Aula Magna

17/08/2014 22:00

A aula magna do semestre 2014.2 será ministrada no dia 17 de setembro pelo prof. Dr. Wolfgang Donsbach, da Universidade Técnica de Dresden (www.tu-dresden.de) , que estuda o ensino, a pesquisa e o jornalismo como conhecimento. Wolfgang Donsbach (www.donsbach.net)  é professor e fundador do Departamento de Mídia e Comunicação da Universidade Técnica de Dresden. Foi professor visitante na Universidade de Columbia, Universidade Syracuse, Universidade de Harvard e Universidade Livre de Berlim. Presidiu a Associação Mundial de Pesquisa de Opinião Pública (1995-1996) e a Associação Internacional de Comunicação (2004-2005). É o editor geral de 12 volumes da Enciclopédia Internacional de Comunicação (Wiley-Blackwell, 2008). Em 2007, recebeu o prêmio Helen-Dinerman-Prêmio WAPOR para realizações extraordinárias em pesquisa de opinião pública e, em 2008, o Prêmio David Swanson em Comunicação Política patrocinado pela política de Divisão de Comunicação da ACI.  Seus principais interesses de pesquisa são jornalismo, comunicação política e opinião pública. Doutor e pós-doutor pela Universidade de Mainz, Alemanha, é autor de vários livros, como  “O desencanto de uma profissão. O que os alemães esperam do jornalismo e como eles estão decepcionados” (2009), com Mathias Rentsch, Anna Maria Schielicke e Sandra Degen, e de inúmeros artigos científicos e capítulos de livros, entre eles “Jornalismo como a nova profissão do conhecimento e as consequências para o ensino de jornalismo” (2013) e  “A profissionalização do jornalismo é possível – e necessário. Para um novo papel do jornalismo” (2013).