas redações, assessorias, no mundo acadêmico e em outros locais de atuação. Nesse período, o curso também se destacou nacionalmente no engajamento pela democratização das comunicações, pelo aumento da qualidade do ensino e em defesa de uma formação específica para jornalistas. Uma formação que espelhasse não só um importante conjunto de saberes práticos, mas também os contornos de uma ética própria, de preocupações estéticas particulares, e uma reflexão teórica que ansiava autonomia intelectual.

Dos quase setecentos cursos de graduação em Comunicação listados pelo Ministério de Educação em todo o Brasil, cerca de quatrocentos contam com habilitação em Jornalismo, o que indica uma grande demanda de formação de pesquisadores especializados nesta subárea de conhecimento, que pode se interessar por um curso com área de concentração específica. Além da formação de pesquisadores, o incremento da produção científica do Departamento de Jornalismo e sua difusão através de um programa stricto sensu são etapas necessárias para consolidar a posição da UFSC como pólo de referência na pesquisa em jornalismo no Brasil e na América Latina. E esta consolidação tende a abrir espaço para a realização também de pesquisa aplicada, em colaboração com o sistema produtivo, ajudando a diminuir a dependência tecnológica e cultural nesta área.

Em 2003, um grupo de professores deu um passo na direção da pós-graduação, e foi oferecido o primeiro curso de Especialização em Jornalismo. Surgia o POSJOR, e a iniciativa foi bem sucedida, tanto que duas novas turmas foram abertas nos anos seguintes: 2004 e 2005. As vivências em sala de aula, as orientações das monografias de final de curso e os esforços para uma produção científica mais exigente e com maior trânsito nacional ajudaram a UFSC a dar mais um passo, o da criação de um Mestrado em Jornalismo, atestando o amadurecimento do projeto.

A criação do Programa em 2007 é produto do amadurecimento desta área acadêmica na instituição, através de um contínuo investimento na formação docente, na produção científica e na criação da infra-estrutura necessária ao empreendimento. Além das três décadas de experiência bem sucedida na formação profissional de jornalistas, associando o ensino à pesquisa e à extensão já na graduação, a iniciativa se guia pelo alto padrão de qualidade alcançado pela instituição no ensino de pós-graduação.

O Mestrado em Jornalismo é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e avaliado como um curso Conceito 4, o que atesta Bom Desempenho. Em sua criação em 2007, foi recomendado pela instituição com conceito inicial 3. Após o primeiro triênio do Mestrado, uma nova avaliação do curso foi realizada, sendo o conceito elevado ao nível 4. A avaliação cobriu o período de 2007 a 2009 e resultou de um processo amplo e complexo que leva em consideração aspectos como a organização pedagógica do curso, infraestrutura, corpo docente, produção intelectual, inserção social e formação de novos pesquisadores. No Triênio 2010-2012, a Capes manteve o mesmo Conceito 4, sinalizando a consistência do programa e sua trajetória na comunidade científica.

O Doutorado em Jornalismo foi aprovado pelo Conselho Técnico-Científico de Ensino Superior da Capes no final de 2013 e passou a ser oferecido no ano seguinte. Tem Conceito 4, e forma recursos humanos de alto nível de especialização na área de concentração.

Coordenação:

Raquel Ritter Longhi, coordenadora e Valci Zucolotto, vice-coordenadora – 2016 -2018
Francisco José Castilhos Karam, coordenador e Rita Paulino, vice-coordenadora – 2014 – 2016
Gislene Silva, coordenadora e Mauro César Silveira, vice-coordenador – 2012 – 2014
Eduardo Meditsch, coordenador e Orlando Tambosi, vice-coordenador – 2007 – 2010

Chefe de Expediente:

Glória Amaral, Técnica em Assuntos Educacionais

Telefone: +55 (48) 3721-6610
Email:
 posjor@cce.ufsc.br ou posjor@gmail.com