Professores

Linha 1. Cultura e Sociedade

Professores Permanentes

 

Carlos Augusto Locatelli | Credenciado para orientar pesquisas de Mestrado e Doutorado. Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestre pelo Programa de Pós-Gradução em Economia Industrial da UFSC (2001), doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011).
Projeto de pesquisa: Jornalismo, Estado e Políticas Públicas (2020-2023)
Interesses de orientação: Pesquisas que tenham como questões centrais as relações entre o jornalismo e a comunicação produzida por organizações do Estado, do mercado e da sociedade civil, especialmente em situações que envolvam conflitos sociais decorrentes da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Temas correlatos: espaço público, interesse público e privado, políticas públicas de comunicação, comunicação das organizações e jornalismo, comunicação e barragens.
E-mail: locatelli.jor@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1374591905454719

Daiane Bertasso | Credenciada para orientar pesquisas de Mestrado. Professora adjunta no Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo – POSJOR-UFSC. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Especialista em Gestão de Processos em Comunicação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela UNIJUÍ. É pesquisadora nos Grupos de Pesquisa do CNPq Jornalismo, Cultura e Sociedade (UFSC) e TRANSVERSO: estudos em jornalismo, interesse público e crítica (UFSC). Possui interesses de pesquisas nas áreas de: Teorias do jornalismo, Jornalismo de revista, Produção de sentidos, Jornalismo e gênero, Comunicação Pública e Comunicação Organizacional.
Projeto de pesquisa: Produção de sentidos no jornalismo com perspectiva de gênero
Interesses de orientação: a) Jornalismo como prática discursiva e de produção de sentidos; b) Jornalismo e questões de gênero; c) Jornalismo e comunicação organizacional; d) Jornalismo e comunicação pública.
E-mail: daianebertasso@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3334120271383055

Flávia Garcia Guidotti | Credenciado para orientar pesquisas de Mestrado e Doutorado. Professora adjunta no Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua nas disciplinas de Fotojornalismo II e III e Redação para Internet. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (2002), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Desenvolve pesquisas nas áreas de jornalismo gráfico e visual, com ênfase em fotografia e audiovisual.
Projeto de pesquisa: O ensino do fotojornalismo em tempos de isolamento social: possibilidades e desafios
Interesses de orientação: Regimes discursivos das imagens jornalísticas (narrativos, estéticos e retóricos); mudanças tecnológicas e suas implicações no exercício do fotojornalismo; cinema e jornalismo; cinema brasileiro; culturas da imagem; audiovisualidades.
E-mail: flaviagguidotti@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1586774868860794

Jorge Kanehide Ijuim | Credenciado para orientar pesquisas de Mestrado e Doutorado. É jornalista, doutor em Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, professor do Departamento de Jornalismo da UFSC. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fundamentos do Jornalismo e Produção jornalística; estuda especialmente as narrativas jornalísticas, e as confluências entre o pensamento científico e o jornalismo.
Projeto de pesquisa: Jornalismo e Direitos Humanos: Decolonizar o pensamento para decolonizar os fazeres
Interesses de orientação: Jornalismo e Direitos Humanos; O pensamento moderno e os modelos jornalísticos; Jornalismo e conflitos sociais.
E-mail: ijuimjor@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3444139640271073

Terezinha Silva | Credenciada para orientar pesquisas de Mestrado. Possui doutorado em Comunicação pela Universidade Paris Nanterre La Defense e Universidade Federal de Minas Gerais (convênio internacional de cotutela), mestrado em Educação (UFSC) e graduação em Comunicação/Jornalismo (UFSC). Tem experiência na área de jornalismo e assessoria de comunicação. Foi professora visitante da UFMG e professora temporária na PUC Minas, entre 2012-2016. Professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2017. É uma das líderes do Grupo de Pesquisa TRANSVERSO – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica (POSJOR/UFSC), e pesquisadora associada ao GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade), do PPGCOM/UFMG.
Projeto de pesquisa: O Brasil no radar da mídia informativa de referência: valores, instituições e a dimensão pública de questões expostas em acontecimentos capturados pelas narrativas jornalísticas.
Interesses de orientação: Estudos que envolvam as relações do jornalismo com 1) a constituição dos acontecimentos, problemas públicos e valores sociais; 2) a política e os processos políticos, o debate público de questões coletivas, a representação e a imagem pública dos atores; 3) a cidadania e os processos de mobilização social, lutas por reconhecimento de grupos sociais excluídos, as práticas de comunicação em movimentos da sociedade civil e mídias alternativas.
E-mail: terezinhasilva@yahoo.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8425388270697221

Colaboradora

 

Daisi Irmgard Vogel | Credenciada para orientar pesquisas de Mestrado e Doutorado. Jornalista com graduação em Comunicação/Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985); mestrado (1997) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002); pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 2010). Desenvolve pesquisas sobre estética do jornalismo, jornalismo e literatura, jornalismo e crítica cultural.
Projeto de pesquisa: Jornalismo e experiência estética
Interesses de orientação: Estudos que abordem questões estéticas nas práticas, textualidades e discursos do jornalismo; que explorem relações entre literatura e jornalismo; que rastreiem procedimentos e dialogismos do jornalismo cultural (Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Cultura e Sociedade).
E-mail: daisivogel@yahoo.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2710738502192278


 

Linha 2. Tecnologias, Linguagens e Inovação

Professores Permanentes

 

Cárlida Emerim | Credenciada para orientar pesquisas de Mestrado e Doutorado. É  Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Mestre em Semiótica (2000) e Doutora em Processos Midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Com pós-doutorado em Arte e Semiótica Televisual (UDESC/SC). É Professora e Pesquisadora na área de Jornalismo para Telas (Telejornalismo) na Universidade Federal de Santa Catarina, no Curso de Graduação e Pós-graduação em Jornalismo. É Coordenadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTELE/UFSC/CNPq) e pesquisadora do Núcleo Transdisciplinar de Estudos Semióticos (NEST/UDESC/CNPq). Coordena Projetos permanentes de Extensão dentro do GIPTele, principalmente o telejornal universitário TJUFSC. Tem experiência profissional em televisão, rádio, fotografia, cinema e vídeo. Investiga Tecnologia, Linguagem e Inovação em Jornalismo para Telas (tleejornalismo em diferentes suportes e plataformas), tendo como teoria de base a Semiótica Discursiva. Entre os principais temas de pesquisa estão: Telejornalismo em diferentes plataformas, Metodologias de Análise Tele/Audiovisual, Conceitos em Telejornalismo e Modos de Produção Complexa e Híbrida em Jornalismo de/para Telas.
Projeto de Pesquisa: Estudos em Telejornalismo: Tecnologia, Linguagens e Inovação
Interesses de Orientação: Conceitos e metodologias de análise em jornalismo para telas. Telejornalismo em novas plataformas, configurações imagéticas complexas, narrativas multimidiáticas, tecnologias e linguagens de imagens, inovação em telejornalismo. Telejornalismo e experimentação na academia (Ensino, Pesquisa e Extensão). Estudos em história do telejornalismo.
E-mail: carlidaemerim@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0337413033855942

 

Fabiana Quatrin Piccinin | Credenciada para orientar pesquisas em Mestrado e Doutorado. É jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e licenciada em Letras (Inglês) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). É Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora e pesquisadora na área de Jornalismo, Imagem e Narrativas. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Narrativas Literárias e Mídia (GENALIM – CNPQ) e integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele -CNPQ). Faz parte do programa americano US International Exchange Alumni. É integrante das Redes de Pesquisa TELEJOR (Rede de Pesquisa sobre Telejornalismo), RENAMI (Rede de Pesquisa sobre Narrativas Midiátiacas) e RedINAV (Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales). É integrante do projeto permanentes de Extensão vinculado ao GIPTel, o telejornal universitário TJUFSC. Tem experiência profissional em televisão comercial e universitária e, na pesquisa atua junto ao PósJor na linha Tecnologia, Linguagem e Inovação em Jornalismo, tendo como interesses de investigação o comportamento da narrativa audiovisual jornalística e suas relações com a convergência e digitalização, e seu impacto nas práticas e rotinas editoriais.
Projeto de Pesquisa: Os critérios editoriais e a narrativa múltipla do telejornal: Do fluxo ao arquivo
Interesses de Orientação: Estudos em Telejornalismo: Tecnologia, Linguagens e Inovação. Narrativas jornalísticas, Telejornalismo e Videojornalismo, práticas editoriais no jornalismo audiovisual.
E-mail: fabianaquatrinpiccinin@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0301969796002253
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4792-5716

 

Raquel Ritter Longhi | Credenciada para orientar pesquisas de Mestrado e Doutorado. É doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP/2004), mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/1998), especialista em História e Estética do Cinema pela Universidad Autónoma de Madrid/Fundación Viridiana (1993). Realizou Pós-Doutorado junto ao Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona, sob supervisão do professor Josep María Català Domènech, em 2019 e, entre 2013 e 2014, Pós-Doutorado junto ao CIMJ – Centro de Investigação em Mídia e Jornalismo da Universidade Nova de Lisboa, sob orientação do Professor Francisco Cádima. Professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2007, é coordenadora da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais, da SBPJor/Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Pesquisadora nas áreas de narrativas ciberjornalísticas, jornalismo imersivo, em Realidade Virtual, Realidade Aumentada, jornalismo e plataformização, ciberjornalismo (novos formatos expressivos como grande reportagem multimídia, narrativas imersivas e formatos expressivos jornalísticos em plataformas de rede sociais), comunicação e novas tecnologias, com estudos também nas áreas de criação literária em hipertexto. Líder do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq e pesquisadora do Nephi-Jor/UFSC – Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo.
Projetos de pesquisa: Narrativas complexas no ciberjornalismo – Plataformização e Narratividades
Interesses de orientação: Narrativas ciberjornalísticas: grande reportagem multimídia, narrativas fotográficas, webdocumentário, newsgames, infografia, narrativas sonoras-podcasts, narrativas em realidade virtual e terceira dimensão, narrativas imersivas no ciberjornalismo, narrativas e formatos expressivos jornalísticos em plataformas de rede social. Jornalismo e convergência nas esferas da produção, distribuição e consumo. Imagem nos conteúdos multimidiáticos. Novas tecnologias e novos ambientes de produção, distribuição e consumo de narrativas ciberjornalísticas. Plataformização do jornalismo.
E-mail: raqlonghi@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4649814099154237

 

Rita de Cássia Romeiro Paulino | Credenciada para orientar pesquisas de Mestrado. Concluiu o doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atualmente é Professora permanente do curso de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) e atua com disciplinas e projeto na linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo. Na graduação é docente do curso de Jornalismo da UFSC, nas disciplinas de WebDesign e WebDesign Avançado. Tem experiência técnica como Jornalista Diagramadora (SC00365-DG) e WebDesign Master, participou no desenvolvimento de interfaces dos projetos de Sistemas de Informação Plataforma Lattes, Portal Inovação, SIFAPs, DCVISA. Publicou o livro intitulado Comunicação e comunidades virtuais – Participação e Colaboração, 2012, editora Insular.
Projeto de pesquisa: O engajamento popular nas mídias sociais como instrumento de cidadania para a tomada de decisões e políticas públicas
Interesses de orientação: Estudos sobre Conteúdo Interativo Multiplataforma (Design, Processo produtivo), Estudos de recepção e usabilidade de Conteúdo Interativo Multiplataforma, Estudos sobre Sistemas de Gestão de Conteúdos para sites (WebDesign, Novas tecnologias e Processos), NewsGames (Novas tecnologias e Processo produtivo), Visualização e Jornalismo de Dados (Processo Produtivo, Novas tecnologias e impacto no Jornalismo), Comunidades Virtuais de Prática e Redes Sociais.
E-mail: rcpauli@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7783801662264275

 

Stefanie C. da Silveira | Credenciada para orientar pesquisas de Mestrado.
Professora adjunta do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da mesma universidade (PPGJOR-UFSC). É atualmente responsável pelas disciplinas de “Jornalismo Online” e “Empreendedorismo, Inovação e Gerenciamento de projetos em Jornalismo”. Jornalista, doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM/USP) e mestre em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS, sua atuação profissional inclui passagens pela Folha de São Paulo, Editora Abril, Agência de Notícias EFE, jornal Zero Hora, rádios e assessorias de imprensa. É pesquisadora de mídias digitais do grupo COM+ na USP e do Nephi-Jor na UFSC. Como pesquisadora, seus trabalhos abrangem os seguintes temas: jornalismo digital, tecnologias de comunicação e informação, inovação e empreendedorismo, além de plataformas digitais.
Projeto de pesquisa: Jornalismo e inovação: um levantamento envolvendo empresas de legado, nativos digitais e laboratórios de pesquisa
Interesses de orientação: a) Jornalismo Digital: características da mobilidade; jornalismo ubíquo; processos produtivos para dispositivos móveis; design de notícias; produção e circulação de informação no jornalismo atual; b) Inovação no jornalismo: modelos de negócio; inovações de processo e produto; start-ups e nativos digitais; c) Mídias Sociais Online: conexão entre plataformas de social media e jornalismo; “plataformização” do jornalismo; desinformação e bolhas informativas; algoritmos e inteligência artificial no jornalismo.
E-mail: stefanie.silveira@ufsc.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8817750232159684

 

Valci Zuculoto | Credenciada para orientar pesquisas de Mestrado e Doutorado. Jornalista (UFRGS), pós-doutora em Comunicação (UFRJ), doutora e mestre (PUCRS), professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), conselheira da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC. Coordena o GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom e a Rádio Ponto UFSC. Trabalhou em O Globo, Zero Hora, Isto É e Rádio Gaúcha. Foi diretora da FM Cultura de Porto Alegre. Autora de “No Ar – A história da notícia de rádio no Brasil” e “A programação de rádios públicas brasileiras”. Uma das organizadoras de “Estudos Radiofônicos no Brasil – 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom“, “Teorias do Rádio – Textos e Contextos V. 2”, “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à sociedade V. 2”, além de capítulos publicados em várias outros livros sobre rádio e jornalismo. Recebeu os prêmios “Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação”, “Expocom” como orientadora, “Vladimir Herzog”, “Direitos Humanos no RS” da Unesco e “ARI de Jornalismo”. Líder do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (Girafa).
Projeto de pesquisa: Transformações contemporâneas e históricas do áudio e do radiojornalismo brasileiros – Fase 2
Interesses de orientação: Linguagem, formatos e técnicas de produção do áudio e radiojornalismo, suas transformações e inovações; análise de produtos e processos do jornalismo em áudio e radiofônico; radiojornalismo público; ensino de radiojornalismo.
E-mail: valzuculoto@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5412229646355152


 

Linha 3. Conhecimento e Profissão

Professores Permanentes

 

Jacques Mick | Credenciado para orientar pesquisas de Mestrado e Doutorado. Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, do qual é subchefe (2017-2019), tem graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela UFSC (1992), mestrado e doutorado em Sociologia Política pela UFSC (1998, 2004) e pós-doutorado na Universidade de
Lisboa (2014-2015). Foi professor visitante no Instituto de Estudos Políticos (Sciences Po) de Grenoble em 2014 e 2017. É coordenador do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC.
Projetos de pesquisa: flexMediaLives – Aferição e análise de riscos biográficos em mercados de trabalho flexíveis por meio de big data: o caso das carreiras de jornalistas na França e no Brasil; Journalistic role performance around the globe – Etapa Brasil.
Interesses de orientação: Identidade profissional dos jornalistas, trajetórias profissionais de jornalistas, pesquisa comparativa internacional dos jornalistas, governança do jornalismo, teoria do jornalismo.
E-mail: jacques.mick@ufsc.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8718337392184017

 

Rogério Christofoletti | Credenciado para orientar pesquisas de Mestrado e Doutorado. É jornalista, mestre em Linguística e doutor em Ciências da Comunicação. Pesquisador do CNPq (bolsista-produtividade 2), atua no Departamento de Jornalismo da UFSC na graduação e na pós-graduação. É um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS). Autor de quatro livros e co-organizador de outros onze, Christofoletti já assinou mais de 140 capítulos de livros e artigos publicados em periódicos científicos de Brasil, Portugal, México, Chile, Peru, Espanha, Argentina, Reino Unidos, Equador e Colômbia. É pesquisador associado ao Instituto del Desarollo Social Sostenible (INDESS), da Universidad de Cádiz, Espanha.
Projeto de pesquisa: Credibilidade jornalística em contexto de desinformação massiva e desconfiança generalizada
Interesses de orientação: Ética jornalística; privacidade, vigilância e jornalismo; crise no jornalismo; transparência e media accountability; credibilidade jornalística.
E-mail: rogerio.christofoletti@ufsc.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2764537115351567
Site: http://www.christofoletti.com

 

Samuel Pantoja Lima | Credenciado para orientar pesquisas de Mestrado e Doutorado. Jornalista graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1988, é docente do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Atuou na Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em Joiinville/SC (2000/2009) e na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (2009/2015). É pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC) e do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC). Entre outras obras, é autor (em parceria com Jacques Mick) da obra “Perfil dos jornalistas brasileiros” (Insular, 2013). Atualmente participa da coordenação da pesquisa “Governança Social, Produção e Sustentabilidade para um jornalismo de novo tipo (GPS-JOR)”.
Projeto de pesquisa: Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho
Interesses de orientação: Jornalismo como profissão (perfil profissional, identidade e condições de trabalho), novos arranjos de jornalismo e Teoria do Jornalismo.
E-mail: samuca13@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8376305204821564

Colaborador

Eduardo Meditsch | Credenciado para orientar pesquisas de Mestrado e Doutorado. Pesquisador 1D do CNPq. Na UFSC desde 1982, no Curso de graduação em Jornalismo, aposentou-se como Professor Titular em 2016. Segue atuando na Universidade como pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. Pós-doutor (University of Texas at Austin), doutor em Ciências da Comunicação/Jornalismo (Universidade Nova de Lisboa), mestre (USP) e jornalista graduado (UFRGS). Integra conselhos editoriais de duas dezenas de revistas acadêmicas do Brasil, América Latina, Portugal e Espanha. Como jornalista, atuou na rádios Continental, Gaúcha e Guaíba, na TV Guaíba e jornal Folha da Tarde, todos no Rio Grande do Sul, e na Rádio Jornal do Brasil e TV Educativa no Rio de Janeiro. Foi colaborador do jornal Público de Lisboa. Coordenou o GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom e o GT Estudos de Jornalismo da Associação Latino-Americana dos Pesquisadores em Comunicação (ALAIC). Foi primeiro diretor científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), membro da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas (FENAJ) e diretor do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). Recebeu os prêmios Vladimir Herzog, Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação e Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. Colidera os Grupos de Pesquisa “Jornalismo e Conhecimento” e “Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio”.
Projeto de Pesquisa: Informação Sonora, Jornalismo e Conhecimento
Interesses de orientação: Estudos sobre radiojornalismo; Estudos sobre Jornalismo como forma de produção e socialização de conhecimento; Estudos sobre Jornalismo na Academia (Ensino, Pesquisa e Extensão)
E-mail: emeditsch@uol.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9884506958589514