PPGJor UFSC realiza II Simpósio Catarinense de Ensino de Jornalismo 

19/11/2024 17:33

Biblioteca Central da universidade será palco das discussões no dia 25 de novembro. Em pauta, a influência de Paulo Freire na profissão e em seu ensino e a curricularização da extensão, entre outros temas

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia o II Simpósio Catarinense de Ensino de Jornalismo no próximo dia 25 de novembro, a partir das 9 horas. O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor), será realizado no auditório Elke Hering na Biblioteca Central da instituição, no campus Trindade, em Florianópolis. A programação também terá transmissão ao vivo pelo canal do PPGJor no YouTube (https://www.youtube.com/@ppgjorufsc).

O simpósio contará com duas mesas temáticas. A primeira abordará as relações entre a obra de Paulo Freire e o Jornalismo, tanto como profissão quanto no âmbito do ensino superior. Para a discussão, estarão presentes o professor Dennis de Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP), em videoconferência, e os professores da UFSC, Jorge Ijuim e Eduardo Meditsch. A professora Isabel Colucci, também da instituição catarinense, fará a mediação. 

O segundo tema em debate será a curricularização da extensão no ensino superior de Jornalismo. A intenção é discutir com representantes de cursos de instituições catarinenses a aplicabilidade da lei que prevê essa ação. Na mesa mediada pela professora Valci Zuculoto (UFSC) estarão também: James Dardam, da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Maiara Maduro, da Associação Educacional Luterana Bom Jesus (Ielusc), Melina Ayres, da UFSC, e Regina Zandomênico, do Centro Universitário Estácio.  

Pela manhã, após a mesa de abertura, haverá um grupo de trabalho sobre Formação Profissional em Jornalismo aberto a todos e todas. Pós-Graduandos(as) em Jornalismo na UFSC, Anderson Baltar, Ediane Oliveira, Giovanna Pavan Franco, Jaine Araújo, Leandra Cruber e Raphaela Ferro vão apresentar pesquisas desenvolvidas a partir das discussões da disciplina ofertada pelo PPGJor sobre Formação Profissional no primeiro semestre de 2024. A sessão será mediada pela pesquisadora Janaíne Kronbauer, doutora egressa do programa.

Haverá emissão de certificados para ouvintes que se inscreverem e preencherem as listas de presença disponibilizadas no dia do evento. As pessoas interessadas em participar podem se inscrever por meio do link: https://forms.gle/SDy2oCx1SbpDtS5n7.

Serviço:

II Simpósio Catarinense de Ensino de Jornalismo

Data: 25/11/2024

Horário: 9h às 18h

Local: Auditório Elke Hering (Biblioteca Universitária Central – UFSC)

 

Programação:

9h – Mesa de Abertura

Eduardo Meditsch (Coordenador do Simpósio)

Carlos Locatelli (Coordenador do PPGJor UFSC)

Valentina Nunes (Coordenadora do JOR UFSC)

Ildo Golfetto (Chefe do Departamento de Jornalismo UFSC)

9h30 – GT Formação Profissional em Jornalismo 

Mediação: Janaíne Kronbauer (UFSC)

Apresentações:

Anderson Baltar (Doutorando PPGJor UFSC)

  • “Um Olhar Freireano sobre a Cobertura Radiofônica de Carnaval”

Ediane Oliveira (Doutoranda PPGJor UFSC)

  • “Contribuições Freireanas e Étnico-Raciais para um Jornalismo Antirracista”

Giovanna Pavan Franco (Mestranda PPGJor UFSC)

  • Atualização dos Estudantes de Jornalismo Face às Tecnologias Emergentes e Currículos Estagnados”

Jaine Araújo (Doutoranda PPGJor UFSC)

  • “Relações Étnico-Raciais na Formação de Jornalistas: Análise de Currículos de Cursos da Região Norte”

Leandra Cruber (Doutoranda PPGJor UFSC)

  • “Sofrimento Ético durante a Formação Profissional: O Que Estagiários Experimentam nas Redações?”

Raphaela Ferro (Doutoranda PPGJor UFSC)

  • “Ensino Laboratorial de Radiojornalismo: Um Olhar a partir da Perspectiva de Gênero”

12h – Intervalo para Almoço

13h30 – Mesa 1: Paulo Freire no Jornalismo e no seu Ensino

Mediação: Isabel Colucci (UFSC)

Expositores

Dennis de Oliveira (USP)

Eduardo Meditsch (UFSC)

Jorge Ijuim (UFSC)

15h30 – Coffee Break

16h – Mesa 2: O Desafio da Curricularização da Extensão

Mediação: Valci Zuculoto (UFSC)

Expositores/as

James Dardam (Furb)

Maiara Maduro (Ielusc)

Melina Ayres (UFSC)

Regina Zandomênico (Estácio)

18h – Encerramento

Pesquisadoras do PPGJOR apresentam trabalho e assinam capítulo em livro no VI Congresso Internacional sobre Democracia Digital

18/11/2024 10:37

A pós-doutoranda Suelyn da Luz e a doutoranda Renatha Giordani, ambas sob supervisão e orientação do professor Carlos Locatelli, participaram do VI Congresso Internacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD), realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, entre os dias 11 e 14 de novembro. Suelyn da Luz apresentou o artigo “Comunicação Pública no contexto de enchentes em Santa Catarina: modelo de gestão social da comunicação para combater a desinformação climática”, que apresenta discussões iniciais de sua pesquisa em andamento no estágio pós-doutoral que realizar no PPGJor. Renatha Giordani apresentou o trabalho intitulado “Eleições municipais de 2024: fluxos informacionais em tráfego pago e nas ações julgadas no TRE-SP”, compartilhando os primeiros testes e análises de sua pesquisa que mapeou conteúdos produzidos e judicializados na campanha eleitoral digital das eleições municipais de 2024, em São Paulo. Ainda durante o congresso, foi lançado o livro Democracia, desinformação e radicalização: As mídias digitais e as eleições de 2022 no Brasil, organizado pelos pesquisadores Eurico Matos e Arthur Ituassu e publicado pela editora PUC-Rio. Renatha Giordani, em coautoria com o professor Carlos Locatelli, contribuíram com o capítulo “Comunicação como objeto de controvérsia: ações impetradas na campanha presidencial e as decisões do TSE”, que apresenta resultados de sua pesquisa de mestrado. O INCT-DD é uma rede internacional de pesquisa composta por mais de 80 profissionais, que se dedicam a estudar as tecnologias na expansão e melhoria de processos democráticos. Saiba mais em www.inctdd.org.

Pesquisadores do PPGJor apresentam trabalho em Seminário na Espanha

18/11/2024 10:30

Alcides Mafra, mestre egresso do PPGJor, e Valci Zuculoto, professora do Programa, estão entre os pesquisadores que apresentaram trabalhos no 28º Seminário Acadêmico Internacional da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (Apec), realizado entre 13 e 15 de novembro na Universitat de Barcelona.

Alcides e Valci participaram da etapa online do encontro, no grupo de trabalho “20 anos de Podcasts: Brasil no cenário Iberoamericano”. Os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentaram, nesta sexta-feira (15), o trabalho “O Brasil na ‘Segunda Era’: uma análise do ‘boom’ de podcasts narrativos no país desde O Caso Evandro aos dias atuais”.

O artigo é um produto da dissertação de mestrado de Alcides, defendida em agosto pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da UFSC e orientado pela professora Valci, e que teve como tema o jornalismo narrativo em podcast. Ambos integram o Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (Girafa).

Com o tema Diáspora científica e a diversidade cultural na Pesquisa, o 28º Seminário Acadêmico Internacional da Apec tem como objetivo estimular o intercâmbio científico entre países e promover a diversidade cultural. O evento conta com apoio da Universitat de Barcelona, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e da Rede de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos da Universidade Federal de Goiás (REIA-UFG).

Egressos do PPGJor são premiados na SBPJor 2024

12/11/2024 14:45

O PPGJor esteve representado na solenidade de premiação do Prêmio Adelmo Genro Filho 2024m durante a SBPjor 2024, por dois alunos egressos.

Mateus Costa Nunes foi vencedor na categoria Mestrado, com a sua dissertação intitulada “Algoritmos e Humanos, Parceiros de Redação: A cobertura do portal G1 nas eleições municipais de 2020”. O trabalho foi orientado pela professora Drª. Stefanie Carlan da Silveira. As professoras Valci Zuculoto e Raquel Longhi representaram o egresso na solenidade.

Na categoria Doutorado, Andressa Kikuti Dancosky, atualmente pós-doutoranda do Programa, recebeu menção honrosa pela sua tese intitulada “Risco biográfico e trajetórias profissionais de jornalistas no Brasil: uma análise longitudinal feminista de 3 mil currículos do LinkedIn”. O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Jaques Mick.

O Prêmio Adelmo Genro Filho é uma iniciativa importante para promover o desenvolvimento e o reconhecimento de pesquisas inovadoras no campo do jornalismo, incentivando tanto pesquisadores iniciantes quanto profissionais experientes. A premiação inclui trabalhos nas categorias de Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica ou Trabalho de Conclusão De Curso, Pesquisa Aplicada e uma premiação para pesquisador sênior.

 

PPGJor tem presença marcante no lançamento de livros da SBPJor 2024

12/11/2024 14:06

Professores, alunos e egressos do PPGJor estão presentes em nove livros lançados na SBPJor 2024. Eles estão na organização, em capítulos e prefácios de coletâneas e na publicação de livros autorais.

Entre os livros autorais está a obra “Reportagem radiofônica contemporânea: redefinição das modalidades no dial e na web”, de Arnaldo Zimmermann, doutor pelo Programa. O livro, editado pela editora Fi em parceria com a editora da SBPJor, analisa as transformações da reportagem radiofônica ao longo das décadas até a atualidade, a partir da categorização para as modalidades deste formato no espaço tradicional do dial e na web. O prefácio é assinado pelos professores Valci Zuculoto e Eduardo Meditsch.

Também egressa do curso, a doutora Magali Moser lançou o livro “O método da reportagem: um estudo a partir de depoimentos de repórteres especiais”, editado pela editora da SBPJor. O trabalho volta-se para a reportagem em profundidade, que transgride os limites, condicionamentos e restrições impostos pelas rotinas e padrões dominantes da indústria jornalística. Para tanto, busca identificar modos de compreender a reportagem na literatura sobre jornalismo, contextualizar historicamente sua trajetória, além de analisar e sistematizar as visões dos(as) repórteres especiais sobre os saberes que acionam na produção de reportagens. O prefácio é do professor Eduardo Meditsch.

Ainda entre os livros autorais, destaca-se o do doutorando do PPGJor Anderson Baltar que lançou a obra “O radiojornalismo pede passagem: a cobertura do desfile da Grande Rio em 2022”. Trata-se de um estudo sobre a cobertura radiofônica do Carnaval carioca, fruto de sua dissertação de mestrado, defendida no  Programa. O livro, editado pela Insular, oferece uma análise detalhada de como três grandes emissoras — Tupi, Roquette Pinto e Arquibancada — acompanharam o desfile da Acadêmicos do Grande Rio, campeã do Carnaval carioca de 2022. Na obra, Baltar explora a estrutura e as particularidades do radiojornalismo durante o maior espetáculo da cultura popular brasileira.

Quanto à organização de livros, a professora Cárlida Emerim integra a equipe de organização de duas obras lançadas na SBPJor 2024. O livro “Caco Barcellos 50 anos de jornalismo” apresenta a trajetória do profissional e suas contribuições ao Jornalismo Brasileiro, ao completar 50 anos de profissão. A obra foi editada pela Insular.

O outro livro da qual a professora é uma das organizadoras é intitulado “As Inteligências do Telejornalismo” e se trata do décimo oitavo volume da Coleção Jornalismo Audiovisual. São 16 textos, de 31 autores e autoras, organizados em três partes: “Pertenças e práxis do telejornalismo”, “Tecendo o jornalismo audiovisual” e “Tecnologias no tempo presente em tela”. São contribuições científicas à reflexão crítica e sistemática da verdade na prática jornalística contemporânea em meio às tecnologias do tempo presente. Neste livro, além da organização, a professora assina o capítulo “Jornalismo audiovisual nas redes sociais: a inteligência narrativa do telejornalismo ainda é uma estratégia de legitimação da informação?”. Na mesma obra, a professora Fabiana Piccinin e a doutoranda do PPGJor Yaskara Ferreira Pinto são autoras de um capítulo. Trata-se do texto “Narrativas breves, cotidianas e feitas para seduzir: Considerações sobre o jornalismo audiovisual nas plataformas”.

O professor Rogério Christofoletti foi organizador da obra “Credibilidade Jornalística”, editada pela Insular, também lançada durante a SBPJor 2024. O livro propõe discutir a credibilidade como um distintivo social muito valorizado no mercado das ideias. Para o Jornalismo, é também uma condição de sobrevivência, já que é ponto de partida para a prática de bem informar. Resultado de uma pesquisa de três anos, envolvendo cientistas de todas as regiões do Brasil, o livro oferece contribuições teóricas, reflexivas e metodológicas para a busca de um jornalismo melhor e mais confiável. Além da organização, Rogério assina dois capítulos na obra. Um com a doutoranda do PPGJor, Denise Becker, intitulado “Elementos para uma teoria da confiança e da credibilidade do Jornalismo” e o outro com as doutorandas Kalianny Bezerra e Natália Huff, com o título “Crise de credibilidade no jornalismo: porque devemos questionar essa ideia”.

O doutorando Luiz Henrique Zart é um dos organizadores da obra “Narrativas Midiáticas Contemporâneas: Amazônia(a)”, editado pela Vert. A coletânea é a sétima produzida pela Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami), vinculada à SBPJor e propõe reflexões acerca da Amazônia, desdobrando-se em múltiplas perspectivas e métodos para tratar da complexidade que marca a realidade social, cultural e política dos povos amazônicos. No livro, a egressa do Programa, Magali Moser assina o capítulo “ A centralidade da Amazônia: deslocamentos e interseccionalidades na narrativa de banzeiro òkòtó, de Eliane Brum e o prefácio é assinado pela professora do Programa, Fabiana Piccinin.

Também a professora Rita Paulino integra a obra “Jornalismo, Tecnologia e Cibercultura”, lançado pela Fi Editora. É o quinto livro da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), vinculada à SBPJor. Rita assina o texto “Desafios da pesquisa nas mídias sociais: mapeamento de ações governamentais na comunicação sobre a Covid19 e vacinas no Twitter”. A coletânea apresenta um registro do esforço conjunto dos pesquisadores da JorTec na realização de disciplinas compartilhadas em nível de Pós-Graduação. Intitulada “Estudos e tendências em Cibercultura”. E discute o jornalismo no âmbito da cibercultura a partir de seções intituladas como Perspectivas Contextualizadoras e Perspectivas Problematizadoras.

A professora Beatriz Marocco integra a obra “Fundamentos e Práticas Jornalísticas: aulas-entrevistas com acadêmicos”, publicada pela editora Insular. O livro discute a crise do jornalismo e as práticas jornalísticas, que se mantém com a experiência de aceleração do tempo, a plataformização do conteúdo e a ditadura das métricas. A professora Beatriz assina o capítulo derivado de sua aula-entrevista “Destaque para prática discursiva jornalística”. 

A professora Valci Zuculoto assina um capítulo no e-book “O futuro do jornalismo: crise epistêmica, desinformação e o protagonismo das mulheres jornalistas”, que trata  da “crise de confiança e a disseminação de desinformação, destacando o papel do jornalismo na sociedade atual e refletindo sobre os caminhos possíveis para a profissão”, em referência ao Encontro Nacional da SBPJor de 2023.  O capítulo elaborado por Valci Zuculoto é “Nos 20 anos da SBPJor: a contribuição histórica da pesquisa em jornalismo sonoro “.