Disciplinas POSJOR 2015.2

22/06/2015 11:24

Início: 10 de agosto de 2015

Segunda-feira – 14h17h50

Estudos Avançados em Gêneros e Formatos Jornalísticos – 4 créditos (eletiva)

Profa. Dra. Raquel Ritter Longhi e Profa. Dra. Rita de Cássia Romeiro Paulino

Ementa

Teoria dos gêneros. Gêneros e modos de discurso. Gêneros, formatos e dispositivos midiáticos (rádio, televisão, impresso, digital). Teoria do design. Reconfiguração de gêneros e formatos pela mutação tecnológica.

Local: Sala 141


Terça-feira – 14h-17h50

Estudos Avançados em Ética Jornalística – 4 créditos (eletiva)

Prof. Dr. Francisco José Castilhos Karam e Prof. Dr. Rogério Christofoletti

Ementa

História da Ética. Palavra, valor, validação e verdade. Ética descritiva, normativa e crítica/metaética. Ética Social e Ética do Jornalismo. Legitimidade social e credibilidade. Ética, ciberjornalismo e sociedade da informação e do conhecimento. Responsabilidade, credibilidade e accountability.

Local: a definir


Quarta-feira – 14h17h50

Teoria do Jornalismo – 4 créditos (obrigatória para Mestrado e Doutorado)

Prof. Dr. Carlos Locatelli e Prof. Dr. Eduardo Meditsch

Ementa

Estudo da especificidade e natureza da informação jornalística. Fundamentos epistemológicos. Percurso histórico de suas teorias. Processo produtivo da notícia: estruturas operacionais, organizacionais e tecnológicas. Discurso e narrativa, mediação sociocultural e construção de conhecimento. Ethos jornalístico. Experiência do jornalismo em diferentes condições sociais, políticas, históricas e culturais.

Local: a definir


Quinta-feira – 14h-17h50

Seminário Avançado de Pesquisa em Jornalismo – 4 créditos (obrigatória para Doutorado)

Coordenado pelo Prof. Dr. Francisco José Castilhos Karam e com a participação dos professores credenciados junto ao POSJOR

Ementa

Exame e discussão das propostas teóricas e metodológicas dos projetos de pesquisa dos doutorandos. Problematização dos conceitos, teorias, métodos e técnicas de cada projeto, em consonância com a linha de pesquisa. Formulação de objetos de estudo.

Local: sala 141


Segunda a quinta-feira – Dias 17 a 20 e 24 a 27 de agosto / 8h20-12 horas

Questões Teóricas da Pesquisa em Jornalismo – 2 créditos (eletiva)

Profa. Dra. Angie Biondi e Prof. Dr. Paulo Bernardo Vaz

Ementa

Disciplina centrada no estudo específico de um tema, autor ou conceito constitutivo do campo do Jornalismo. Tema tradicional. Tema emergente. Revisitação de um autor. Novo autor. Conceito fundamental. Conceito em migração. Novo conceito. Atualização e aprofundamento de questões teórico-conceituais pertinentes aos projetos de pesquisa em andamento no programa.

Ementa específica

Disciplina centrada nas pesquisas e no estudo do Fotojornalismo, revisitando autores clássicos e contemporâneos que trabalham nas implicações da imagem na Comunicação: Gonzalo Abril, Peter Burke, Ernst H. Gombrich, Jacques Rancière, Didi Huberman et alii. Propõe-se olhar para as fotografias jornalísticas, levantando questões concernentes à visualidade, ao olhar do espectador/leitor, à imagem e à imaginária. Propõe-se trazer dois especialistas para fazer dois recortes e aprofundamento da disciplina, debatendo com os alunos questões 1) da representação do sofrimento em premiações anuais de fotojornalismo e 2) das narrativas fotográficas no trabalho de coletivo Cia de Foto sob o tema guerra urbana. As reflexões e questionamentos trazidos na disciplina pretendem alavancar discussões sobre a pluralidade de olhares para as fotos publicadas na mídia impressa e sites informativos, questionando e discutindo os modos de produzir e de ver fotografias jornalísticas.

Local: sala 141