Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • Resultado preliminar do Processo de Seleção Interna Simplificada para candidatura de Bolsas Emergenciais

    Publicado em 26/05/2022 às 08:00

    A Comissão Permanente de Bolsas, instituída pela Portaria N.º 05/PPGJOR/2022 e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, no uso de suas atribuições e tendo em vista a Resolução Normativa N.º 01/PPGJOR/2018 e a Portaria No 73/2022/CAPES, de 06/04/2022, tornam público o Edital 12/PPGJOR/2022 contendo o resultado preliminar do processo de seleção interna simplificada de candidatos (as) para o Programa de Bolsas Emergenciais da Pós-Graduação Stricto Sensu, para os campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, regido pelo Edital nº 2/2022/PROPG/UFSC.

    Acesso o documento completo para todas as informações e mais instruções.


  • Processo de Seleção Interna Simplificada para candidatura de Bolsas Emergenciais de Pós-Graduação Stricto Sensu

    Publicado em 18/05/2022 às 11:07

    A Comissão Permanente de Bolsas, instituída pela Portaria N.º 05/PPGJOR/2022 e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, no uso de suas atribuições e tendo em vista a Resolução Normativa N.º 01/PPGJOR/2018 e a Portaria No 73/2022/CAPES, de 06/04/2022, tornam pública a abertura de inscrições para seleção interna simplificada de candidatos (as) para o Programa de Bolsas Emergenciais da Pós-Graduação Stricto Sensu, para os campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, regido pelo Edital nº 2/2022/PROPG/UFSC.

    Clique aqui para acessar o EDITAL 10/PPGJOR/2022

    Atenção ao Cronograma:

    Etapa Período Responsabilidade
    Inscrições para seleção interna no PPGJOR 19/05/22 a 23/05/22 Estudantes de Mestrado e Doutorado do PPGJOR UFSC
    Avaliação dos Pedidos de Inscrição 24 e 25/05/22 Comissão de Bolsas do PPGJOR UFSC 
    Divulgação preliminar dos selecionados 26/05/22 – 8h Comissão de Bolsas do PPGJOR UFSC 
    Prazo para interposição de recursos 26 e 27/05/22 – Até 23h59 Estudantes de Mestrado e Doutorado do PPGJOR UFSC
    Divulgação da avaliação dos recursos e do resultado final 30/05/22  Comissão de Bolsas do PPGJOR UFSC 
    Envio dos selecionados
    para a PROPG
    31/05/2022 Comissão de Bolsas do PPGJOR UFSC

     

    Atualização (24/05): Inscrições homologadas

     


  • Realidade e limites da pesquisa empírica em comunicação pública, nova publicação do professor Carlos Locatelli

    Publicado em 17/05/2022 às 22:38

    O professor Carlos Locatelli (PPGJOR – UFSC) e a professora Maria Helena Weber da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), publicaram artigo na revista MATRIZes, intitulado “Realidade e limites da pesquisa empírica em comunicação pública”. MATRIZes é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo.

    O artigo  aborda o conceito de comunicação pública associado ao de esfera pública, ressaltando a importância da pesquisa empírica para o campo, bem como seus limites metodológicos. Por sua natureza normativa, o conceito comunicação pública permite aferir a qualidade da democracia. Mas, ao procurar responder à dimensão fática da comunicação, a pesquisa empírica pode criar armadilhas cognitivas, acionando a dialética entre facticidade e normatividade, entre ser e dever ser. A reflexão ressalta a necessidade de se reconhecer a complexidade desencadeada por objetos que envolvem conflitos comunicacionais na democracia e indica aspectos metodológicos que podem ser privilegiados ao se contrastar fatos sociais, políticos e comunicativos. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


  • Professor Jorge Kanehide Ijuim e Criselli Maria Montipó publicam artigo na revista Extraprensa – USP

    Publicado em 17/05/2022 às 07:59

    Professor Jorge Ijuim e ex-orientanda do PPGJOR, Criselli Maria Montipó publicam artigo intitulado “Estar no e com o mundo: contribuições de Freire para um jornalismo transformador” na revista Extraprensa – USP, que tem como tema o Pensamento de Paulo Freire e sua intersecção com cultura e comunicação.  A publicação desta edição da Extraprensa é uma homenagem ao centenário de nascimento do grande pensador da educação brasileira. Os autores consideram que “Se o jornalismo está comprometido com a transformação da sociedade, tal responsabilidade fica ainda mais evidente diante das múltiplas crises vividas em nosso país – sanitária, social, política e ambiental –, que acentuam a exclusão de grande parte da população. Nesse contexto, indagam: o jornalismo tem a potência para evidenciar as desigualdades cada vez mais agravadas e contribuir para a transformação social? Que jornalismo(s) pode(m) desempenhar esta aspiração?

    Apoiado no pensamento de Paulo Freire e nas teorias do jornalismo, o artigo apresenta reflexões em torno das noções de práxis jornalística, jornalistas como sujeitos conscientes e o compromisso profissional com a sociedade. Assim, argumentam que o jornalismo pretendido pode ser desempenhado por profissionais que não apenas estão no mundo, mas com o mundo. Clique aqui para ler o artigo.


  • Edital 09/PPGJOR/2022 -Ações afirmativas no Processo Seletivo: candidaturas validadas

    Publicado em 16/05/2022 às 15:24

    A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no uso de suas atribuições e em conformidade com os Editais nº 01 e 06/PPGJOR/2022, TORNA PÚBLICO as candidaturas válidas pelas Ações Afirmativas. Clique aqui!


  • Pesquisadora integrante do NephiJor faz estadia de Pesquisa na Universidad Nacional de Catamarca (UNCA)

    Publicado em 15/05/2022 às 16:06

    A pesquisadora integrante do NephiJor,  Lidiane Nunes De Castro, estudante de doutorado da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), está fazendo uma Estadia de Pesquisa na Universidad Nacional de Catamarca (UNCA) localizada na região noroeste da Argentina.

    O Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo — Nephi-Jor — reúne professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de áreas afins, congregados em torno de projetos de pesquisa e de atividades acadêmicas de forma transdisciplinar. O objetivo é a pesquisa e desenvolvimento de conteúdo para a internet, a formação de recursos humanos especializados e a produção científica.

    O núcleo pretende constituir-se em um espaço para a consolidação de grupo de pesquisa atuante na área de produção multimídia com ênfase na pesquisa de novos formatos e na produção de conteúdo jornalístico para a web, possibilitando a integração entre a produção das diversas mídias. Fazemos parte do Grupo Hipermídia e Linguagem, registrado no CNPq, sob coordenação das professoras Raquel Ritter Longhi e Stefanie Carlan da Silveira, ambas professoras do Departamento de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina .

    A estadia da Lidiane Nunes De Castro, está sob a supervisão da Dra. María Belén Verón Ponce e executada no âmbito da Especialização em Políticas Públicas sobre Gênero e Violência de Gênero e do Doutorado em Ciências Humanas da UNCA e prevê facilitar o contato com pesquisadores que estão realizando investigações na área de gênero e com associações que trabalham dentro dessa área, tanto em nível nacional como local. O objetivo é adquirir novas perspectivas a serem incorporadas na elaboração da tese de doutorado sobre a representação de personagens LGBT+ nas séries de ficção no tocante às questões de gênero partindo do Sul Global, em que se abordam tópicos e questões que não são discutidos ou não são tratados da mesma maneira no contexto europeu.