POSJOR NO INTERCOM 2015

30/08/2015 15:42

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo participa ativamente do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido anualmente pela  Intercom (Sociedade Brasileira para Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Este ano o evento será realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Praia Vermelha,  de 3 a 7 de setembro, e reunirá mais de quatro mil inscritos. O POSJOR será representado por professores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, que tiveram trabalhos selecionados, atuam como jurados e lançam livros.

Trabalhos selecionados

A profa. Dra. Flávia Guidotti Garcia  apresenta o trabalho “Delineamentos e reflexões sobre o uso do Instagram em jornais brasileiros de grande circulação”, enquanto o prof. Dr. Jorge Kanehide Ijuim analisa a “Imprensa e o silêncio dos excluídos: o caso Guaiviry em Mato Grosso do Sul”. A profa. Dra.  Valci Zuculoto coordena a sessão especial “O legado de Zita de Andrade Lima, pioneira dos estudos de rádio no Brasil” e participa com o trabalho “Arriba Zita! A ‘chimbica’ que virou ‘cobra’ e suas análises de conjuntura”. O prof. Dr. Eduardo Meditsch contribui com “Introdução à Técnica Radiofônica, organizada por Mário de Moura em 1956: nas referências de Zita, a primeira coletânea técnicas de rádio publicada no Brasil?” e a profa. Dra. Rita de Cássia Romeiro Paulino apresenta, com o prof. Walter de Lima Júnior (Metodista) e Alessandra de Falco Brasileiro (UFSJ), a “Análise folksonômica e de Conteúdo dos produtos de jornalismo e tecnologia vencedores da Expocom (2010-2014)” e o artigo Possibilidades para o Jornalismo em Meio à Crise de um Modelo de Negócio, organizado com as alunas do POSJOR Ana Paula Bourscheid e Mariane Pires Ventura, enquanto a pós-doutoranda Jeana Laura da Cunha Santos analisa “Os Escribas da Cidade: o fisiólogo, o flanêur e o jornalista”. A doutoranda Criselli Montipó expõe sobre as “Sagas heroicas e anti-heroicas nas narrativas jornalísticas de CartaCapital, Época e Istoé” e a também doutoranda Miriam Santini de Abreu coordena a sessão “Entre jornalismo literário e cultural” e apresenta “Cronireportagem: vereda entre a crônica e a reportagem no texto jornalístico”, enquanto  o doutorando Hendryo André observa as “Apropriações da linguagem radiofônica em narrativas policiais televisivas”, e a mestranda Jéssica Gonçalves Pereira analisa a “Convergência midiática: transformações históricas que afetaram  a produção jornalística compartilhada pelo rádio e televisão a artir dos anos 90”.

Expocom e Livro

A exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), em sua 22ª edição,  exige este ano a montagem e organização de mais de 300 trabalhos  selecionados para a etapa nacional. A Expocom 2015 tem, na coordenação nacional, a profa. Valci Zuculoto, e reúne entre os integrantes do júri,  as professoras Rita Paulino e Flávia Guidotti, a posdoutoranda Jeana Santos, a mestranda Jéssica Gonçalves Pereira e o doutorando Hendryo André.

Além disso,  Valci Zuculoto e Eduardo Meditsch são co-autores do livro “Radialismo no Brasil: Cartografia do campo acadêmico – itinerário de Zita, a pioneira”, organizado por José Marques de Melo e Nair Prata, e que será lançado no Intercom 2015.