Defesa de Dissertação: “O que faz pensar, o que faz sentir – a retórica de Eduardo Galeano na revista brasileira Atenção! (1995-1997)”

28/11/2018 15:14

A dissertação “O que faz pensar, o que faz sentir – a retórica de Eduardo Galeano na revista brasileira Atenção! (1995-1997)”, de Francielli Cristina Campiolo, será defendida no dia 6 de dezembro, a partir das 14h. A sessão é aberta ao público e ocorrerá na sala 33 (sala de redação I), do Departamento de Jornalismo, Bloco A, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC).

A pesquisa tem como objeto de estudo a retórica de Eduardo Galeano na coluna Veias Abertas/Janelas Abertas, publicada na revista brasileira Atenção!, um dos dois meios de comunicação do Brasil a veicular textos do escritor. O objetivo é identificar e analisar como as técnicas argumentativas sustentam as teses que formam quatro máximas galeanas, tendo como referência as semelhanças com o que já aparecia no livro As veias abertas da América Latina. Para tanto, o objeto empírico reúne os dez textos de Galeano veiculados nessa revista mensal, no período de sua duração, entre os anos de 1995 e 1997. Este trabalho é uma contribuição ao estudo da linguagem e do discurso sentipensante do autor no âmbito do Jornalismo Opinativo. Além do mais, revela a presença de artigos dele traduzidos para o português em uma revista que, apesar de pouco conhecida, tem relevância para a história do Jornalismo Independente de esquerda brasileiro e latino-americano.

O trabalho é orientado pela professora Daisi Irmgard Vogel e a banca será composta pelos professores Jorge Kanehide Ijuim, Valentina da Silva Nunes (JOR/UFSC) e Rosario Lázaro Igoa (PGET/UFSC).