Pesquisadoras do PPGJOR participam de livro sobre gênero, direitos, políticas e resistências

16/12/2025 15:47

Da esquerda para a direita, Thais Araujo, Terezinha Silva e Daiane Bertasso durante o lançamento do livro. Foto: Reprodução/Instagram de Thais Araujo.

Alunas, professoras e egressas do PPGJOR integram o livro “Para criar um outro mundo possível”, lançado na última sexta-feira, dia 12, no Espaço Cultural Gênero e Diversidades – IEG, na UFSC. Publicada pela editora Pimenta Cultural, a obra celebra os 30 anos do “Seminário Internacional Fazendo Gênero” e reúne reflexões feministas sobre gênero, direitos e transformação social, produzidas de forma coletiva.
A doutoranda Thais Araujo e a professora Terezinha Silva assinam o capítulo “A qualificação da cobertura jornalística de feminicídios e o documentário como ferramenta educativa”, em coautoria com a diretora de cinema Adriane Canan. O texto se constrói a partir de reflexões do documentário “História mal contada: os feminicídios na cobertura jornalística” e discute o papel do audiovisual e do cinema na sensibilização e no diálogo com a sociedade sobre a violência de gênero. 
O vídeodocumentário é parte de uma pesquisa mais ampla intitulada “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”. A investigação é desenvolvida pelo Grupo Transverso, coordenado por Terezinha, do qual Thais é pesquisadora. O estudo realiza o levantamento de casos de feminicídios ocorridos em Santa Catarina e noticiados pela imprensa a partir de março de 2015, data da promulgação da Lei nº 13.104/15, conhecida como Lei do Feminicídio. O material busca estimular o debate sobre o papel do jornalismo na prevenção e no combate ao feminicídio. Produzido pela Lilás Filmes, o documentário traz depoimentos de mulheres, especialistas, representantes de movimentos sociais e pesquisadoras.
Além do capítulo com a professora Terezinha, Thais também assina o texto “Contra o fim do mundo, com afeto e organização: os desafios e possibilidades de construir um evento feminista”, em coautoria com integrantes da organização do evento.
Pesquisadoras do PPGJOR ainda fizeram parte da organização do evento. A comissão de comunicação foi coordenada pela professora Daiane Bertasso, enquanto a comissão de atividades artísticas e culturais contou com a participação das mestres pelo Programa Karla Quint e Helena Oliveira.
Para acessar o e-book, bem como os detalhes da edição, acesse: https://www.pimentacultural.com/livro/criar-outro-mundo/ 

Homologação Final do Resultado – Vitória da chapa “Por um PPGJOR cada vez melhor”

16/12/2025 15:36

Informativo nº 07/CE/PPGJor/2025

Decorrido o prazo legal para eventuais recursos ao resultado da Eleição da Coordenação e Subcoordenação do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e não tendo recebido qualquer manifestação, a Comissão Eleitoral designada pela PORTARIA N.º 202/2025/CCE, em consonância com o EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 25/2025/CCE e com os Informativos 01, 02, 03, 04, 05 e 06/CE/PPGJor/2025, comunica a homologação final do resultado da votação, com a vitória da chapa “Por um PPGJOR cada vez melhor”, composta por Profa. Dra. Maria Terezinha da Silva na Coordenação e Prof. Dr. Rogério Christofoletti na Subcoordenação.

A eleição da Coordenação e Subcoordenação do PPGJOR transcorreu normalmente na sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, das 08h às 15h, em votação presencial, no Departamento de Jornalismo, sala 018, cumprindo o Edital de Convocação.

O resultado apurado foi: dos 15 integrantes do Colegiado do PPGJOR aptos ao voto, 13 compareceram às urnas; 13 votos depositados; 02 ausências; 13 votos na chapa “Por um PPGJOR cada vez melhor” e zero votos em branco.

A Comissão Eleitoral parabeniza a professora Maria Terezinha da Silva e o professor Rogério Christofoletti, eleitos para um mandato de dois (02) anos, a partir de 01 de março de 2026, e deseja desde já uma excelente gestão. Agradece a ambos e aos/às demais colegas e estudantes que participaram e contribuíram para a realização da eleição, garantindo a normalidade e o êxito do processo.

Tags: Eleições PPGJor 2025

Resultado preliminar da votação e prazo para recursos

16/12/2025 15:33

Informativo nº 06/CE/PPGJor/2025

A Comissão Eleitoral designada pela PORTARIA N.º 202/2025/CCE, em consonância com o EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 25/2025/CCE e com os Informativos 01/CE/PPGJor/2025, 02/CE/PPGJor/2025, 03/CE/PPGJor/2025, 04/CE/PPGJor/2025 e 05/CE/PPGJor/2025, visando a eleição do(a) Coordenador(a) e do(a) Subcoordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, comunica o resultado preliminar da votação e abre prazo para eventuais recursos.

A votação ocorreu normalmente nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, das 08h às 15h, presencialmente, no Departamento de Jornalismo, sala 018, cumprindo o Edital de Convocação. E logo após o encerramento, a Comissão Eleitoral procedeu à apuração, chegando ao seguinte resultado:

– 15 integrantes do Colegiado do PPGJOR aptos ao voto;

– 13 compareceram às urnas/13 votos depositados; – 02 ausências;

-13 votos na Chapa “Por um PPGJOR cada vez melhor”, composta por Profa. Dra. Maria Terezinha da Silva para a Coordenação e Prof. Dr. Rogério Christofoletti Subcoordenação;

– zero votos em branco.

Foi aberto um prazo para eventuais recursos até às 09h de segunda feira, dia 15 de dezembro de 2025, através do e-mail da presidenta da CE valzuculoto@hotmail.com

Transcorrido este período recursal, a Comissão Eleitoral divulgará a homologação definitiva do resultado.

Tags: Eleições PPGJor 2025

Professor do PPGJOR representa SC no Congresso de Jornalistas

15/12/2025 15:04

O professor do PPGJOR Rogério Christofoletti foi um dos delegados de Santa Catarina no 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Brasília, de 10 a 13 de dezembro. O evento é o mais importante encontro da categoria profissional e foi promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), reunindo delegações de 22 estados. Com o tema “Os desafios do jornalismo: de Gutenberg à Inteligência Artificial”, o congresso teve painéis com especialistas que discutiram sustentabilidade, impactos da IA e pejotização, entre outros temas.
Quinze moções e dez teses foram aprovadas nas plenárias. “Apresentamos uma tese sobre a necessidade de enfrentar urgentemente o assédio judicial e os ataques digitais contra jornalistas, e a categoria aprovou a proposta por unanimidade”, comenta Christofoletti. A tese convoca a Fenaj e os sindicatos de todo o país a promoverem campanhas informativas sobre os temas, além do encorajamento de vítimas a apresentarem denúncias ao Observatório da Violência contra Jornalistas e Comunicadores, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A tese também defende que as entidades de classe pressionem o governo federal e o Congresso Nacional a aprovarem leis específicas e a implementarem políticas públicas mais protetivas para garantir o exercício jornalístico.
Além de Christofoletti, participaram do Congresso como delegados catarinenses o presidente do sindicato estadual, Fábio Bispo, e a diretora Cristina de Marco. Durante o Congresso a nova diretoria da Fenaj também tomou posse, e o professor do PPGJOR assumiu a secretaria de Educação, Cultura e Aperfeiçoamento Profissional, função ocupada antes por outra professora do programa, Valci Zuculoto.

Coordenação do PPGJOR é eleita para o próximo biênio

12/12/2025 16:58

A chapa “Por um PPGJOR cada vez melhor” foi eleita nesta sexta-feira, 12 de dezembro, para dirigir o PPGJOR/UFSC no biênio 2026–2028. A votação aconteceu das 8h às 15h, conforme o cronograma do Edital de Convocação nº 25/2025/CCE. O colégio eleitoral foi composto pelo corpo docente permanente do Programa e pela representação discente no colegiado.
A nova gestão será formada pela professora Maria Terezinha da Silva, que assume a coordenação, e pelo professor Rogério Christofoletti, que vai ocupar a subcoordenação. A chapa única recebeu 100% dos votos válidos.
Os professores eleitos têm atuação consolidada no PPGJOR e já estiveram juntos na coordenação do Programa no biênio 2020-2022. Graduada em Jornalismo pela UFSC, Terezinha é doutora, mestre em Educação e líder do grupo de pesquisa Transverso: Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica, com estudos voltados ao jornalismo, problemas públicos, mobilizações sociais, violência de gênero e cobertura de feminicídios.
Christofoletti é jornalista, pesquisador do CNPq e líder do Laboratório de Qualidade Informativa (Qual-i). Criou o Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), além de desenvolver outras produções reconhecidas nas áreas de ética, transparência, media accountability e credibilidade jornalística.