Professores, mestrandos e mestres do POSJOR no Intercom

27/08/2014 11:10

Com três mil inscritos, o XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 1 a 5 de setembro, em Foz do Iguaçu, terá a participação de vários professores , mestrandos e mestres do programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, que apresentam trabalhos, coordenam mesas, participam de júris e de reuniões sobre o ensino de jornalismo e a pós-graduação. Veja a programação do evento.

O prof. Eduardo Meditsch é painelista na mesa “Os desafios da implantação das diretrizes curriculares nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Cinema e Rádio e TV” e participa, como representante da região sul, do painel  “Perfil do ensino de rádio no Brasil”, além de apresentar o trabalho “Semelhanças e diferenças do rádio brasileiro e português”. A profa. Cárlida Emerim  apresenta, juntamente com o mestrando lalo Homrich, o trabalho “Notas sobre edição em telejornalismo: a cobertura da violência na televisão aberta x internet”, além de coordenador e participar de várias atividades no Intercom.  A profa. Valci Zuculoto apresenta o trabalho “As rádios públicas brasileiras e o golpe de 1964”, juntamente com o estudante de graduação, Guilherme Longo, além de mediar a mesa  “Experiência radiofônicas internacionais” e ser uma das coordenadoras nacionais da “Jornada da Pesquisa Experimental em Comunicação”. A subcoordenadora do POSJOR, profa. Rita Paulino, apresenta “O sentimento revelado nas redes sociais sobre os jogos da seleção brasileira na copa do mundo de 2014: uma abordagem conceitual da teoria Ator-Rede” e participa de reuniões dos programas de pós-graduação brasileiros específicos em Jornalismo.

O mestrando Matheus Simões Mello apresenta “Em busca do equilíbrio tático: reflexão sobre a construção textual no Jornalismo Esportivo” e a mestranda Ébida Santos apresenta “Os gêneros jornalísticos e a (re) Construção da realidade no rádio: perspectivas teóricas”. As mestrandas Kérley Winques e Mariana Pires Ventura, recém ingressantes no POSJOR, apresentam trabalhos resultantes de suas graduações, a primeira na Universidade de Passo Fundo, “História da 2ª Guerra Mundial interativa e heterogênea” e a segunda na Universidade Federal de Santa Catarina, “Sinale: uma nova concepção de revista tablet para surdos”, em parceria com Mariana Chiré, trabalho finalista no Expocom.  Também apresentam trabalhos os mestres pelo POSJOR, Criselli Montipó , hoje professora na PUC do Paraná; Guilherme Guerreiro Neto e Luis Francisco Munaro , atualmente professor na Universidade Federal de Roraima).