Prêmio Luiz Beltrão – Maturidade Acadêmica foi entregue ao Professor Eduardo Barreto Vianna Meditsch do PPGJOR – UFSC

12/09/2019 20:52

O Prêmio Luiz Beltrão – Maturidade Acadêmica foi entregue a Eduardo Barreto Vianna Meditsch (UFSC), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina que já recebeu prêmios como o Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos, o Luiz Beltrão – Liderança Emergente e o Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. Em um potente discurso de cerca de 14 minutos, Meditsch salientou a atual situação sociopolítica brasileira, lamentando “os crimes contra a humanidade e contra a natureza que estão sendo cometidos agora no Brasil por quem foi escolhido pelo povo para protegê-lo”. “O momento é de esperançar. Esperançar, como nos ensinou Paulo Freire, não é esperar. Esperançar é fazer, é fazer o possível, é reconstruir o que é destruído. É dar um passo de cada vez”, disse. “A história da Intercom é uma história da reconstrução da universidade brasileira. A Intercom foi construída na medida em que a universidade era reconstruída depois dessa destruição que sofreu durante o início do regime militar. É uma história que deve nos inspirar. Nós devemos reconstruir, imediatamente, tudo o que for destruído. E, enquanto nós tivermos exemplos como o do professor José Marques de Melo, como o da professora Maria Ataide, de que é possível transformar a realidade à nossa volta, ninguém vai nos parar.”

Fonte: http://www.portalintercom.org.br/publicacoes/jornal-intercom/2019-2/09-2-2-2-2/ano-15-n-481-sao-paulo-12-de-setembro-de-2019-issn-1982-372/chamadas-1563/intercom-2019-premios-estudantis-premio-luiz-beltrao-e-trofeu-jose-marques-de-melo