Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • PPGJOR inicia fase final do Processo Seletivo 2021

    Publicado em 23/06/2021 às 08:36

    Começa hoje, 22, e vai até a próxima sexta-feira, 25, a terceira e última etapa do Processo Seletivo 2021 do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC). Esta é a fase das entrevistas, quando os professores membros da Comissão de Seleção indagam os candidatos sobre seus currículos e projetos de pesquisa enviados.

    As entrevistas acontecem a distância, pelo sistema ConferênciaWeb, e o cronograma foi publicado no edital 9. As instruções aos candidatos para as entrevistas constam do tutorial especialmente produzido para auxiliar.

    Os resultados preliminares desta etapa serão divulgados no dia 9 de julho.

    Todas as notícias e documentos da seleção 2021 podem ser acessados aqui.


  • Pesquisadores do PPGJor participam de evento sobre comunicação cidadã

    Publicado em 22/06/2021 às 14:29

    Organizada pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom), a 15ª Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã/Mídia Cidadã tem como tema central “Comunicação Cidadã: gênero, raça, diversidade e redes colaborativas no contexto da pandemia” e acontece em formato virtual nos dias 22, 23 e 24 de junho. Discentes de mestrado e doutorado do PPGJOR participam do evento com dois trabalhos inscritos no GT 1 Meios e processos de comunicação para a cidadania.

    O primeiro trabalho é o dos doutorandos Marisvaldo Lima, Lynara Ojeda e Gabriela Cavalcanti, que tem como título “Aquilombar a comunicação: iniciativas de construção de uma prática jornalística em coletividades pretas”, que será apresentado na Sessão 1: Potência das Vozes, que acontece dia 23 de junho, das 13h30 às 15h.

    O segundo trabalho, intitulado “Jornalismo e Ação Comunitária (JAC) e o desafio da produção jornalística colaborativa na pandemia”, escrito por Gabriela Schander e Juliana Freire, em coautoria com os estudantes de graduação em Jornalismo Diogo Ferreira, Rafaela Coelho e Klaymara Silva e a professora Melina Ayres, do Departamento de Jornalismo, será apresentado na Sessão 4: Espaços para Atuar, que acontece dia 24 de junho, das 15h30 às 17h.

    Os autores do segundo trabalho participam também da Mostra de Vídeo Cidadã/Feira Cidadã, com a produção “Jornalismo e Ação Comunitária (JAC) produzindo conteúdo com comunidades periféricas de Florianópolis”, que será exibida durante a programação cultural do evento.

    Mais informações sobre a 15ª Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã/Mídia Cidadã pobre ser obtidas aqui. Inscrições na modalidade ouvintes podem ser realizadas aqui.


  • PPGJOR lança Edital de Bolsas 2021

    Publicado em 19/06/2021 às 08:01

    O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC publica o edital anual de Bolsas, que estabelece as normas para a inscrição e participação no processo de avaliação de desempenho no período de novembro de 2020 a julho de 2021 e de alocação de bolsas para o período de agosto de 2021 a julho de 2022. A principal novidade no edital deste ano é a reserva de 28% das bolsas existentes no PPPGJOR para Política de Ações Afirmativas (PAA), que passou a ser adotada pelo Programa a partir do edital do processo seletivo de ingresso em 2021.

    As inscrições devem ser feitas entre os dias 19/06/2021 a 06/07/2021, para as categorias I, II e IV: interessados em renovação; ingressantes anteriores a 2021 que não têm bolsa; e concluintes do Mestrado ou Doutorado que tiveram bolsa no último período para avaliação de desempenho e prestação de contas.

    Nos dias 12 e 13 de agosto ocorrem as inscrições dos novos alunos ingressantes em 2021 e que estejam interessados em receber bolsa, tanto da categoria PAA (Ações Afirmativas) quanto da categoria III (ampla concorrência). O resultado final será divulgado no dia 21 de julho de 2021, no caso das categorias I, II e IV, e no dia 21 de agosto, no caso das categorias PAA e III.

    O edital completo está disponível aqui.


  • Doutoranda defende tese sobre direitos animais no jornalismo brasileiro

    Publicado em 18/06/2021 às 10:22

    Na próxima terça-feira, 22, às 9h30 da manhã, a doutoranda Daniela Caniçali Martins Pinto defende a tese “Pode o animal falar? Um estudo sobre o especismo no jornalismo brasileiro contemporâneo”. A pesquisa parte de uma perspectiva não-antropocêntrica e não-especista para questionar se e como a “voz” de outras espécies é considerada nas práticas jornalísticas atuais. As matérias selecionadas para o corpus são analisadas pelos critérios da “leitura em contraponto”, proposta por Edward Said.

    O primeiro capítulo da tese apresenta um panorama histórico com os principais argumentos desenvolvidos em defesa dos animais no Ocidente. O segundo está voltado à cobertura da “Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos” realizada pela Folha de S. Paulo em 10 anos (2010-2019), a qual é contraposta com uma reportagem sobre rodeios publicada na revista Piauí. Dessa forma, a autora buscou averiguar se veículos com perfis editoriais distintos abordam um mesmo tema de formas igualmente distintas. O terceiro capítulo analisa a cobertura de uma decisão judicial que proibiu temporariamente a exportação de gado vivo em todo o país. O caso ocorreu em fevereiro de 2018 e levantou intensos debates sobre maus-tratos a animais nesse tipo de comércio. São examinadas 171 matérias publicadas por 17 veículos.

    Nas considerações finais, a pesquisa retoma a perspectiva teórica de Said e de outros autores dos estudos decoloniais, trazendo reflexões suscitadas pela análise empírica. Suas conclusões são confrontadas às de outros estudos na área de Jornalismo, refletindo de forma mais ampla sobre as práticas jornalísticas contemporâneas. Ao final, a autora procura responder à pergunta colocada no título: “Pode o animal falar?”

    A tese, orientada pela professora Daisi Vogel, terá como banca avaliadora Gislene Silva, Jorge Ijuim, e Mauro Silveira. A defesa será pela plataforma Conferência Web e pode ser acessada neste link. Mestrandos e doutorandos do PPGJor poderão assinar a lista de presença aqui.


  • Bolsas Fapesc/Capes: Comissão do PPGJOR orienta interessados

    Publicado em 14/06/2021 às 15:51

    A Comissão de Bolsas do PPGJOR/UFSC informa aos discentes do Programa as instruções para concorrer às bolsas do edital nº 21/2021 da Fapesc/Capes. As bolsas são destinadas a programas emergentes ou em consolidação, conforme critérios da Capes.

    Discentes do Mestrado e Doutorado do PPGJOR devem ler com atenção as instruções e seguir os prazos.


  • EJM recebe artigos em fluxo contínuo

    Publicado em 09/06/2021 às 09:48

    A revista Estudos em Jornalismo e Mídia continua recebendo artigos em fluxo contínuo. A equipe da EJM está em fase de produção da edição 2021-1, prevista para publicação no final deste primeiro semestre. A edição trará o dossiê temático “Narrativas jornalísticas, testemunhos e subjetividades”, que teve como editoras convidadas as professoras e pesquisadoras Fabiana Moraes (UFPE) e Marta Maia (UFOP). Além do dossiê, a edição incluirá artigos na seção Temas Livres.

    Já a edição 2021-2, com previsão de publicação em dezembro de 2021, será toda composta por artigos de Temas Livres.  Para fazer a sua submissão, atente para as diretrizes aos autores.


  • Ações afirmativas no PPGJOR: anunciadas candidaturas validadas

    Publicado em 04/06/2021 às 07:58

    O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo anuncia os resultados das bancas de validação de autodeclaração de candidatos optantes de ações afirmativas dentro do Processo Seletivo 2021. Essas bancas observam as características físicas, visuais, fenotípicas e documentais apresentadas pelos candidatos, e validam suas condições, garantindo o que determinam a legislação federal e os editais do Programa.

    Este ano é o primeiro em que o PPGJOR destina vagas a ações afirmativas, seguindo a determinação de seu Colegiado na implantação de políticas internas que aumentem a diversidade.

    O edital nº 10/PPGJOR/2021 pode ser conferido aqui.


  • Pesquisadoras do PPGJOR publicam em revista chilena

    Publicado em 02/06/2021 às 11:36

    A mais recente edição da revista Cuadernos.info, editada pela PUC do Chile, traz um variado dossiê sobre Métodos computacionais e Big Data na pesquisa em Comunicação. O número foi organizado pelos professores Carlos Arcila (Universidad de Salamanca), Wouter Van Atteveldt (Universidad Livre de Amsterdam) e Damian Trilling (Universidad de Amsterdam). Fazem parte do especial dez artigos do Chile, Espanha, México e Brasil, entre eles “O engajamento no Twitter: métodos de análise para#Somos70porcento”, da professora Rita de Cássia Romeiro Paulino e da doutoranda Mariane Pires Ventura, ambas do PPGJOR.

    A Cuadernos.info é uma das publicações científicas mais prestigiadas da América Latina, segundo indexadores internacionais.

    Para ler o artigo, clique aqui. Para ter acesso ao número 49 da revista, aqui.


  • Egressa pesquisa liberdade de expressão dos professores de Jornalismo do Brasil

    Publicado em 01/06/2021 às 10:45

    O que mudou em relação à liberdade de expressão em sala de aula nos últimos anos? As pesquisadoras Ivana Ebel, da Universidade de Derby (Inglaterra) e Janara Nicoletti, egressa do PPGJOR e pesquisadora do objETHOS, estão buscando respostas para essa e outras questões relacionadas a liberdade, autonomia e violência contra professores de Jornalismo no Brasil. Para isso, os docentes são convidados a participar do estudo respondendo a um questionário online, por meio deste link.

    O formulário ficará disponível até dia 20 de junho. O objetivo central da pesquisa é compreender se e como o docente de jornalismo é também impactado pela conjuntura social e política que ampliou a pressão e violência contra os jornalistas brasileiros nos últimos anos. Assim, busca-se verificar quais as situações de risco vivenciadas pelos docentes, os principais agressores e se os profissionais percebem mudanças ao longo dos últimos anos.

    O questionário é completamente anônimo e o cruzamento de dados não permitirá a identificação de (universidades, cidades e nem estados). Este cuidado está sendo tomado para que os e as participantes tenham a liberdade de compartilhar suas percepções sem correr qualquer risco que poderia ser associado a isso.

    Os resultados iniciais já serão apresentados na conferência anual da Associação Britânica de Jornalismo e Educação (AJEUK, na sigla em inglês), no final de junho.

    Para mais informações, entre em contato com as investigadoras: Dra. Ivana Ebel e Dra. Janara Nicoletti.


  • Comissão de Seleção divulga horários e tutorial para entrevistas da 3ª Fase

    Publicado em 31/05/2021 às 10:28

    A Comissão de Seleção informa dias, horários e instruções para a realização das entrevistas previstas na Terceira Fase do Processo Seletivo 2021. Segundo os editais nº 01 e nº 03/PPGJOR/2021, esta é a última etapa da seleção e consiste na arguição dos candidatos sobre seus projetos de pesquisa e currículos profissionais e acadêmicos. Ao menos dois docentes do Programa entrevistarão cada candidato em sessões que podem durar até meia hora e que serão realizadas a distância, conforme determinam as restrições sanitárias impostas pela pandemia. As entrevistas acontecem de 23 a 25 de junho.

    Para melhor instruir os candidatos, a Comissão de Seleção elaborou um tutorial.

    A ordem das entrevistas pode ser conferida aqui.

    Todas as notícias e documentos da seleção 2021 podem ser acessados aqui.