Internacionalização
O PPGJOR vem investindo em esforços de internacionalização nos últimos anos, atendendo a diretrizes da UFSC, das sociedades científicas da área e das agências de fomento como Capes e CNPq.
Uma das iniciativas mais imediatas é a política perene de qualificação docente, que já incentivou os professores do programa a fazer doutorado sanduíche ou pós-doutorado no exterior. Dois terços do corpo docente tem experiência estrangeira, com canais de interlocução científica em países como Estados Unidos, Canadá, França, Espanha e Portugal. Outra parte dos pesquisadores está envolvido em projetos com países da África, Ásia e Europa.
Cada vez mais os pesquisadores têm sido incentivados a participar de redes internacionais de pesquisa e a eventos estrangeiros, bem como a publicar em periódicos renomados do exterior. Convênios de cooperação específica entre os grupos de pesquisa do PPGJOR e parceiros internacionais têm sido assinados com supervisão da Secretaria de Assuntos Internacionais da UFSC.
Por outro lado, o Programa também já recebeu professores e estudantes de outros países para cursarem e oferecerem cursos e disciplinas temáticas. Em breve, o PPGJOR vai passar a ofertar disciplinas de seu currículo em outros idiomas.