Livro destaca trajetória de pesquisadoras do PPGJOR

12/12/2025 15:44

Os perfis de pesquisadoras que marcaram diferentes áreas da comunicação no Brasil foram reunidos no livro “Mulheres da Comunicação – Região Sul”, lançado no dia 2 de dezembro. A obra dá visibilidade à contribuição intelectual e política de mulheres que ajudaram a consolidar o campo de estudo a partir do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Entre as pesquisadoras estão cinco docentes vinculadas ao PPGJOR.
Integram o livro as professoras permanentes Raquel Longhi, Valci Zuculoto e Cárlida Emerim, a professora colaboradora Daisi Vogel e a professora aposentada, Gislene Silva. Cada capítulo apresenta a trajetória acadêmica e profissional e os aportes teóricos das pesquisadoras, destacando seu papel na formação, na pesquisa e na consolidação de redes de estudo em jornalismo e comunicação.
Os perfis também contam com participação de pesquisadoras do PPGJOR como autoras. A doutora Kérley Winques assina os textos sobre Raquel e Gislene, enquanto os perfis de Valci e Cárlida foram escritos pela professora do Programa Daiane Bertasso. Já o texto sobre Daisi teve autoria da doutora Magali Moser, egressa do PPGJOR que integra o Grupo de Estudos Jornalismo e Direitos Humanos (DHJor) e o Observatório da Ética Jornalística (Objethos). Também, a professora do Programa Fabiana Piccinin assina o perfil da pesquisadora e professora aposentada da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) Giovanna Benedetto Flores.
A publicação, que organiza histórico e bionotas em formato de verbete, faz parte da série “Mulheres da Comunicação”, uma iniciativa internacional coordenada pelo pesquisador colombiano Omar Rincón e apoiada pela Fundação Friedrich Ebert Stiftung (FES). A proposta da coleção é mapear, reconhecer e documentar a contribuição intelectual de mulheres que ajudaram a consolidar áreas de estudo, renovar agendas de pesquisa e formar novas gerações de comunicadoras e comunicadores.
O volume traz ainda textos que situam o campo da comunicação no Sul do Brasil, oferecendo contexto histórico e referências bibliográficas que ajudam a compreender as especificidades estaduais e regionais da formação e da pesquisa na área. O livro, bem como detalhes da edição, pode ser conferido em: https://collections.fes.de/publikationen/content/titleinfo/1924378

Doutorando do PPGJOR integra lista das 100 melhores fotos do ano com imagem da COP30

12/12/2025 15:36

Uma das imagens registradas pelo doutorando Anderson Coelho durante a cobertura da 30ª Conferência das Partes (COP30), em Belém, foi selecionada pela revista Time como uma das 100 melhores fotografias de 2025. Anderson, que é orientando da professora Flávia Guidotti no PPGJOR, registrou o momento em que seguranças continham manifestantes indígenas e ativistas que tentavam acessar a Blue Zone – espaço oficial onde aconteceram as negociações entre países, a Cúpula de Líderes e as atividades diplomáticas organizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a COP30.


Anderson destaca a importância de registrar os conflitos e tensões em torno da crise climática a partir do território brasileiro, além do valor simbólico da imagem. “Policiais estrangulando indígenas em uma reunião onde eles deveriam estar sendo escutados como parte da solução do desastre climático na qual nós estamos vivendo é bem contraditório”, afirma o doutorando ao comentar a experiência de acompanhar a COP30 em Belém e ver parte da sua cobertura ganhando projeção internacional.
A Time é uma das revistas de informação mais influentes do mundo, conhecida pela cobertura de política internacional, ciência, cultura e por selecionar anualmente personalidades, ideias e imagens que marcaram o ano. Entre essas iniciativas editoriais está a lista das Top 100 Photos of 2025, em que a redação destacou cem fotografias consideradas especialmente impactantes e significativas do ponto de vista jornalístico, estético e histórico.

Convocação à votação

12/12/2025 09:38

Informativo no 05/CE/PPGJor/2025

 A Comissão Eleitoral designada pela PORTARIA N.º 202/2025/CCE, em consonância com o EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 25/2025/CCE e com os Informativos 01/CE/PPGJor/2025, 02/CE/PPGJor/2025, 03/CE/PPGJor/2025 e 04/CE/PPGJor/2025  , visando a eleição do(a)  Coordenador(a) e do(a) Subcoordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, lembra e convoca o Colégio Eleitoral para a votação que será realizada nesta sexta-feira, dia 12.

 O Colégio Eleitoral, já divulgado no Informativo 2, é composto pelos(as) integrantes do Colegiado do PPGJor, conforme determinações referentes do Regimento Interno do Programa, e são os(as) seguintes, totalizando 12 (doze) professores(as) e 03 (três) representantes estudantis votantes:

Professores permanentes integrantes do Colegiado do PPGJor

  1. Cárlida Emerim
  2. Carlos Augusto Locatelli
  3. Daiane Bertasso Ribeiro
  4. Fabiana Quatrin Piccinin
  5. Flávia Garcia Guidotti
  6. Jacques Mick
  7. Jorge Kanehide Ijuim
  8. Maria Terezinha Silva
  9. Rita de Cássia Romeiro Paulino
  10. Rogério Christofoletti
  11. Samuel Pantoja Lima
  12.  Valci Regina Mousquer Zuculoto

Representação Estudantil junto ao Colegiado do PPGJor

 Titulares

  1. Anderson Luiz Condor Baltar (doutorando
  2. Yaskara Ferreira Pinto – (doutoranda)
  3. Stefanie Machado – (mestranda)

 

Suplentes

  1. Anderson José Da Costa Coelho – (doutorando)
  2. Ana Luiza Duarte Bugueta – (mestranda)
  3. Neri Paulo Da Rosa Neto – (mestrando)

 

Estão convocados/as para votar os/as professores(as) credenciados(as) como permanentes e que são os(as) integrantes do Colegiado do PPGJor. No caso da Representação Estudantil, votam somente os(as) titulares ou, se houver impedimento de quaisquer destes(as), seus(suas)  respectivos(as) suplentes. Ou seja, a Representação Estudantil tem direito a três (03) votos.

A eleição ocorre nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, das 08h às 15hpresencialmente, no Departamento de Jornalismo, sala 018, de acordo com determinação do Edital de Convocação.

Concorre a Chapa “Por um PPGJOR cada vez melhor”, única inscrita e homologada, com as seguintes candidaturas:

Coordenação: Profa. Dra. Maria Terezinha da Silva

Subcoordenação: Prof. Dr. Rogério Christofoletti

Doutoranda do PPGJOR leva formação em educomunicação para educadores de Maputo, Moçambique

10/12/2025 17:53

Durante o mês de novembro, a doutoranda do PPGJOR Ivone Rocha, orientanda da professora Rita Paulino, ministrou o curso “Educomunicação: Rede de Afetos e Práticas Transformadoras” para professores de escolas de Maputo, em Moçambique, e educadores da ONG Benção Mult Service (BMS), do mesmo local. A iniciativa, voltada ao fortalecimento das relações educativas por meio da comunicação, trabalhou a escuta ativa e a valorização das identidades locais. Os encontros aconteceram todos os sábados, com três horas de duração, totalizando 15 horas de atividades formativas.
Ivone pesquisa na área de educomunicação, com enfoque para o jornalismo na sala de aula, a partir do projeto de educação não-formal Memórias em Rede, voltado a contribuir para a formação de adolescentes de escolas públicas por meio dos eixos de valorização: Eu, Família, Escola e Território. Nos encontros com os moradores de Maputo, ela conduziu reflexões e práticas voltadas à construção de ambientes educativos mais acolhedores, colaborativos e conectados às realidades dos estudantes.
Participaram da formação 14 profissionais da educação, embasados em teorias de Paulo Freire, Jesus Martín-Barbero, Ismar Soares, Mario Kaplún, entre outros. O objetivo foi oferecer subsídios teóricos e práticos de educomunicação para que educadores possam desenvolver ações relacionadas à interface comunicação e educação alinhadas aos eixos mencionados, envolvendo também a preparação para o trabalho.  A doutoranda atuou ainda no fortalecimento de vínculos, no pertencimento e no acolhimento no cotidiano escolar e comunitário.
Ao longo das aulas os participantes – que pediram a ampliação do curso para 2026 – exploraram metodologias que integram comunicação, narrativas de vida e práticas colaborativas, além de refletirem sobre os desafios enfrentados por crianças e jovens em contextos de vulnerabilidade social.  Para Ivone, o curso foi importante para agregar valor à tese da doutoranda, que poderá levar a experiência para sua pesquisa e mostrar como o jornalismo, direta ou indiretamente, pode influenciar na formação de crianças e jovens. 

 

Eleição para Coordenação do PPGJOR acontece na próxima sexta-feira

09/12/2025 14:02

O processo eleitoral para escolha da nova coordenação e subcoordenação do PPGJOR/UFSC para o biênio 2026–2028 acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de dezembro, das 08h às 15h, em votação presencial na sala 18 do Departamento de Jornalismo.
O pleito conta com a chapa única “Por um PPGJOR cada vez melhor”, composta pela professora Maria Terezinha da Silva, candidata à coordenadora, e o professor Rogério Christofoletti para subcoordenador.
Conforme o edital, o colégio eleitoral é formado pelo corpo docente permanente do PPGJOR e pela representação discente no colegiado do Programa, com direito a três votos – o representante titular e, em caso de impedimento, seus suplentes.