15ª Jornada Discente do PPGJOR debate os rumos da pós-graduação e da pesquisa em jornalismo

16/05/2025 18:09

Evento ocorre entre 27 e 29 de maio e marca transição para novo modelo de organização

O PPGJOR realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico que se consolida como espaço privilegiado para o debate e a apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área. A edição acontece de 27 a 29 de maio.
Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição de 2025 marca uma importante transição: pela primeira vez, a Jornada ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. Neste contexto de mudança, o evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.
A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação, todos vinculados à UFSC. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo.
Além das apresentações dos discentes e da mesa de abertura, a Jornada também será palco do lançamento do livro “Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional”, de Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.
A 15ª Jornada Discente reafirma seu compromisso com o fomento à pesquisa crítica e inovadora no campo do jornalismo, sendo também um espaço de formação, troca e fortalecimento da comunidade acadêmica. 


Confira a programação:

26/05 – SEGUNDA – PRÉ JORNADA

9h / 11h: PALESTRA – “Saúde Mental na Pós-Graduação”

Ministrante: Lucas Emmanoel de Oliveira 

Local: Sala Drummond (atrás do auditório Henrique Fontes, do CCE)

 

14h às 17h: OFICINA – Redes de Comunicação Pública para Pesquisas sobre 

Jornalismo, Espaço Público e Combate à Desinformação

Ministrante: Suelyn da Luz

Local: Sala Drummond (atrás do auditório Henrique Fontes, do CCE)

 

27/05 – TERÇA

9h / 9h30: ABERTURA DA JORNADA 

Local: Auditório Elke Hering (BU/UFSC)

 

9h30 / 12h: CONFERÊNCIA DE ABERTURA – “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e A Pesquisa em Jornalismo” 

Mediador: Prof. Eduardo Meditsch

Convidados/as: Jacques Mick (pró-reitor de Pesquisa e Inovação), Leslie Chaves (pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade) e Werner Kraus Junior (pró-reitor de Pós-Graduação)

Local: Auditório Elke Hering (BU/UFSC)

 

14h / 17h: MESA 1 – CONHECIMENTO E PROFISSÃO

Mediação: Profª. Andressa Kikuti

Leandra Cruber – Paixão e exaustão: os sentidos da manutenção do ethos romântico do jornalismo

Luísa Michels – Jornalismo e aceleração: Fundamentos para uma Teoria Social do Tempo no Jornalismo

Schirley Alves – Jornalismo e trauma: efeitos da entrevista em vítimas de violência

Karine Nunes – O Acontecimento Jornalístico e as Disputas Ideológicas nas Narrativas da Cop 30 na Amazônia

Local: Auditório Elke Hering (BU/UFSC)


28/05 – QUARTA

9h / 10h: PALESTRA – “Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional”

Palestrante: Profª. Jessica Gustafson

Mediação: Profª. Daiane Bertasso

Local: Auditório Elke Hering (BU/UFSC)

 

10h / 11h: LANÇAMENTO DE LIVRO

“Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional”, de Jessica Gustafson (Editora Insular)

Local: Auditório Elke Hering (BU/UFSC)

 

14h / 17h: MESA 2 – TECNOLOGIAS, LINGUAGENS E INOVAÇÃO

Mediação: Profª. Beatriz Marocco

Adana Augusta Lopes Brum – Amazônia em rede: o uso de IA para a informação ou a desinformação

Lara de Souza Hinkel – Cobertura da tragédia climática do RS no TIKTOK: análise do G1, Folha e GZH

Luiza Zanotti Moro – O jornalismo local nas rádios CBN Floripa e Jovem Pan News após a migração AM-FM

Maria Clara Guimarães da Costa Moura – Jornalismo, narrativas e plataformas: a hibridização do canal DiaTV, no YouTube 

Stefanie Machado – Jornalismo literário sonoro: uma análise narrativa do Rádio Novelo Apresenta

Local: Auditório Elke Hering (BU/UFSC)

 

29/05 – QUINTA

9h / 12h: MESA 3 – CULTURA E SOCIEDADE

Mediação: Profª. Isabel Colucci

Joana Kraemer – Direitos Humanos e Jornalismo de Periferia: narrativas para a transformação social

Luiz Henrique Zart – Jornalismo e futebol em paradoxo: contradições da pequena área da imprensa brasileira

Rubens Lopes – O fotojornalismo como testemunha na construção narrativa da memória visual

Sebastião do Nascimento Junior – A materialidade do discurso urbano: o jornalismo lendo a cidade através do rap

Local: Auditório Elke Hering (BU/UFSC)

14h / 17h: ASSEMBLEIA GERAL DE DISCENTES DO PPGJOR/UFSC
Local: Sala de Videoconferência do CFH
(Sala 324 do Bloco B do CFH)

18h: JORNADAFEST – Linguição do Dalton (Confraternização, por adesão)
Local: APUFSC

Professora do PPGJOR palestra sobre violência contra mulher em evento do Grupo de Estudos em Direito e Gênero da UFSC

13/05/2025 09:27

A professora Terezinha Silva, do PPGJOR, foi uma das palestrantes na aula inaugural do grupo de estudos em Direito e Gênero, promovida pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Direito da universidade (PET Direito/UFSC). O evento ocorreu no dia 7 de maio, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), e teve como tema central “Violência contra a mulher em Santa Catarina”. Terezinha participou como organizadora do documentário “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Transverso, do qual é coordenadora. A produção investiga como os casos de feminicídio são abordados  pelos principais grupos de mídia com atuação no estado entre os anos de 2015 e 2021, fazendo um levantamento dos crimes ocorridos e noticiados e destacando lacunas na cobertura jornalística, levantando a necessidade de um jornalismo comprometido com os direitos humanos e a equidade de gênero. A aula inaugural marcou o início das atividades do novo grupo de estudos do PET Direito UFSC, que se propõe a discutir temas ligados à interseção entre gênero e sistema jurídico, reunindo estudantes e pesquisadores interessados na promoção da justiça social e dos direitos das mulheres.

Professores e alunos do PPGJOR publicam capítulos em livros da ALAIC

12/05/2025 22:00

Dois volumes da série GT Estudos de Periodismo ALAIC foram lançados na segunda quinzena de abril pelo selo editorial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG), com apoio da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC) e a participação de professores e alunos do PPGJOR. A coletânea reúne contribuições de 36 pesquisadoras e pesquisadores de diferentes países da América Latina, participantes do Grupo Temático Estudos de Jornalismo dos congressos da ALAIC de 2018, 2020 e 2022. O Volume 1, intitulado “Democracia e inovação nos estúdios do Periodismo Latinoamericano”, conta com prefácio do diretor científico da ALAIC, Tanius Karam (México), tem capítulo assinado pelo professor Samuel Pantoja Lima. Já o Volume 2, com o título “Práticas e representações em contextos latino-americanos, tem o prólogo da diretora administrativa da ALAIC, Maria Cristina Gobbi (Brasil), e reúne trabalhos do docente Carlos Locatelli e das alunas Natalia Huf, Raphaelle Batista e  Suelyn Cristina Carneiro da LuzOs livros estão disponíveis gratuitamente para download em dois idiomas, diretamente do site do Selo PPGCOM/UFMG e podem ser acessados nos links:
Volume 1 – Democracia e inovação
Volume 2 – Práticas e representações

Pesquisadoras do PPGJOR são selecionadas para a 11ª Escola de Verão da ALAIC

30/04/2025 19:43

As doutorandas do PPGJOR Thais Araujo e Yaskara Ferreira Pinto e as mestrandas Karin Franco e Jamila Carvalho tiveram aceites para participar da 11ª Escola de Verão da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação (ALAIC).
A 11ª Escola de Verão da ALAIC acontece no período de 28 de julho a 1º de agosto, com o tema “Comunicação, cultura e feminismos na América Latina e no Caribe”, em dois formatos, presencial e remoto. O presencial será na Universidade da Costa Rica, sediada na capital do país, San José.
A participação de Thais Araujo e Yaskara Ferreira Pinto se dará no formato presencial, enquanto que Karin Franco e Jamila Carvalho participarão remotamente. O objetivo da Escola de Verão da ALAIC é apresentar, debater e enriquecer os processos de preparação de dissertações de mestrado e teses de doutorado em comunicação na América Latina. Ao todo, 40 pesquisadores latinoamericanos participam na modalidade presencial e 30 na virtual.
Para Yaskara, esta será uma oportunidade de troca com pesquisadores de diferentes países. “Acredito que a formação de um doutor se dá muito e também na circulação das ideias e nas experiências adquiridas durante o percurso. Minha expectativa é representar o PPGJOR com qualidade e aprimorar meu projeto de tese com referências multiculturais”, aponta.
Compartilhar os conhecimentos com outros pesquisadores da América Latina também é uma das expectativas de Karin. “A Escola de Verão é um meio de podermos ter contato com outros pesquisadores e compartilhar o que estamos pesquisando, além de abordar as particularidades que a pesquisa na América Latina possui, seja pelo aspecto cultural, social e econômico. Essa é a primeira vez que participo do projeto e espero que possamos ter boas discussões durante o evento”, disse.
Thais também tem boas expectativas em relação aos debates que serão realizados. “Certamente, será uma interlocução muito rica com colegas de outros países da América Latina. Acredito que será uma excelente oportunidade para aperfeiçoar meu projeto de tese, conhecendo diferentes percursos, referências e resultados das investigações de pesquisadoras e pesquisadores de outras localidades”, ressaltou.
Jamila destaca a oportunidade de trocar contribuições com pesquisadores em diferentes momentos da carreira. “É de grande importância poder acessar mais bases latino-americanas para fortalecer a nossa trajetória acadêmica com referências entre os nossos e nossas”.