Bolsas Fapesc: Comissão orienta interessados sobre seleção

03/12/2021 18:55

A Comissão Permanente de Bolsas do PPGJOR/UFSC divulga as orientações e os critérios para seleção de discentes do Programa interessados em concorrer a bolsas de Mestrado e Doutorado previstas no edital nº 48/2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), lançado no último dia 1º.

O edital Fapesc (e sua retificação) tem o objetivo de fomentar projetos de pesquisa de desenvolvimento científico, tecnológico e inovação, através de bolsas de mestrado e doutorado acadêmicos e profissionais, vinculados às instituições de ensino superior de Santa Catarina. Cada Programa de Pós-Graduação receberá até duas bolsas de Mestrado e até duas bolsas de Doutorado.

Alunas e alunos do Mestrado e Doutorado do PPGJOR interessados devem ler com atenção as orientações e seguir os prazos estabelecidos no cronograma. As inscrições no processo de seleção interna no Programa acontecem de 4 a 12 de dezembro.

Tags: bolsas 2021Fapescgestão do PPGJOR

Juliana Rosas defende tese sobre ombudsman de imprensa

03/12/2021 07:41

Na próxima segunda-feira (6), a partir das 14 horas, Juliana de Amorim Rosas, doutoranda do PPGJOR, defende a tese “Quem vigia os vigilantes? O ombudsman e a teoria da crítica de imprensa”, orientada pelo professor Rogério Christofoletti. A banca de avaliação é formada pelos professores Fernando Oliveira Paulino (UnB), Kelly Prudencio (UFPR) e Jacques Mick (UFSC).

A pesquisa examina a crítica do ombudsman à luz da Teoria da Crítica de Imprensa, traçada pela pesquisadora americana Wendy Wyatt em livro de 2007. A crítica jornalística é analisada em colunas de ombudsman publicadas nos jornais Correio da Paraíba, Folha de S. Paulo e O Povo, do Ceará. O ombudsman de imprensa tradicionalmente está incumbido de atender os leitores e realizar crítica do veículo onde trabalha.

A tese está dividida em oito capítulos e o empírico é apresentado em duas partes, com colunas publicadas em meados dos anos 1990 – década de maior influência e proliferação do ombudsman, e em 2019 – quando se comemorou 30 anos do surgimento da função no país. A análise apresenta características textuais e da função nos três jornais analisados, identifica a crítica de imprensa encontrada e suas implicações para o jornalismo e a democracia. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, auxiliada pelo software Iramuteq. Entre as conclusões, constata-se que, de modo predominante, veículos noticiosos e ombudsmans possuem visão distinta de modelos democráticos no jornalismo e poucas vezes a crítica alcança o ideal deliberativo proposto pela Teoria da Crítica de Imprensa.

A sessão de defesa acontece por vias remotas, seguindo as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, e pode ser acompanhada por este link. Estudantes do PPGJOR podem registrar sua presença aqui.

Tags: Defesasmestrandos e doutorandos

Nephi-Jor lança livro sobre jornalismo e plataformas digitais

02/12/2021 17:23

“Jornalismo e plataformização: abordagens investigativas contemporâneas” é o quarto livro do Nephi-Jor/Grupo Hipermídia e Linguagem/CNPq, publicado pela Editora Insular. Organizado pelas professoras do PPGJOR Raquel Ritter longhi, Stefanie Carlan da Silveira e Rita Paulino, a obra é uma produção conjunta dos pesquisadores do grupo de investigação e reúne contribuições sobre as pesquisas em andamento a respeito de “um mundo de plataformas, no qual grande parte das esferas da vida é percebida ou experienciada por meio de plataformas, sejam elas aplicativos, artefatos, serviços on-line ou softwares”, segundo as autoras.

Em onze capítulos, 15 autores se preocupam em desvendar alguns temas necessários para entender a plataformização e sua conexão com o Jornalismo. Os textos apresentam, discutem e analisam aspectos desses fenômenos sócio-técnicos e configuram uma amostra do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/Nephi-Jor em 2021.

O livro está dividido em quatro seções: Plataformas e marcas jornalísticas; Plataformas, sociedade e política; Plataformas e narrativas jornalísticas e Plataformas, algoritmos e usabilidade. Tem 242 páginas e os capítulos são assinados por mestrandos, doutorandos, professoras e egressos do PPGJOR: Alessandra Natasha Costa Ramos, Ana Marta Moreira Flores, Janara Nicoletti, Jéssica Karina Weirich, Kérley Winques, Lia Gabriela Pagoto, Mariane Pires Ventura, Marina Lisboa Empinotti, Olga Clarindo Lopes, Raquel Ritter Longhi, Ricardo Aoki, Rita de Cássia Romeiro Paulino, Stefanie Carlan da Silveira e Thaísa Brandão Comber.

Tags: egressosgrupos de pesquisamestrandos e doutorandosnephijorprofessorespublicações

Lançado o Observatório UFSC com mais de 300 indicadores sobre 21 áreas de atuação da Universidade

01/12/2021 08:48

A Universidade Federal de Santa Catarina lançou ontem, 30, o Observatório UFSC, ferramenta de transparência do desempenho da instituição em 21 áreas de atuação. A plataforma online permite a visualização simples e intuitiva de mais de 300 indicadores sobre ensino, pesquisa, extensão, inovação, internacionalização e gestão. Também estão disponíveis dados sobre ações nas áreas da cultura, esporte, assistência estudantil, ações afirmativas, vestibular, Covid-19 e estágios. O Observatório UFSC permite ainda acessar a posição da UFSC em rankings acadêmicos nacionais e internacionais.

Lançada a plataforma, os próximos passos são a automatização dos sistemas alimentadores de dados, a incorporação de novos painéis e temas de consulta, e a internacionalização do Observatório, para que esteja disponível também em outros idiomas.

Em breve também deve ser instalado um painel físico no hall da Reitoria para a visualização dos visitantes.

Acesse o Observatório UFSC aqui.

Tags: transparênciaufsc

Colegiado elege nova coordenação para o PPGJOR

30/11/2021 09:15

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo elegeu na sexta-feira passada, 26, as professoras Rita de Cássia Romeiro Paulino e Stefanie Carlan da Silveira para os cargos de coordenadora e subcoordenadora do Programa. A eleição se deu pelo sistema e-Democracia de votação eletrônica e, de acordo com a Comissão Eleitoral, a chapa única teve 14 votos, todos os depositados na urna eletrônica. Em comunicado oficial, a Comissão Eleitoral proclamou o resultado hoje, 30, após período de apresentação de recurso.

Rita Paulino é professora da UFSC desde 2011 e já foi por duas vezes subcoordenadora do PPGJOR, entre 2014 e 2016 e entre 2018 e 2020. Tem graduação em Educação Física, mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Cumpriu estágio pós-doutoral na Ryerson University, no Canadá. É pesquisadora de webdesign, newsgames, jornalismo de dados, redes sociais e tecnologias aplicadas ao jornalismo.

Stefanie Carlan da Silveira atua como docente na UFSC desde 2018 e já foi coordenadora de Extensão do Departamento de Jornalismo, entre outras funções. Tem graduação em Jornalismo, mestrado em Comunicação e Informação, e doutorado em Ciências da Comunicação. É pesquisadora de jornalismo digital, de inovação no jornalismo e de mídias sociais online.

As professoras foram eleitas para um mandato de dois anos, a contar de 1º de março de 2022.

Tags: coordenaçãogestão do PPGJORprofessores

Mestrando defende dissertação sobre convergência em rádios comunitárias maranhenses

29/11/2021 07:38

O mestrando do PPGJOR Jefferson Sousa defende amanhã, 30, a dissertação intitulada “Dos Herts aos Bits: O radiojornalismo comunitário maranhense em ambiente convergente”. A banca acontece a partir das 15 horas, de forma remota, e pode ser acompanhada por este link. Os professores Eduardo Meditsch, Ed Wilson Araújo e Katia Fraga são os avaliadores da pesquisa. A sessão será presidida pela orientadora Valci Zuculoto. A lista de presença para mestrandos e doutorandos do PPGJOR pode ser assinada aqui.

Na pesquisa, Jefferson verifica se e como as emissoras comunitárias regularizadas maranhenses utilizam das potencialidades e possibilidades tecnológicas em seus produtos radiojornalísticos. Ao todo, o mestrando observa 20 rádios comunitárias que têm presença em plataformas digitais e redes sociais. A pesquisa usou abordagem multimétodos, com análise documental, análise quali-quanti e observação simples.

A dissertação é dividida em quatro capítulos. No primeiro, são detalhados os passos metodológicos da pesquisa e suas implicações no objeto de estudo. O segundo trata das abordagens epistemológicas sobre as rádios comunitárias brasileiras, suas histórias e a luta constante pelo direito a ter voz. No terceiro capítulo, o mestrando descreve como as emissoras comunitárias utilizam das tecnologias emergentes em tempos de convergência tecnológica e midiática. No último capítulo, são feitas as análises das rádios estudadas, detalhando como essas emissoras usufruem das tecnologias emergentes em seus produtos radiojornalísticos.

A análise aponta que os recursos da convergência têm sido subutilizados pelas rádios comunitárias. Conclui-se que essas emissoras podem ter no ambiente digital uma oportunidade para ampliar seu contato com o ouvinte internauta, sua produção radiojornalística local e hiperlocal, e ainda como melhorar sua renda, por meio de financiamento coletivo. Além disso, outras formas e formatos de produtos radiojornalísticos estão em evidência no ciberespaço.

Tags: Defesasmestrandos e doutorandos

Capítulo de pesquisadores do PPGJOR em e-book

24/11/2021 16:29

Seis pesquisadores do PPGJOR assinam um dos capítulos do e-book “Arranjos jornalísticos alternativos e independentes no Brasil: organização, sustentação e rotinas produtivas”, lançado pelo Centro de Pesquisa em Comunicação & Trabalho (CPCT) e organizado por Roseli Figaro e Cláudia Nonato. Baixe aqui.

As doutorandas Andressa Kikuti e Suelyn Cristina Carneiro Luz, o doutorando Dairan Paul, a mestranda Natasha Ramos, o mestrando Jefferson Sousa e o professor Jacques Mick são autores de “A serviço da comunidade, da causa ou do capital: os arranjos jornalísticos alternativos em Santa Catarina”. O texto é uma adaptação de artigo publicado na revista Brazilian Journalism Research.

Para marcar o lançamento, o CPCT está organizando uma live no próximo dia dois de dezembro com participação de autores do e-book – entre eles, a doutoranda Andressa Kikuti. O evento será transmitido às 18h no canal da ECA-USP no YouTube.

Tags: mestrandos e doutorandospesquisa em jornalismoprofessorespublicações

Começa hoje a 11ª Jornada Discente

22/11/2021 13:55

Com o tema “Impactos da pandemia no Jornalismo – profissão, saúde mental de pesquisadores e produção de conhecimento no campo”, começa hoje, 22, a 11ª edição da Jornada Discente do PPGJOR, evento organizado e realizado por mestrandos e doutorandos do Programa.

A mesa de abertura é às 19 horas, com a presença da professora Daniela Ribeiro Schneider, do Departamento de Psicologia da UFSC e pesquisadora responsável pelo estudo “Estilos de Vida e Saúde Mental da População da UFSC em tempos de COVID-19”, e da professora e jornalista Janara Nicoletti, que pesquisa precarização do trabalho, qualidade jornalística, riscos e violência contra jornalistas. Compõem ainda a mesa o coordenador do PPGJOR, Rogério Christofoletti, e o mediador, o professor Jacques Mick.

Seguindo os protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, a 11ª Jornada Discente acontece em modalidade remota, sendo necessário fazer inscrição para acompanhar os debates e as apresentações de trabalho. A programação se estende até a quinta, dia 25.

Tags: 11ª Jornada DiscenteEventosJornada Discente

Colegiado aprova calendário letivo 2022

19/11/2021 19:15

O Colegiado do PPGJOR aprovou hoje, 19, o calendário letivo do Programa para 2022. A decisão se deu em reunião ordinária a partir da proposta feita pela Coordenação e Secretaria. O calendário leva em consideração as bases definidas pelo Conselho Universitário (CUn) com aulas presenciais a partir de abril. Cada semestre terá 15 semanas, e o intervalo entre cada etapa coincidirá com recesso da graduação. O primeiro semestre de 2022 começa no PPGJOR em 11 de abril e vai até 29 de julho. O segundo semestre tem início em 29 de agosto e se encerra em 9 de dezembro.

O calendário completo pode ser conferido aqui.

Tags: coronavírus; saúde; prevenção; UFSCgestão do PPGJORPPGJor

Egresso palestra para editores de revistas

18/11/2021 18:02

O professor Marcelo Barcelos, egresso do PPGJOR, é o convidado da Associação Nacional dos Editores de Revista (ANER) para o seu ciclo de palestras aos gestores do setor. O Café com ANER acontece na próxima terça-feira, dia 23, às 15 horas, com o tema “O futuro do jornalismo em tempos de 5G”. Barcelos deve abordar inovações tecnológicas e adaptações da indústria da informação com vistas à adoção da frequência 5G da telefonia, cujo espectro de frequência foi leiloado há algumas semanas.

Marcelo Barcelos fez mestrado e doutorado no PPGJOR, investigando temas como Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT), e mantém vínculos com o Programa como pesquisador associado do Nephi-Jor.

A palestra é aberta, gratuita, mas requer inscrição neste link.

Tags: egressosEventosinovaçãopesquisa em jornalismo