Integração com a graduação

O PPGJOR é altamente integrado ao curso de graduação em Jornalismo da UFSC, condição natural para cursos que foram criados sob a mesma ênfase pedagógica: contribuir para o aprimoramento de práticas e profissionais do jornalismo. Se em 1979, o curso superior em Jornalismo da UFSC foi o primeiro implantado no Estado visando essa formação, em 2007, a pós-graduação seguiu os mesmos passos, e ainda é a única opção em nível de mestrado e doutorado nessa área de conhecimento.

Graduação e Pós-Graduação estão integradas física, pedagógica e cientificamente.

Todos os docentes credenciados no PPGJOR lecionam também no curso superior em Jornalismo da UFSC, e uma das pesquisadoras da pós coordena a graduação. Estudantes e professores compartilham salas e laboratórios, e convivem diariamente nas dependências do prédio A do CCE onde os cursos estão instalados.

A disciplina de Estágio de Docência é obrigatória para mestrandos e doutorandos, o que os leva a acompanhar o cotidiano da sala de aula com seus supervisores e os graduandos. Além disso, o Núcleo de Apoio Pedagógico oferece cursos e dinâmicas que ajudam a complementar a formação dos futuros jornalistas.

Os professores do Departamento de Jornalismo e que atuam no PPGJOR selecionam alunos de graduação para seus projetos e ações de extensão, como na Rádio Ponto, no TJ UFSC e Observatório da Ética Jornalística (objETHOS).

Por sua vez, os grupos de pesquisa integram bolsistas de iniciação científica às suas equipes, e estimulam a convivência de pesquisadores mais jovens com os mais experientes.