Livro destaca trajetória de pesquisadoras do PPGJOR

12/12/2025 15:44

Os perfis de pesquisadoras que marcaram diferentes áreas da comunicação no Brasil foram reunidos no livro “Mulheres da Comunicação – Região Sul”, lançado no dia 2 de dezembro. A obra dá visibilidade à contribuição intelectual e política de mulheres que ajudaram a consolidar o campo de estudo a partir do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Entre as pesquisadoras estão cinco docentes vinculadas ao PPGJOR.
Integram o livro as professoras permanentes Raquel Longhi, Valci Zuculoto e Cárlida Emerim, a professora colaboradora Daisi Vogel e a professora aposentada, Gislene Silva. Cada capítulo apresenta a trajetória acadêmica e profissional e os aportes teóricos das pesquisadoras, destacando seu papel na formação, na pesquisa e na consolidação de redes de estudo em jornalismo e comunicação.
Os perfis também contam com participação de pesquisadoras do PPGJOR como autoras. A doutora Kérley Winques assina os textos sobre Raquel e Gislene, enquanto os perfis de Valci e Cárlida foram escritos pela professora do Programa Daiane Bertasso. Já o texto sobre Daisi teve autoria da doutora Magali Moser, egressa do PPGJOR que integra o Grupo de Estudos Jornalismo e Direitos Humanos (DHJor) e o Observatório da Ética Jornalística (Objethos). Também, a professora do Programa Fabiana Piccinin assina o perfil da pesquisadora e professora aposentada da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) Giovanna Benedetto Flores.
A publicação, que organiza histórico e bionotas em formato de verbete, faz parte da série “Mulheres da Comunicação”, uma iniciativa internacional coordenada pelo pesquisador colombiano Omar Rincón e apoiada pela Fundação Friedrich Ebert Stiftung (FES). A proposta da coleção é mapear, reconhecer e documentar a contribuição intelectual de mulheres que ajudaram a consolidar áreas de estudo, renovar agendas de pesquisa e formar novas gerações de comunicadoras e comunicadores.
O volume traz ainda textos que situam o campo da comunicação no Sul do Brasil, oferecendo contexto histórico e referências bibliográficas que ajudam a compreender as especificidades estaduais e regionais da formação e da pesquisa na área. O livro, bem como detalhes da edição, pode ser conferido em: https://collections.fes.de/publikationen/content/titleinfo/1924378