Defesa de Dissertação: “Da Samarco ao Jornal Nacional: Relações entre a comunicação organizacional e o telejornalismo no desastre em Mariana – MG”

17/08/2018 16:00

A dissertação “Da Samarco ao Jornal Nacional: Relações entre a comunicação organizacional e o telejornalismo no desastre em Mariana – MG”, de Luis Gustavo Varela, será defendida no dia 21 de agosto, a partir das 8h30. A sessão é aberta ao público e ocorrerá na sala Machado de Assis (407) do Bloco B, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). O estudo aborda como a comunicação organizacional da Samarco Mineração S.A. pode ter afetado a construção do discurso do acontecimento jornalístico no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, durante as primeiras semanas de cobertura do desastre tecnológico em Mariana – MG, no ano de 2015. A partir de uma contextualização do acontecimento, da revisão literária e da análise crítica do discurso, é observado o alinhamento ou não de enquadramentos e argumentos discursivos em 36 peças do telejornal e 15 informativos da mineradora, entre 5 e 21 de novembro de 2015.

O trabalho foi orientado pelo prof. Dr. Carlos Augusto Locatelli e a banca avaliadora é composta pela profª. Drª. Maria Helena Weber, da Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS (PPGCOM) e pela profª. Drª. Cárlida Emerim, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (PPGJOR). Os suplentes são o prof. Dr. Antônio Brasil (PPGJOR/UFSC) e o prof. Dr. Mário Jorge Coelho Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan | UDESC).