Primeira Jornada de Inovação no Jornalismo será nos dias 18 e 19 de outubro

16/10/2018 23:08

Jornalismo imersivo, newsgames, novos formatos e imagens em 360º. Esses são os temas da primeira Jornada de Inovação no Jornalismo, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro.

Serão dois dias com palestras e oficinas reunindo gente que inova no mercado e na academia. Organizado na forma de Seminário, o evento constará de palestras com professores e pesquisadores, além de mesas-redondas com a participação de professoras e pesquisadores do Grupo Hipermídia e Linguagem/CNPq e Nephi-Jor/UFSC. 

Eduardo Pellanda, professor da PUC-RS e professor visitante do Mobile Experience Lab MIT/EUA – onde também realizou dois períodos de pós-doutoramento –, é um dos convidados da mesa “Inovação no jornalismo e pesquisa sobre inovação” que acontece no primeiro dia do evento, com início marcado para às 10h. O espaço conta ainda com os pesquisadores Carlos Franciscato (UFS) e Stefanie da Silveira (UFSC), com mediação de Raquel Longhi. Confira abaixo o convite do professor Eduardo Pellanda, fundador e coordenador do laboratório Ubilab de pesquisas aplicadas em ubiquidade comunicacional.

Pela parte da tarde, às 14h, a programação segue com a mesa “Inovação em formatos jornalísticos”. Participam da conversa jornalistas e pesquisadores, tais como: Fábio Bispo (ND), Adriano Araldi (NSC), Raquel Longhi (UFSC) e Rita Paulino (UFSC).

Após um breve intervalo, às 16h, começa a oficina 1. Com foco no Jornalismo Imersivo e captação de imagens em 360º a oficina é ministrada pela professora Raquel Longhi e pelo doutorando Sílvio Pereira.

No dia seguinte, 19 de outubro, às 10h, a primeira mesa do dia deve tratar do cenário de inovação no Brasil e na América Latina. A mediação fica por conta da professora Stefanie C. da Silveira.

Pela parte da tarde também serão realizadas duas oficinas relacionadas à inovação no jornalismo: Newsgames e Extração e Análise de Dados. Ao final do evento haverá um encontro de startups e pitch entre os participantes.

O evento é gratuito e organizado pelo Grupo Hipermídia e Linguagem/CNPq. Além disso, conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina; Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFSC; Neoway e patrocínio do Grupo RIC.

Para mais informações acesse o site oficial do evento.
As inscrições para as oficinas podem ser realizadas aqui, vagas limitadas.