Área de Concentração
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC tem uma única área de conhecimento: Jornalismo. Todos os esforços para a produção de conhecimento e para a formação de recursos humanos qualificados são direcionados para a formulação de artigos, livros, capítulos de livros, relatórios e outras publicações, bem como a formação de professores e pesquisadores voltados ao jornalismo.
Hoje em dia, os Estudos em Jornalismo situam-se internacionalmente na área das Ciências da Comunicação, adotando uma abordagem multidisciplinar para produzir conhecimento teórico, empírico e aplicado sobre a especificidade dos fenômenos jornalísticos na sociedade e na cultura contemporâneas. O estudo científico do jornalismo data do final do século XVII, com a defesa da primeira tese na Universidade de Leipzig, na Alemanha, em 1690, por Tobias Peucer; os primeiros cursos universitários de jornalismo surgiram a partir do dos séculos XIX na Europa e XX nos Estados Unidos; a primeira revista acadêmica, Journalism Bulletin, foi fundada em 1924 nos Estados Unidos.
No Brasil, a pesquisa em jornalismo conta com uma tradição de cem anos, em um primeiro momento feita por pesquisadores isolados e, desde os anos 1960, em cursos de pós-graduação. A área de concentração em Jornalismo, ao mesmo tempo em que delimita o objeto de especialidade da produção de conhecimento e da formação de pesquisadores pelo programa, em coerência com o histórico da instituição, as trajetórias e a produção científica do corpo docente, representa uma diversificação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, capaz de propiciar interlocução aos demais programas da área de Comunicação numa sub-área em que quase todos atuam, mas ainda são poucas as linhas de pesquisa específicas.
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC surgiu em 2007 com o Mestrado na área, o primeiro no país com essa área de concentração. A partir de 2014, o PPGJOR passou também a oferecer o curso de Doutorado, ocupando novamente uma posição pioneira nos estudos da área.
O PPGJOR é um programa com conceito 4 no sistema de avaliação da Capes, e está inserido na área de Comunicação e Informação.