Redes de Pesquisa
Docentes, mestrandos e doutorandos do PPGJOR estão integrados a diversas redes de pesquisa nacionais e internacionais.
Nas últimas duas décadas, a investigação em rede tem se mostrado um resultado do amadurecimento da comunidade científica do Jornalismo. No Brasil, a principal promotora desses esforços coletivos é a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), que incentivou o surgimento de seis redes. O PPGJor está presente em seis delas, muitas das quais em lugar de destaque ou liderança:
- Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (Jortec)
- Rede de Pesquisa em Radiojornalismo
- Rede de Pesquisa em Telejornalismo (Rede Telejor)
- Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo (Retij)
- Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi)
- Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas
A atuação em rede tem permitido a realização de mesas de debates em eventos, o desenvolvimento de projetos mais amplos de investigação e a publicação de extensa produção científica, na forma de livros, artigos e capítulos de livros.
Professores, mestrandos e doutorandos do PPGJor também fazem parte de redes internacionais, como é o caso da Réseau d’Estudes sur le Journalisme – que reúne pesquisadores brasileiros, franceses, belgas e canadenses -, a Rede Lusófona pela Qualidade da Informação – que congrega investigadores de Brasil, Portugal e países da Ásia e África -, o Media Flex Lives, e o consórcio de pesquisadores Brasil-Alemanha com projeto de pesquisa aprovado no âmbito do Probral (Capes-DAAD, 2020-2023).