Alunos do PPGJOR têm trabalho premiado em evento

09/03/2020 07:16

Na semana passada, foram divulgados os melhores trabalhos apresentados na 1ª Mostra de Pesquisa Científica sobre Violências Contra as Mulheres. A doutorandas Mariane Ventura (PPGJOR), Ana Paula Bourscheid (PPGCom-PUCRS) e o mestrando Paulo José Mueller (PPGJOR) foram contemplados na categoria Jornalismo com o trabalho “Mete a Colher: newsgame como agente de conscientização no combate à violência contra as mulheres”. A lista completa está disponível no site do evento.

Na forma de artigo, o trabalho apresenta o newsgame “Mete a colher”, desenvolvido para a disciplina Questões Empíricas e Aplicadas da Pesquisa em Jornalismo — Metodologias de Estudo em Newsgames, ministrada pela professora Rita Paulino em parceria com o doutorando Carlos Marciano.

A criação do newsgame objetiva conscientizar as pessoas sobre a importância de denunciar todo tipo de violência contra mulher. Inspirado no ditado “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”, o newsgame questiona o jogador sobre como agir em situações com mulheres sendo vítimas de diferentes tipos de violência. O jogo está disponível gratuitamente neste link.

O texto completo do trabalho vencedor da amostra faz parte do segundo volume da série de e-books lançados pela Academia Judicial que leva o nome “Não Há Lugar Seguro”. A produção é uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), e o Núcleo de Pesquisas em Direito e Feminismos (Lilith), da UFSC.

Os quatro livros estão disponíveis na seção Biblioteca (Publicações/E-books) do site da Academia Judicial.

Tags: disciplinasmestrandos e doutorandosprêmios