Pesquisadoras do PPGJOR participam de livro sobre gênero, direitos, políticas e resistências

Da esquerda para a direita, Thais Araujo, Terezinha Silva e Daiane Bertasso durante o lançamento do livro. Foto: Reprodução/Instagram de Thais Araujo.
Alunas, professoras e egressas do PPGJOR integram o livro “Para criar um outro mundo possível”, lançado na última sexta-feira, dia 12, no Espaço Cultural Gênero e Diversidades – IEG, na UFSC. Publicada pela editora Pimenta Cultural, a obra celebra os 30 anos do “Seminário Internacional Fazendo Gênero” e reúne reflexões feministas sobre gênero, direitos e transformação social, produzidas de forma coletiva.
A doutoranda Thais Araujo e a professora Terezinha Silva assinam o capítulo “A qualificação da cobertura jornalística de feminicídios e o documentário como ferramenta educativa”, em coautoria com a diretora de cinema Adriane Canan. O texto se constrói a partir de reflexões do documentário “História mal contada: os feminicídios na cobertura jornalística” e discute o papel do audiovisual e do cinema na sensibilização e no diálogo com a sociedade sobre a violência de gênero.
O vídeodocumentário é parte de uma pesquisa mais ampla intitulada “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”. A investigação é desenvolvida pelo Grupo Transverso, coordenado por Terezinha, do qual Thais é pesquisadora. O estudo realiza o levantamento de casos de feminicídios ocorridos em Santa Catarina e noticiados pela imprensa a partir de março de 2015, data da promulgação da Lei nº 13.104/15, conhecida como Lei do Feminicídio. O material busca estimular o debate sobre o papel do jornalismo na prevenção e no combate ao feminicídio. Produzido pela Lilás Filmes, o documentário traz depoimentos de mulheres, especialistas, representantes de movimentos sociais e pesquisadoras.
Além do capítulo com a professora Terezinha, Thais também assina o texto “Contra o fim do mundo, com afeto e organização: os desafios e possibilidades de construir um evento feminista”, em coautoria com integrantes da organização do evento.
Pesquisadoras do PPGJOR ainda fizeram parte da organização do evento. A comissão de comunicação foi coordenada pela professora Daiane Bertasso, enquanto a comissão de atividades artísticas e culturais contou com a participação das mestres pelo Programa Karla Quint e Helena Oliveira.
Para acessar o e-book, bem como os detalhes da edição, acesse: https://www.pimentacultural.com/livro/criar-outro-mundo/




O professor do PPGJOR Rogério Christofoletti foi um dos delegados de Santa Catarina no 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Brasília, de 10 a 13 de dezembro. O evento é o mais importante encontro da categoria profissional e foi promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), reunindo delegações de 22 estados. Com o tema “Os desafios do jornalismo: de Gutenberg à Inteligência Artificial”, o congresso teve painéis com especialistas que discutiram sustentabilidade, impactos da IA e pejotização, entre outros temas.
A chapa “Por um PPGJOR cada vez melhor” foi eleita nesta sexta-feira, 12 de dezembro, para dirigir o PPGJOR/UFSC no biênio 2026–2028. A votação aconteceu das 8h às 15h, conforme o cronograma do Edital de Convocação nº 25/2025/CCE. O colégio eleitoral foi composto pelo corpo docente permanente do Programa e pela representação discente no colegiado.


