Seminário de Internacionalização aborda oportunidades latino-americanas

04/08/2021 08:57

O último encontro do Seminário de Internacionalização do PPGJOR acontece depois de amanhã, sexta, 6 de agosto, com a participação do professor Fernando Oliveira Paulino que vai abordar as oportunidades em ensino, pesquisa, publicações e eventos nos países da América Latina.

Paulino é professor da Universidade de Brasília (UnB), coordenador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) e do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Comunicação Comunitária. É um dos fundadores e integrante da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (RENOI), membro do Projeto de Pesquisa “Comunicação e Democracia no Brasil e na Alemanha” (Capes/DAAD), presidente da Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação (SOCICOM) e vice-presidente da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC).

Durante sete semanas o PPGJOR reuniu professores e pesquisadores que compartilharam suas vivências profissionais e acadêmicas em países como Alemanha, Inglaterra, Canadá, Espanha e Portugal, e também foram dadas dicas úteis para se publicar nos principais periódicos científicos do mundo. O Seminário de Internacionalização é uma atividade que tenta sensibilizar e motivar mestrandos, doutorandos, professores e pesquisadores a buscar novos desafios e a ampliar seus horizontes acadêmicos.

O encontro com Fernando Oliveira Paulino acontece a partir das 16 horas neste link.

Para ver ou rever todos os painéis do Seminário, consulte o canal de vídeos do PPGJOR no YouTube.

Tags: EventosinternacionalizaçãoSeminário de Internacionalização

Dissertação analisa representações de pessoas com deficiência no portal G1

02/08/2021 13:45

A dissertação “Representações sociais de pessoas com deficiência em notícias do portal G1” será avaliada na próxima quarta-feira, 4, às 14 horas, pela banca composta pelos professores Jorge Ijuim e Isabel Colucci, ambos da UFSC. Na pesquisa, a mestranda Thais Araujo de Freitas, sob orientação da professora Terezinha Silva, buscou identificar e analisar as representações construídas pelo jornalismo sobre as pessoas com deficiência, para compreender se e como os textos jornalísticos incorporam os novos entendimentos sobre a deficiência, potencializando a construção de representações sociais que evidenciam o lugar-cidadão dessas pessoas na sociedade e o tipo de ações e políticas públicas que elas demandam.

Para realizar a investigação, foram coletadas 373 matérias publicadas, ao longo do ano de 2019, no G1, líder nacional entre os portais informativos genuinamente brasileiros e que oferece acesso gratuito ao conteúdo. A análise foi desenvolvida a partir do conceito de representações sociais, na abordagem proposta por Serge Moscovici.

A análise mostrou que as pessoas com deficiência são representadas com maior frequência como vítimas de violação de direitos. Elas também aparecem como vítimas de agressões, principalmente estupro, e como alvo de caridade. Entre as conclusões, o trabalho aponta que, embora as pessoas com deficiência tenham os direitos reconhecidos, elas ainda são silenciadas na mídia analisada. Esse processo de silenciamento se dá de duas formas: por exclusão, quando as perspectivas delas mesmas são desconsideradas, ignoradas e excluídas por completo; e por tutela, quando mobilizam-se pessoas próximas, como pais, mães e irmãos, para falarem como fontes de informação no lugar das próprias pessoas com deficiência.

A defesa será pela plataforma Conferência Web e pode ser acessada neste link.

Mestrandos e doutorandos do PPGJor poderão assinar a lista de presença aqui.

Tags: Defesasmestrandos e doutorandospesquisa em jornalismo

Seleção 2021: anunciados os resultados definitivos

30/07/2021 18:03

A Comissão de Seleção do PPGJOR UFSC anuncia o resultado final e definitivo do Processo Seletivo 2021. Esgotados todos os prazos de recurso e revisão, foram aprovados 26 candidatos, sendo 13 de mestrado e 13 de doutorado. Outros seis candidatos figuram como suplentes e podem vir a ser chamados se as vagas não forem totalmente preenchidas na primeira matrícula.

O Processo Seletivo 2021 homologou 58 inscrições, e pela primeira em sua história o PPGJOR destinou vagas para ações afirmativas voltadas a pessoas negras (pretas, pardas e quilombolas), indígenas, travestis e transexuais, refugiadas e com deficiência.

Online, as matrículas estão marcadas para 12 e 13 de agosto, e as aulas começam no dia 30 do mesmo mês.

A Secretaria do PPGJOR orienta:

a) Envie email para ppgjor@contato.ufsc.br com título: MATRICULA-NOME-NÍVEL (MESTRADO ou DOUTORADO)

b) Aluno de Mestrado, nomeie os arquivos dos documentos da seguinte forma:
1_certidao_de_nascimento_NOME_DO_ALUNO_ME
2_proficiencia_NOME_DO_ALUNO_ME (caso já queira apresentar agora. Na impossibilidade, o ingressantes tem o primeiro ano para apresentar o documento, conforme instruções da ProPG)

c) Aluno de Doutorado, nomeie os arquivos dos documentos da seguinte forma:
1_certidao_de_nascimento_NOME_DO_ALUNO_DO
2_proficiencia_NOME_DO_ALUNO_DO (caso já queira apresentar agora. Na impossibilidade, o ingressantes tem o primeiro ano para apresentar o documento, conforme instruções da ProPG)

d) Os demais documentos previstos no Edital nº 01/PPGJOR/2021 já estão em posse da Secretaria e não precisam ser novamente enviados.

e) Se tiver interesse em disputar bolsas de estudo, o ingressante deve ler o edital, e preencher o formulário de manifestação de interesse, anexando-o ao email junto com os documentos listados acima.

Todas as notícias e documentos do Processo Seletivo 2021 podem ser conferidos aqui.

Para saber mais da distribuição das bolsas em 2021, clique aqui.

Tags: bolsas 2021mestrandos e doutorandosprocesso seletivo 2021

Seminário de Internacionalização: pesquisar no Canadá em plena pandemia

29/07/2021 08:19

O quinto encontro do Seminário de Internacionalização do PPGJOR acontece amanhã, dia 30. A convidada é a professora Rita Paulino que vai compartilhar sua experiência de estágio pós-doutoral no Canadá em meio à pandemia.

Rita Paulino concluiu seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC em 2011. Foi bolsista de Pós-Doutorado CNPq junto ao SocialMediaLab da Ryerson University, em Toronto, Canadá.

É jornalista diagramadora e webdesigner master, atuando como professora no Departamento de Jornalismo e no PPGJOR/UFSC. Publicou os livros “Comunicação e Comunidades Virtuais – Participação e Colaboração”,  “Web Design Basics”, “Jornalismo, sociedade e pandemia”, “Jornalismo para Tablets” e “Pesquisa e Prática, Gêneros e formatos em ciberjornalismo”. É membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais  (Jortec) e participa dos grupos de pesquisa Nephi-Jor e Coprodução em Commons Digitais. A professora participou do desenvolvimento de interfaces web em projetos governamentais como a Plataforma Lattes e o Portal Inovação, entre outros.

O Seminário de Internacionalização é um evento aberto, gratuito, com direito a certificado. O encontro de amanhã começa às 16 horas, com transmissão pelo Canal de Vídeos do PPGJOR.

Tags: coronavírus; saúde; prevenção; UFSCinternacionalizaçãoprofessoresSeminário de Internacionalização

Professor do PPGJOR debate ética jornalística na pandemia

28/07/2021 08:52

A Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Paraná realiza na noite de hoje, 28, um debate sobre as implicações da pandemia na ética jornalística no Brasil. Participam da mesa virtual a jornalista Patrícia Campos Mello, repórter da Folha de S. Paulo e autora do livro “Máquina do ódio”, Mauri König, professor da Uninter e jornalista investigativo multipremiado, e  o professor do PPGJOR Rogério Christofoletti, especialista na matéria. A mediação do debate será da presidente da comissão, Lenise Klenk, jornalista e professora da PUC-PR.

O debate será transmitido ao vivo pela página do Facebook do Sindijor-PR, a partir das 19 horas, com acesso público para perguntas e comentários.

Tags: coronavírusEventosprofessores

Pesquisadores organizam livro sobre 50 anos de carreira de Caco Barcellos

26/07/2021 08:42

Os Programas de Pós-Graduação em Jornalismo das universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e da Paraíba (UFPB), e a Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançaram chamada pública para o livro (versão impressa e digital) celebrativo dos 50 anos de carreira do jornalista Caco Barcellos, que começou sua trajetória em 1972, no jornal Folha da Manhã, em Porto Alegre (RS).

Caco Barcellos é um dos jornalistas brasileiros em atuação de reconhecida contribuição e trajetória profissional. Vencedor dos principais prêmios no país (Prêmio Jabuti, Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos), já foi correspondente internacional, lançou livros e comanda, desde 2006, o Profissão Repórter, na TV Globo.

Os interessados em participar da obra deverão enviar seus resumos até o dia 22 de outubro de 2021 para o email cacob2022@gmail.com. O livro, que será lançado em 2022, é organizado por quatro professores doutores: Cárlida Emerim, Joana Belarmino, Sandra Moura e Rafael Schoenherr.

Para mais informações, acesse a chamada.

Tags: pesquisa em jornalismoprofessorespublicações

Comissão anuncia notas finais da Seleção 2021

23/07/2021 08:03

A Comissão de Seleção 2021 publica hoje, 23, o Edital 17/PPGJOR/2021 com as médias finais das etapas classificatórias e eliminatórias do Processo Seletivo deste ano. São resultados em caráter preliminar, já que está previsto prazo para interposição de recursos, entre 25 e 27 de julho.

A exemplo de 2020, as etapas de seleção aconteceram a distância para atender às exigências sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19. Pela primeira vez em sua história, o PPGJOR destinou vagas para ações afirmativas, dando sequência à política interna que vem construindo para o tema, e atendendo às novas normativas da UFSC.

Iniciado em fevereiro, o processo seletivo recebeu e homologou 58 inscrições, sendo 33 de candidatos ao mestrado e 25 para o doutorado. Foram abertas 26 vagas.

Os resultados anunciados hoje trazem uma lista com 32 nomes. Os 26 aprovados e seis suplentes serão conhecidos no dia 30, encerrado o prazo para recursos.

Matrículas estão marcadas para 12 e 13 de agosto, e as aulas começam no dia 30 do mesmo mês.

Todas as notícias e documentos do Processo Seletivo 2021 podem ser conferidos aqui.

Tags: ações afirmativasprocesso seletivo 2021

Bolsas 2021: resultado definitivo nas categorias 1, 2 e 4

21/07/2021 11:51

A Comissão Permanente de Bolsas do PPGJOR divulga hoje, 21, o resultado definitivo do processo de avaliação de desempenho de bolsistas e de alocação de bolsas 2021. Durante o período para recursos, foi apresentado pedido de revisão da avaliação, acatado pela Comissão de Bolsas. Após a revisão feita, o resultado definitivo está disponível aqui, com as respectivas categorias e classificação final obtida pelos inscritos no edital anual de bolsas.

De acordo com o estabelecido no edital Nº 11/2021, nesta etapa foram avaliados os inscritos em três categorias: alunos que receberam bolsa no período entre novembro de 2020 e julho de 2021 que pleiteiam ou não renovação (Categoria 1); ingressantes em anos anteriores a 2021 que não têm bolsa, mas estão interessados no benefício (Categoria 2); concluintes do Mestrado e/ou Doutorado para avaliação de desempenho e prestação de contas (Categoria 4).

Interessados(as) em bolsas que ingressam no PPGJOR no processo seletivo de 2021, em fase de finalização, poderão se inscrever nos dias 12 e 13 de agosto, ao fazer sua matrícula no PPGJOR, conforme o cronograma do Edital Nº 11/PPGJOR/2021.

Todas as informações e documentos sobre o edital anual de bolsas 2021 do PPGJOR estão disponíveis aqui.

Tags: bolsas 2021gestão do PPGJOR

Seminário de Internacionalização aborda pesquisas na Espanha

21/07/2021 08:05

Na próxima sexta-feira, 23, acontece mais um encontro do Seminário de Internacionalização do PPGJOR, a atividade formativa de mestrandos, doutorandos, professores e pesquisadores.

Raquel Ritter Longhi, Gislene da Silva e Matheus Simões Mello compartilham suas experiências de estudos e pesquisas na Espanha.

O painel começa às 16 horas, com transmissão pelo Canal de Vídeos do PPGJOR.

Raquel Longhi é doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e mestre em Comunicação e Informação (UFRGS). Tem especialização em História y Estética del Cine (Universidad Autónoma de Madrid/Fundación Viridiana, Madrid, 1992-1993) e teve período de sanduíche no doutorado na National University of Singapure, sob orientação do professor George Paul Landow (2001). Suas experiências internacionais se estendem também aos seus estágios pós-doutorais, junto ao CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), com supervisão do professor Francisco Cádima (2013-2014), junto à Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha, supervisionada pelo professor Josep Maria Catalá Domenéch (2019).

Gislene da Silva é professora titular aposentada do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Fez dois pós-doutoramento, o primeiro na Universidade de São Paulo e o segundo na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. É doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e graduada em Comunicação/Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalhou como jornalista por 16 anos em São Paulo nas editoras Globo (revista Globo Rural) e Abril (revista Saúde). É autora do livro O sonho da casa no campo: jornalismo e imaginário de leitores urbanos. Atualmente ainda atua como docente voluntária no PPGJOR.

Matheus Simões Melo é professor do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc (Joinville-SC). Tem mestrado (2015) e doutorado (2020) em Jornalismo pelo PPGJOR, tendo realizado período sanduíche na Universidade de Sevilha, Espanha. Tem artigos em congressos e capítulo de livro em inglês e espanhol. Atualmente, é pesquisador participante da International Sports Press Survey (ISPS) 2021, estudo que traçará um panorama da imprensa esportiva global, e que conta com 12 pesquisadores de nove países de todos os continentes.

O Seminário de Internacionalização é um evento aberto, gratuito e certifica quem participa de ao menos 75% dos encontros. Todos os encontros anteriores já estão disponíveis no canal de vídeos do PPGJOR no YouTube.

Tags: internacionalizaçãoSeminário de Internacionalização