Duas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) foram contempladas com bolsas PDSE/CAPES para a realização do doutorado-sanduíche em universidades fora do país. As alunas Renatha Maria Giordani e Francilene de Oliveira Silva desenvolverão parte de suas teses, respectivamente, na Toronto Metropolitan University (TMU), em Toronto, Canadá, e na Universidade da Barreira Interior (UBI), em Covilhã, Portugal. Durante o período no exterior, entre setembro de 2025 e junho de 2026, Renatha vai investigar e mapear os fluxos de informação e desinformação em campanhas eleitorais digitais, com foco nos conteúdos impulsionados nas redes sociais. Em Toronto (Canadá), a supervisão do trabalho será feita pelo professor Anatoliy Gruzd, que é referência internacional em pesquisa na área. Ela acredita que o estágio na universidade canadense vai oportunizar a qualificação de sua formação. “Tenho uma expectativa muito alta de aprofundar metodologias de análise aplicadas às redes sociais, especialmente no contexto de circulação de desinformação”, afirma. Enquanto isso, entre outubro de 2025 e junho de 2026, Francilene vai estar em Covilhã (Portugal) para ser orientada pelo professor João Canavilhas sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) generativa na produção de notícias e no papel do jornalista. Tema que Canavilhas também é referência. No período, Francilene pretende qualificar a pesquisa e fomentar a colaboração internacional entre a UFSC e a UBI. “Durante o processo, poderei colaborar com pesquisadores de diversos países e absorver diferentes perspectivas e abordagens que podem ser incorporadas à minha tese”, comenta. O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) e tem como objetivo ampliar a internacionalização da pesquisa acadêmica, possibilitando que doutorandos realizem parte de seus estudos em instituições estrangeiras.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, no uso de suas atribuições, torna pública a HOMOLOGAÇÃO preliminar das inscrições do Processo Seletivo do PPGJOR relativa ao EDITAL 01/PPGJOR/2025.
Para acessar o resultado clique aqui
A Secretária Nacional de Políticas de Ações Afirmativas e Combate ao Racismo, Márcia Lima, vai estar presente no evento de lançamento do relatório da pesquisa sobre desigualdades sociais produzido pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), nesta segunda-feira, dia 17 de março. A investigação feita junto ao Lastro, grupo de pesquisa interdisciplinar que estuda as relações de trabalho, suas dinâmicas sociais, econômicas e políticas, foi coordenada pelo professor Jacques Mick, do PPGJOR e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política. O estudo vai apresentar os resultados da pesquisa intitulada Desigualdades sociais no trabalho por conta própria: análises interseccionais de raça, classe e gênero. O evento acontece às 9h, no auditório do EFI – Espaço Físico Integrado da UFSC, no campus Trindade, em Florianópolis. Essa é a segunda edição de um estudo sobre desigualdade no trabalho por conta própria, ou seja, aquele em que o trabalhador não tem vínculo formal. Além de Jacques, a pós-doutoranda do PPGJOR, Andressa Kikuti, também integra o corpo colaborativo da pesquisa. Jacques foi um dos autores da primeira etapa da investigação realizada com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2019. Vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia.
Esta parte da pesquisa resultou no livro intitulado Viver por conta própria, publicado em parceria com o professor João Carlos Nogueira, que destaca o trabalho informal por conta própria como um fenômeno histórico e estrutural do desenvolvimento brasileiro. Na segunda etapa, que se refere à pesquisa atual, foram condensados dados da PNAD de 2023 e feita uma comparação com os dados de 2019, com a colaboração do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e da Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro). A participação no evento garante um certificado de atividade de extensão com carga horária de 3 horas. A inscrição é gratuita e pode ser realizada através do Sympla. Clique aqui.
A professora Terezinha Silva, do Programa de Pós Graduação em Jornalismo da UFSC, participa ao longo desta semana de dois eventos acadêmicos na França, que envolvem formação e pesquisa em jornalismo. Em ambos ela fará apresentação e discutirá a cobertura jornalística de feminicídios, tema ao qual tem se dedicado em pesquisas que coordena no âmbito do grupo Transverso (PPGJOR/UFSC) a partir de 2020. As atividades ocorrem nas cidades de Grenoble e de Tours. A professora viajou a convite da organização da 18ª edição das “Assises du Internacionale du Journalisme de Tours”, que acontece na cidade de Tours. O evento é uma espécie de jornada de jornalismo que, desde 2007, reúne professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes de jornalismo da França. Dura toda a semana (10 a 15 de março), com extensa programação incluindo palestras, mesas redondas, debates, premiação para as melhores produções jornalísticas do ano na França e para iniciativas de Educação para as mídias, lançamento de livros de jornalistas e de pesquisadores da área, além de exposições. O tema central deste ano é “Faits divers à la une”, isto é, o destaque dado pela imprensa a ocorrências sociais diversas, que apelam ao insólito e extraordinário, muitas vezes com enfoque sensacionalista ou diversional. Neste evento, a professora Terezinha será uma das participantes da mesa redonda “Féminicides: du fait divers au fait politique”, que discutirá e tensionará a evolução do tratamento do feminicídio pela imprensa e o processo de politização e construção deste problema público. Na mesa, que acontecerá no dia 13 de março, às 11h, há a participação de outras duas pesquisadoras e uma jornalista especializada na cobertura do tema, além de duas mediadoras. Antes disso, entre os dias 10 e 12 de março, a professora Terezinha participa de atividades no GRESEC (Grupo de Recherche sur les Enjeux de la Communication), da Université Grenoble Alpes. Desde o início de 2024, quando estava em período de pós-doutorado na Espanha, ela tem mantido diálogo com colegas deste grupo de pesquisa de Grenoble, em torno de um projeto de pesquisa sobre o tratamento jornalístico dos feminicídios. Nesta terça-feira, dia 11, ela faz uma exposição no auditório da biblioteca Yves de la Haye sobre avanços e desafios da cobertura de feminicídios no Brasil, proposto pelo Institut de Communication et des Médias da universidade como parte da programação do Mês da Igualdade – organizado em março pela Université Grenoble. Tours tem uma renomada formação em jornalismo, com curso reconhecido pela Conferência das Escolas de Jornalismo da França. A Ecole Publique de Journalisme de Tours (EPJT) tem habilitação profissional desde 1981, mas forma jornalistas desde 1968.
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo abriu inscrições para pedidos de matrícula em disciplinas isoladas no semestre 2025/1. São 15 vagas em três disciplinas nos níveis de mestrado e doutorado. O semestre inicia em 11 de março e cada disciplina possui calendário específico, conforme seus planos de ensino (veja nos links abaixo). Para o nível mestrado poderão se inscrever candidatos com graduação concluída. Não poderão requerer matrícula quem tenha cursado 8 créditos em disciplina isolada no nível mestrado no PPGJOR. Para o nível doutorado poderão se inscrever candidatos com Mestrado concluído. Não poderão requerer matrícula quem tenha cursado 12 créditos em disciplina isolada no nível doutorado no PPGJOR. Interessados em disciplinas isoladas só podem requerer matrícula em uma única disciplina. As inscrições vão do dia 08 de março até às 23h59min do dia 16 de março de 2025 e devem ser feitas exclusivamente no link https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/, selecionando Programa de Pós-Graduação em Jornalismo; optando por Mestrado ou Doutorado, e completando seus dados pessoais. Após o preenchimento, deve clicar nos botões Salvar e Enviar. As inscrições são gratuitas e não há custos de mensalidade. As disciplinas são presenciais, exceto se previsto no plano de ensino. A seleção dos candidatos é de responsabilidade única e exclusiva dos professores responsáveis pelas disciplinas. Eles vão considerar aspectos pedagógicos e acadêmicos a partir das informações apresentadas pelos candidatos no momento da inscrição. Não há recurso das decisões dos docentes. O PPGJOR não tem obrigação de preencher todas as vagas abertas para alunos em disciplina isolada. As disciplinas com vagas disponíveis são as seguintes:
Alunos regulares de outros programas de pós-graduação da UFSC não se enquadram nesta modalidade de matrícula isolada. Estes alunos, interessados em matrícula regular, devem enviar solicitação ao endereço da secretaria (ppgjor@contato.ufsc.br) justificando o interesse. A Secretaria dará anuência por e-mail em caso de aprovação. Os selecionados farão matrículas em seus programas de origem. Informações adicionais: ppgjor@contato.ufsc.br