Tese de aluno do PPGJOR é finalista do prêmio Compós 2023

27/04/2023 13:59

A tese “Contribuições africanas para o ensino de Jornalismo: as experiências de Angola e Moçambique”, produzida por Edwin dos Santos Carvalho durante o doutorado em Jornalismo do PPGJOR/UFSC, é uma das finalistas do prêmio Compós 2023.

Na tese, o pesquisador investiga o ensino de Jornalismo nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), aborda questões como, racismo epistêmico, as contradições a respeito da lusofonia e os modos como os países da África produzem conhecimento e exercem o Jornalismo. O trabalho teve a orientação do professor Eduardo Meditsch e defendido em dezembro de 2022.

Para desenvolver este estudo o pesquisador  passou 8 meses em Angola, Moçambique e Cabo Verde, acompanhando in loco os modelos de ensino do Jornalismo de cada país. “Recebi a notícia que sou um dos finalistas com bastante entusiasmo, tanto pelo alto nível dos trabalhos selecionados quanto pelo fato de ver estudos decoloniais serem reconhecidos pelo campo acadêmico. Foi, sem dúvidas, a experiência mais enriquecedora da minha vida”, relata Edwin que, além de pesquisador do PPGJOR, é jornalista e professor efetivo do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela visa incentivar a qualidade da produção científica no âmbito dos Programas de pós-graduação em Comunicação e dar mais visibilidade a essa produção. A lista com os finalistas pode ser conferida no site da Compós.

Tags: PPGJOR2023prêmio Compós 2023prêmios