Extensão Comunitária
Para além do ensino e da pesquisa, o corpo docente do PPGJOR tem destacado trabalho também na extensão.
Todos os professores atuam como membros de conselhos editoriais de periódicos da área, como revisores ad-hoc e como avaliadores de projetos em agências de fomento. Em alguns casos, assumem funções importantes na gestão científica, como representantes da área do Jornalismo no CNPq, ou na coordenação de grupos de trabalho na Compós ou Rede Alfredo de Carvalho de História da Mídia (Alcar).
No âmbito da categoria profissional, professores do PPGJOR ocupam cargos na tesouraria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), na vice-presidência do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), na Comissão Estadual de Ética, e na Associação dos Professores da UFSC (Apufsc Sindical). Junto à mídia independente, alguns professores como conselheiros no Coletivo Jornalística Maruim e na Lupa.
Projetos de extensão são liderados por outros professores do PPGJOR na Rádio Ponto, no TJ UFSC, no Cotidiano e no objETHOS. Nessas iniciativas, são produzidos conteúdos jornalísticos em diversos formatos e mídias por equipes de mestrandos, doutorandos e alunos de graduação. Esses conteúdos são distribuídos amplamente, de forma gratuita.