Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Professor do PPGJOR publica livro sobre o populismo da extrema direita pela editora Palgrave-Macmillan

    Publicado em 14/02/2025 às 11:34

    Acaba de ser publicado The Palgrave Handbook on Right-Wing Populism and Otherness in Global Perspective, livro organizado por Rogério Christofoletti, professor do PPGJOR, e por Rui Alexandre Novais (Universidade Católica Portuguesa) para a coleção Global Political Sociology da Palgrave-Macmillan, uma das editoras mais prestigiadas do mundo acadêmico. Com 489 páginas, o livro traz 23 capítulos abordando o fenômeno do populismo de extrema-direita nos Estados Unidos, Alemanha, México, Hungria, Polônia, Bielorrússia, Turquia, Itália, Espanha, Portugal e Brasil. Na coletânea, os autores ressaltam que – apesar das diferenças geográficas – existe uma característica fundamental para a recente ascensão de políticos populistas de direita e extrema direita em todo o mundo: eles se apoiam em conflitos excludentes e divisões morais, reforçando uma alteridade nociva, do tipo nós contra eles. No livro, os capítulos são divididos em duas partes: alteridade ascendente e descendente.  Na primeira, os populistas de extrema-direita se colocam contra um estamento mais alto, tendo como alvo as elites estabelecidas e seus aliados. No outro extremo, a alteridade descendente funciona quando os populistas rebaixam setores da sociedade, transformando-os em outsiders ou bodes expiatórios. Mais de 35 autores que pesquisam o tema assinam os capítulos, o que deu ao livro uma abordagem abrangente e multidisciplinar das expressões desse fenômeno que interessa, seduz e assusta a todos.


  • Pesquisadores do PPGJor publicam estudo sobre desinformação em revista da UnB

    Publicado em 14/02/2025 às 11:19

    O doutorando Luiz Henrique Zart e a professora Rita de Cássia Romeiro Paulino, do PPGJOR, acabam de publicar o artigo “Desinformação em sala: percepções de estudantes de Jornalismo” no número anual da revista Linhas Críticas, editada pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). O trabalho interpreta percepções de graduandos em Jornalismo de uma universidade da serra catarinense sobre desinformação.

    A pesquisa, feita por meio da aplicação de formulário on-line, procura compreender de que forma os estudantes definem o fenômeno, como consomem informação e de que maneira percebem e interpretam a relação entre Jornalismo e desinformação. A partir de como os alunos se informam, o artigo indica de que forma isso pode se refletir na formação acadêmica de futuros jornalistas que, “imersos na dinâmica digital, se deparam com conteúdos distorcidos, enganosos, mentirosos ou desinformativos”.

    Os pesquisadores apontam que é preciso desenvolver capacidade crítica, tratando da crítica midiática e do combate à desinformação, a serem estimulados nas universidades, na formação profissional: “com currículos que invistam na formação teórico-metodológica e epistemológico-reflexiva, não apenas prática, dos discentes”, ressaltam. O artigo, que pode ser acessado por este link (https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/51083), foi originalmente desenvolvido na disciplina “Tópicos Avançados em Conhecimento e Profissão: Jornalismo e Desinformação”, oferecida pelo professor Rogério Christofoletti e cursada por Zart em um semestre anterior.


  • Calendário PPGJOR 2025

    Publicado em 24/01/2025 às 08:40

    O Colegiado do PPGJOR aprovou o calendário letivo do Programa para 2025. A decisão se deu em reunião ordinária, a partir da proposta feita pela Coordenação e Secretaria. O calendário leva em consideração as bases definidas pelo Conselho Universitário (CUn), com aulas presenciais a partir de 10 de março até 11 de julho. Já o segundo semestre tem início em 11 de agosto e se encerra em 12 de dezembro.

    O calendário completo pode ser conferido aqui.


  • Doutoranda do PPGJor palestra sobre Educomunicação e jornalismo

    Publicado em 20/01/2025 às 20:59

    A doutoranda do PPGJOR/UFSC Ivone Rocha, pesquisadora CNPq do grupo Hipermídia e Lnguagem (Nephi-Jor) vai palestrar sobre “Educomunicação e jornalismo contribuindo na educação para o uso das mídias”.  Ivone vai discutir como a educomunicação se apresenta na contemporaneidade e seu papel potencializador da atividade jornalística. Segundo a pesquisadora, em um cenário de explosão de dados digitais aa educação para o uso responsável das mídias se torna indispensável na formação da cidadania e o jornalismo pode dar efetiva contribuição para a utilização assertiva desses recursos digitais pela sociedade. A palestra faz parte do evento “Seminários de Formação em Literacia Midiática” e ocorrerá no dia 24 de janeiro, às 11h, no canal da Universidade Federal de Juiz de Fora.
    Informações do evento:
    Palestra Educomunicação e jornalismo contribuindo na educação para o uso das mídias
    Local: UFJF /UAlg – Modalidade on-line (Google Meet)
    Data: 24/01 às 11h (BR)
    Haverá emissão de certificado.
    Para se inscrever acesse: https://bit.ly/3P3HO7J


  • Pesquisadores do Girafa e PPGJor publicam artigos nas revistas “Comunicação Midiática” e “Radiofonias”

    Publicado em 02/01/2025 às 10:22

    A recém lançada edição de dezembro da Revista Comunicação Midiática, publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), tem um de seus artigos assinado pelos pesquisadores do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (Girafa) e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da UFSC, Alcides Mafra e Valci Regina Mousquer Zuculoto. Na Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, igualmente edição de dezembro de 2024, assina um artigo o doutor Arnaldo Zimmermann (FURB), egresso do PPGJor e também integrante do Girafa.O ar tigo de Alcides e Valci, intitulado “A reportagem radiofônica e o jornalismo narrativo em podcast no Brasil: pontos de aproximação e possíveis distanciamentos”, foi publicado como um dos melhores trabalhos do 1º Colóquio Internacional Lusofonia em Debate — Comunicações Além-Mar, realizado em maio de 2024 pelo Grupo de Estudos sobre a Nova Ecologia dos Meios da Unesp, em conjunto com a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal). É um extrato da dissertação de mestrado de Alcides, defendida em agosto no PPGJor, sob a orientação da professora Valci, tendo como objeto de estudo a minissérie sonora Praia dos Ossos e analisando a presença de elementos da reportagem radiofônica na construção de podcasts narrativos, além de traçar uma linha temporal histórica do podcasting. “Documento e memória em reportagens radiofônicas especiais: análise sobre a estrutura da série “Histórias da Copa do Mundo” da CBN” é o título do artigo de Arnaldo Zimmermann no periódico Radiofonias. Nele, o pesquisador analisa a estrutura dos 75 capítulos da série radiofônica da CBN sobre a história de todas as edições da Copa do Mundo de futebol masculino, desde 1930 até as preparações para o mundial de 2022. A análise aborda o potencial do formato radiofônico como documento, tanto na versão hertziana como na internet. A edição de dezembro da revista Radiofonias também traz uma resenha de mais uma integrante do Girafa, a doutoranda do Programa Gessiela Nascimento da Silva. A resenha, com o título “Intersecções sonoras: o podcasting e suas implicações na mídia australiana”, aborda a quinta edição de “The Media and Communications in Australia”, organizada pela Bridget Griffen Foley e Sue Turnbull (2024).

     

     


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.