Defesa de Tese» Do fotojornalismo ao jornalismo visual: uma reflexão sobre o uso de imagens técnicas no jornalismo contemporâneo

10/12/2019 10:56

A tese intitulada “Do fotojornalismo ao jornalismo visual: uma reflexão sobre o uso de imagens técnicas no jornalismo contemporâneo”, de Silvio da Costa Pereira, será defendida na sexta-feira, 13 de dezembro de 2019, a partir das 9 horas. A sessão é aberta ao público e será realizada na sala Drummond, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC).

O trabalho analisa as transformações que vêm ocorrendo nos usos e costumes relacionados à produção imagética para discutir e revisar o conceito de fotojornalismo. A abordagem parte da tradição construída ao longo do século XX, baseada em noções como a objetividade jornalística e a capacidade documental da fotografia, e as contrapõe a compreensões mais contemporâneas de fotografia, bem como busca observá-las no contexto de transformações que vêm ocorrendo no campo jornalístico. Tal discussão situa e fornece ferramental para analisar os dados oriundos de uma pesquisa de campo de corte etnográfico em três redações brasileiras, onde o autor acompanhou o trabalho de fotojornalistas e outros profissionais que captam, editam, publicam ou produzem relatos que se valem de fotografias e vídeos. O objetivo do estudo é construir uma compreensão a respeito do fotojornalismo embasada nos limites e possibilidades dados pela cultura e tecnologia atuais.

O trabalho foi orientado pela professora Drª Raquel Ritter Longhi (UFSC), e coorientado pela professora Drª Cárlida Emerim (UFSC). A banca será composta pelas professoras Drª Dulcília Buitoni (USP), Drª Flávia Guidotti (UFSC) e Drª Rita Paulino (UFSC).