Linhas de Pesquisa

No seu surgimento, em 2007, o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo criou duas linhas de pesquisa que funcionaram até  2012: “Fundamentos do Jornalismo” e “Processos e Produtos Jornalísticos”. Elas espelhavam a capacidade docente instalada nos primeiros anos do PPGJOR. Em 2013, após a reavaliação dos projetos e ações em desenvolvimento, as linhas foram atualizadas, passando a ser “Jornalismo, Cultura e Sociedade” e “Tecnologia, Linguagem e Inovação em Jornalismo”, permanecendo em atividade até 2019.

Em 2020, o PPGJOR atualizou novamente suas linhas de pesquisa, buscando reforçar a organicidade e a coerência entre suas pesquisas e a formação de recursos humanos qualificados para a área da docência e investigação científica. Hoje, o Programa conta com três linhas de pesquisa:

Linha 1: Cultura e Sociedade

Estudos teóricos e empíricos do jornalismo como fenômeno da modernidade, observando suas múltiplas naturezas e implicações na sociedade. Investigam-se as manifestações e figurações do jornalismo no espaço público, como prática social, expressão estética e experiência no campo da cultura. Estudos do jornalismo como processo histórico, político e econômico, como narrativa, discurso e mediação cultural no ambiente midiático e como produção simbólica na construção de imagens e representação sobre o mundo.

Professores permanentes:
Carlos Augusto Locatelli
Daiane Bertasso
Flávia Garcia Guidotti
Gislene Silva
Jorge Kanehide Ijuim
Terezinha Silva

Professora colaboradora:
Daisi Vogel


Linha 2: Tecnologias, Linguagens e Inovação

Estudos do jornalismo em bases teóricas, históricas, empíricas e aplicadas, com ênfase em transformações e inovações decorrentes da disseminação das tecnologias da informação e da comunicação. Investigam-se formatos, linguagens, design, economias e políticas internas em diferentes plataformas técnicas, tanto no âmbito das organizações midiáticas como no de experiências alternativas de produção, circulação, audiência, recepção e consumo de notícias, as interfaces e as relações do jornalismo com as diferentes áreas do conhecimento.

Professoras permanentes:
Cárlida Emerim
Raquel Longhi
Rita Paulino
Stefanie Carlan da Silveira
Valci Zuculoto


Linha 3: Conhecimento e Profissão

Estudos teóricos e empíricos do jornalismo como forma de conhecimento e como atividade profissional. São investigados o mundo do trabalho, as práticas cotidianas, as governanças e as tomadas de decisão, os valores, a ética, a formação profissional e a identidade jornalísticas. Interessam, também, estudos deontológicos e epistemológicos, tendo em vista impactos na credibilidade e na subsistência do jornalismo.

Professores permanentes:
Eduardo Meditsch
Jacques Mick
Rogério Christofoletti
Samuel Pantoja Lima


As três linhas de pesquisa fortalecem a área de concentração do programa, e estão espelhadas na produção acadêmica e nos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Corpo Docente.