Ementa das disciplinas 2014-2

01/07/2014 12:07

Seminário Avançado de Pesquisa em Jornalismo

Exame e discussão das propostas teóricas e metodológicas dos projetos de pesquisa dos doutorandos. Problematização dos conceitos, teorias, métodos e técnicas de cada projeto, em consonância com a linha de pesquisa. Formulação de objetos de estudo. Estruturação da tese.

Teoria do Jornalismo

Estudo da especificidade e natureza da informação jornalística. Fundamentos epistemológicos. Percurso histórico de suas teorias. Processo produtivo da notícia: estruturas operacionais, organizacionais e tecnológicas. Discurso e narrativa, mediação sociocultural e construção de conhecimento. Ethos jornalístico. Experiência do jornalismo em diferentes condições sociais, políticas, históricas e culturais.

Estudos Avançados em Produção Jornalística

Origem, evolução e tendências dos estudos de newsmaking. Conceitos, métodos e críticas dos estudos de produção jornalística. Impactos tecnológicos e transformações nos processos produtivos do jornalismo contemporâneo. Tradição e inovação. Participação dos públicos na produção de notícias.

Tópicos Avançados em Tecnologia, Linguagens e Inovação: a grande reportagem multimídia

Estudo da trajetória e estado da arte dos formatos multimidiáticos de apresentação da notícia no jornalismo online, com ênfase na grande reportagem. Verifica-se a função conceitual e narrativa da convergência de linguagens própria do ambiente hipermidiático, assim como outras especificidades dos meios digitais, como a conexão em rede, a interatividade, as redes sociais e o desenho de interface. Num segundo momento, estudam-se as influências e possíveis reconfigurações de gêneros narrativos como o documentário, as histórias fotográficas, a grande reportagem e a entrevista nos formatos noticiosos hipermediáticos, discutindo ainda uma possível renovação do audiovisual enquanto conceito e gênero expressivo.

Tópicos Avançados em Jornalismo, Cultura e Sociedade: os primórdios do jornalismo nos países do Cone Sul

Estudo das possibilidades abertas pela chamada Nova História. Aspectos teóricos e metodológicos nas pesquisas de História do Jornalismo Ibero-americano. Antecedentes históricos da região dos países do Cone Sul. As origens do jornalismo na Bacia do Prata. Características das primeiras publicações do Cone Sul.

Tópicos Avançados em Jornalismo, Cultura e Sociedade: textos, mídia, mediações e processos de significação – noções teóricas e aspectos metodológicos

Aspectos teóricos e metodológicos das textualidades midiáticas. Lógica dos media, mediação e midiatização. Processos de circulação das textualidades midiáticas. Revisitando tradições de investigação das textualidades midiáticas.