O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Secretária de Políticas de Ações Afirmativas e Combate ao Racismo participa do lançamento do relatório de pesquisa sobre desigualdades sociais produzido por pesquisadores do PPGJOR e PPGSP

14/03/2025 15:57

A Secretária Nacional de Políticas de Ações Afirmativas e Combate ao Racismo, Márcia Lima, vai estar presente no evento de lançamento do relatório da pesquisa sobre desigualdades sociais produzido pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), nesta segunda-feira, dia 17 de março. A investigação feita junto ao Lastro, grupo de pesquisa interdisciplinar que estuda as relações de trabalho, suas dinâmicas sociais, econômicas e políticas, foi coordenada pelo professor Jacques Mick, do PPGJOR e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política. O estudo vai apresentar os resultados da pesquisa intitulada Desigualdades sociais no trabalho por conta própria: análises interseccionais de raça, classe e gênero. O evento acontece às 9h, no auditório do EFI – Espaço Físico Integrado da UFSC, no campus Trindade, em Florianópolis. Essa é a segunda edição de um estudo sobre desigualdade no trabalho por conta própria, ou seja, aquele em que o trabalhador não tem vínculo formal. Além de Jacques, a pós-doutoranda do PPGJOR, Andressa Kikuti, também integra o corpo colaborativo da pesquisa. Jacques foi um dos autores da primeira etapa da investigação realizada com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2019. Vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia. Esta parte da pesquisa resultou no livro intitulado Viver por conta própria, publicado em parceria com o professor João Carlos Nogueira, que destaca o trabalho informal por conta própria como um fenômeno histórico e estrutural do desenvolvimento brasileiro. Na segunda etapa, que se refere à pesquisa atual, foram condensados dados da PNAD de 2023 e feita uma comparação com os dados de 2019, com a colaboração do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e da Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro). A participação no evento garante um certificado de atividade de extensão com carga horária de 3 horas. A inscrição é gratuita e pode ser realizada através do Sympla. Clique aqui.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.