Prêmios

Desde a criação do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo na UFSC, em 2007, mestrandos, doutorandos e docentes do PPGJOR vem tendo suas pesquisas reconhecidas na área.


2021

Menção Honrosa no Prêmio Compós para a tese “Mediações algorítmicas e espiral do silêncio: as dimensões estruturantes igreja e sindicato na recepção de conteúdos noticiosos em plataformas digitais”, de Kerley Winques, orientada por Raquel Ritter Longhi. Concedido pela Compós.


2020

Prêmio Adelmo Genro de Pesquisa em Jornalismo de Melhor Tese de Doutorado para “Reflexos da precarização do trabalho dos jornalistas sobre a qualidade da informação: proposta de um modelo de análise”, de Janara Nicoletti, orientada por Jacques Mick. Concedido pela SBPJOR.

Menção Honrosa na Prêmio Adelmo Genro de Pesquisa em Jornalismo na categoria Pesquisa Aplicada para “#Jorconvergente: teoria e prática aplicada em tecnologia progressive web apps (pwa)”, de Rita Paulino, Carlida Emerim, Valci Zuculoto, Flávia Guidotti. Concedido pela SBPJOR.

Prêmio Francisco Morel para Pesquisa de Mestrado para “Conhecimentos Localizados no Jornalismo: Uma proposta de sentido de objetividade que potencialize os projetos feministas”, de Jessica Gustafson Costa, orientada por Daiane Bertasso Ribeiro. Concedido pela Intercom.

Melhor trabalho jornalístico na 1ª Mostra de Pesquisa Científica sobre Violências Contra as Mulheres para o artigo “Mete a Colher: newsgame como agente de conscientização no combate à violência contra as mulheres”, das doutorandas Mariane Ventura (PPGJOR), Ana Paula Bourscheid (PPGCom-PUCRS) e do mestrando Paulo José Mueller (PPGJOR). Trabalho desenvolvido para a disciplina Questões Empíricas e Aplicadas da Pesquisa em Jornalismo — Metodologias de Estudo em Newsgames, ministrada pela professora Rita Paulino em parceria com o doutorando Carlos Marciano.


2019

Prêmio Luiz Beltrão na Categoria Maturidade Acadêmica para Eduardo Meditsch. Concedido pela Intercom.

Prêmio Adelmo Genro de Pesquisa em Jornalismo na categoria Pesquisa Aplicada para Carlos Nascimento Marciano, orientado por Rita Paulino. Concedido pela SBPJOR.

2º Lugar no Prêmio Francisco Morel para “Dilemas morais nas práticas de não-jornalistas: tensionamentos no cuidado como virtude”, de Dairan Mathias Paul, orientado por Rogério Christofoletti.


2017

Prêmio Luiz Beltrão na categoria Liderança Emergente para Valci Zuculoto. Concedido pela Intercom.

Menção Honrosa do Prêmio Adelmo Genro de Pesquisa em Jornalismo de Melhor Dissertação de Mestrado para “Tem que ler até o fim? O consumo da grande reportagem multimídia pelas gerações x, y e z nas multitelas”, de Kérley Winques, orientada por Raquel Longhi. Concedido pela SBPJOR.


2015

Prêmio Adelmo Genro de Pesquisa em Jornalismo na categoria Sênior para Eduardo Meditsch. Concedido pela SBPJOR.

Prêmio Adelmo Genro de Pesquisa em Jornalismo de Melhor Dissertação de Mestrado para “Parâmetros éticos para uma política de correção de erros no jornalismo on-line”, de Lívia de Souza Vieira, orientada por Rogério Christofoletti. Concedido pela SBPJOR.


2014

Prêmio Adelmo Genro de Pesquisa em Jornalismo de Melhor Dissertação de Mestrado para “Contribuições do pensamento complexo para o campo epistêmico do jornalismo”, de Ana Paula Lückman, orientada por Gislene Silva. Concedido pela SBPJOR.

Menção Honrosa do Prêmio Adelmo Genro de Pesquisa em Jornalismo de Melhor Dissertação de Mestrado para “Interfaces jornalísticas em tablets: o design digital da informação nos aplicativos móveis”, de Vivian Rodrigues de Oliveira, orientada por Rita Paulino. Concedido pela SBPJOR.


2013

Prêmio Adelmo Genro de Pesquisa em Jornalismo de Melhor Dissertação de Mestrado para “Ciber-informações nativas: uma análise da circulação da informação dos cibermeios de autoria de povos indígenas residentes no território brasileiro (2005-2012)”, de Joana Brandão Tavares, orientada por Elias Machado. Concedido pela SBPJOR.


2012

Prêmio Adelmo Genro de Pesquisa em Jornalismo de Melhor Dissertação de Mestrado para “Webjornalismo audiovisual universitário no Brasil: um estudo dos casos TV UVA, TV UERJ e TJ UFRJ (2001–2010)”, de Juliana Fernandes Teixeira, orientada por Elias Machado. Concedido pela SBPJOR.

Menção Honrosa do Prêmio Adelmo Genro de Pesquisa em Jornalismo de Melhor Dissertação de Mestrado para “A liberdade para apurar os sentidos do mundo: a produção de reportagem na revista Piauí”, de Géssica Gabrieli Valentini, orientada por Jorge Kanehide Ijuim. Concedido pela SBPJOR.

Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses para “Comunicação e barragens: O poder da comunicação das organizações e da mídia na implantação da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó ”, de Carlos Augusto Locatelli, orientado por Maria Helena Weber. Concedido pela Capes.


2010

Prêmio Luiz Beltrão na categoria Liderança Emergente para Rogério Christofoletti. Concedido pela Intercom.

Prêmio Adelmo Genro de Pesquisa em Jornalismo de Melhor Dissertação de Mestrado para “Objetividade jornalística: o debate contemporâneo do conceito”, de Ben-Hur Demeneck, orientado por Orlando Tambosi. Concedido pela SBPJOR.

Menção Honrosa do Prêmio Adelmo Genro de Pesquisa em Jornalismo de Melhor Dissertação de Mestrado para “Teoria e História do Jornalismo: Desafios epistemológicos”, de Felipe Simão Pontes, orientado por Gislene Silva. Concedido pela SBPJOR.


2009

2º Lugar no Prêmio Freitas Nobre para “A programação do rádio brasileiro do campo público: um resgate da Segunda fase histórica dos anos 40 ao início dos anos 70”, de Valci Zuculoto, orientada por Doris Hausen. Concedido pela Intercom.