Internacionalização da Conscientização: Estudo sobre Feminicídios é Destaque em Seminário de Grenoble

17/04/2024 15:35

 

A professora Terezinha Silva, do PPGJOR/UFSC, participou de um seminário de pesquisa do GRESEC, na Université Grenoble Alpes, na França, discutindo a cobertura de feminicídios no Brasil pós-Lei nº 13.104/2015. Ela destacou a pesquisa do grupo Transverso, analisando sete anos de cobertura jornalística em Santa Catarina.

Abordou avanços da Lei do Feminicídio, como maior rigor na responsabilização dos agressores e construção de estatísticas para políticas públicas. Apesar dos progressos, ressaltou desafios na elaboração de políticas e engajamento da sociedade, incluindo os meios de comunicação.

A cobertura jornalística pode melhorar com maior diversidade de fontes e compreensão das raízes da violência de gênero. O seminário, organizado pelas professoras Roselyne Ringoot e Chloë Salles, envolveu estudantes de jornalismo de Grenoble e doutorandos do GRESEC.

A pesquisa do Transverso, apoiada pela UFSC e Fapesc, continua mesmo após sua conclusão formal, sendo tema do pós-doutorado da professora Terezinha. Ela busca internacionalizar a pesquisa, estabelecer cooperações e reafirmar a qualidade da pesquisa brasileira.

 

 

 

Debate no Dia do Jornalista na UFSC: 45 anos do JOR e as transformações no mundo do trabalho

10/04/2024 08:28

 

Em celebração ao Dia do Jornalista, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove um debate especial com destacados profissionais da área. O Departamento, o Curso e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC têm a honra de convidar para a primeira rodada de Debates 45 anos do JOR: As transformações do mundo do trabalho.

 

O evento contará com a participação de renomados jornalistas sindicais, incluindo Celso Vicenzi, Fábio Bispo, Sérgio Murillo e Valmor Fritsche. Eles irão compartilhar suas experiências e insights sobre a evolução da carreira jornalística ao longo das décadas, o papel crucial dos sindicatos nas lutas históricas da categoria em Santa Catarina e no Brasil, além de discutir as perspectivas futuras da profissão.

 

O debate está agendado para amanhã, dia 11 de abril, às 9h, no Auditório Henrique Fontes, localizado no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. O evento é aberto ao público e gratuito, sendo direcionado a alunos de graduação e pós-graduação, ex-alunos, profissionais da imprensa e professores. É uma oportunidade imperdível para refletir sobre o papel do jornalista na contemporaneidade e para entender o panorama atual da profissão.

 

Participe e prestigie este importante momento de discussão e reflexão sobre o jornalismo!

Doutoranda do PPGJOR representa a UFSC no 23º Enejor em Goiânia

09/04/2024 10:18

A Universidade Federal de Santa Catarina estará bem representada na 23ª edição do Enejor, o Encontro Nacional do Ensino de Jornalismo, que acontece neste mês de abril em Goiânia. A doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC) Ivone Ananias dos Santos Rocha vai participar da mesa redonda “Ensinar a ensinar: a alfabetização midiática nos currículos de jornalismo”, que também contará com a participação da professora Leticia Barbosa Torres Americano, da Universidade Federal de Juiz de Fora ( UFJF) com a mediação da professora Dione Moura, da Universidade de Brasília e membro da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (UNB/Abej).
A mesa será no dia 25, das 10h às 11h30 da manhã. Formada em Jornalismo, Ivone Rocha é mestra em políticas públicas, especialista em tecnologia da informação e mídia digital e também gestora de projetos de educomunicação.

Processo seletivo para professor visitante no PPGJOR/UFSC

08/04/2024 14:33

 

Estão abertas as inscrições do processo seletivo simplificado para uma vaga de Professor Visitante Júnior em regime de dedicação exclusiva e por tempo determinado no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, campus de Florianópolis (SC).

Todo o regramento do processo seletivo é determinado pelo EDITAL Nº 017/2024/DDP, que deve ser lido preliminarmente pelos candidatos para proceder a inscrição.

A pessoa candidata também poderá obter informações no endereço eletrônico: https://propg.ufsc.br/professorvisitante/

O Programa Professor Visitante é direcionado a profissionais brasileiros ou estrangeiros, com elevada e qualificada produção científica, comprovada experiência formativa, projeção internacional e/ou capacidade de atrair recursos.

Para ser admitida como Professor Visitante Júnior, a pessoa candidata deverá ser portadora de título de doutor há, no mínimo, 5 (cinco) anos, contados a partir da data da obtenção da titulação em referência, com comprovada experiência acadêmica de ensino (no mínimo 2 anos de exercício profissional no magistério superior) e orientações/coorientações de pós-graduação stricto sensu e produção científica relevante com perfil de bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

A inscrição deverá ser realizada por e-mail, no período compreendido entre 08/04/2024 e às 17:00 horas do dia 26/04/2024 (não serão aceitas inscrições recebidas após esse horário).

Para inscrever-se no processo seletivo, após consultar o Edital 017/224/2024 a pessoa candidata brasileira ou estrangeira deverá enviar por meio eletrônico e em formato PDF ao e-mail ppgjor@contato.ufsc.br  os seguintes documentos:

  1. a) Formulário de Inscrição preenchido (constante no Anexo 1 do Edital 17/2024/DDP) e também disponível em: https://propg.ufsc.br/professorvisitante/);
  2. b) Documento de identificação com foto (RG ou equivalente de validade nacional);
  3. c) Passaporte, no caso de candidato estrangeiro;
  4. d) Comprovante(s) da titulação acadêmica exigida, conforme área de concentração descrita no item 5 do referido edital;
  5. e) Curriculum Vitae, contendo informações sobre a formação acadêmica, experiência acadêmica de ensino superior, orientações/coorientações concluídas de pós-graduação stricto sensu e produção intelectual nos últimos 10 anos (desde 2014); As pessoas candidatas brasileiras deverão encaminhar o arquivo digital do Curriculum Vitae da Plataforma Lattes.
  6. f) Plano de trabalho contendo o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino de pós-graduação stricto sensu e de orientação/coorientação de mestrandos e/ou doutorando, com observância às obrigações dispostas no Art. 28 da Resolução Normativa nº 5/2019/CPG, de 28 de março de 2019;
  7. g) Pessoas candidatas com deficiência deverão apresentar laudo médico, conforme especificações no subitem 4.2.3.1.1 do referido edital.

 

A vaga do PPGJOR está preferencialmente reservada para pessoas candidatas com deficiência, conforme prevê a seção 4 do Edital 017/2024/DDP. Na hipótese de não haver número suficiente de pessoas candidatas com deficiência aprovadas para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelas demais pessoas candidatas aprovadas, observada a ordem de classificação.

O contrato de trabalho dos Professores Visitantes será firmado por tempo determinado, observados os seguintes prazos máximos legais: I. Por até 12 (doze) meses, no caso de professor visitante brasileiro, podendo ser prorrogado por mais 12 (doze) meses; II. Por até 24 (vinte e quatro) meses, no caso de professor visitante estrangeiro, podendo ser prorrogado por mais 24 (vinte e quatro) meses.

A remuneração do Professor Visitante Júnior será composta do vencimento básico, fixado para o nível 1 da Classe C – Adjunto I da carreira docente, acrescido da Retribuição por Titulação de Doutorado mais Auxílio Alimentação, observando-se o regime de trabalho previsto neste edital, e o disposto na Lei nº 12.772, de 28/12/2012, publicada no DOU de 31/12/2012, e a Orientação Normativa SRH/MP 5, de 28/10/2009: R$ 12.862,13 (Valor vigente a partir de maio de 2023) + Auxílio Alimentação R$ 658,00.

 

PPGJOR define indicados aos prêmios acadêmicos nacionais de teses e dissertações em Comunicação

05/04/2024 21:25

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC) definiu no final de fevereiro os cinco trabalhos acadêmicos do Curso de Jornalismo que vão representar a instituição em três dos principais prêmios nacionais promovidos pelo Ministério da Educação. São dois indicados ao Prêmio Compós de Teses e Dissertações, outros dois ao Prêmio Intercom de Teses e Dissertações e um ao Prêmio Capes de Tese, uma das mais altas distinções entre os prêmios da área científica.

Ao Prêmio Capes, a tese escolhida foi “A legitimidade social do jornalismo: intersecções entre Teorias do Jornalismo e Teorias Democráticas”, da estudante Marcionize Elis Bavaresco, orientada pelo professor doutor Carlos Augusto Locattelli.

Para a disputa do Prêmio Compós de Teses e Dissertações, a tese escolhida pelo PPOGJOR foi “Jornalistas em Aliança: Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional”, da estudante Jessica Gustafson Costa, com orientação das professoras Daiane Bertasso e Karina Janz Woitowicz.

Para concorrer entre as dissertações, foi indicado o trabalho “Jornalismo com perspectiva de gênero e eleições 2018: análise das coberturas jornalísticas dos portais Catarinas, Gênero e Número e Revista Azmina”, das estudantes Barbara Maria Popadiuk, orientada pela professora Daiane Bertasso.

Por fim, a comissão também definiu duas indicações do PPGJOR para concorrerem ao Prêmio Intercom de Teses e Dissertações. A tese escolhida foi: “Como o Jornalismo do interior de Santa Catarina absorveu o WhatsApp nas suas práticas e se tornou refém do aplicativo para distribuir sua produção durante a pandemia de Covid-19”, do estudante Ricardo Luiz Aoki, orientado pela professora Rita de Cássia Romeiro Paulino.

Já como dissertação, a comissão escolheu “O radiojornalismo pede passagem: a cobertura do desfile da Acadêmicos do Grande Rio no Carnaval 2022 pelas rádios Tupi, Roquette Pinto e Arquibancada”, do estudante carioca Anderson Luiz Condor Baltar, orientado pela professora Valci Regina Mousquer Zuculoto.

Os vencedores serão conhecidos até 12 de junho, e os prêmios serão entregues durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2024), em setembro, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú, Santa Catarina.