PPGJOR retoma processo seletivo 2020

29/07/2020 14:00

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC) informa aos candidatos do Processo Seletivo 2020 que está reiniciando os trabalhos de seleção. No final de abril, o processo foi suspenso temporariamente por conta da pandemia. A primeira etapa do certame – avaliação dos projetos de pesquisa – foi concluída, mas as etapas seguintes não puderam ser feitas por falta de segurança sanitária. Com a interrupção do transporte público e a adoção de medidas mais restritivas que impediam aglomerações sociais, as provas e entrevistas não puderam ser realizadas.

Para garantir a conclusão do processo, a Comissão de Seleção discutiu e aprovou modificações no edital da disputa. Hoje, 29, um edital retificado está sendo lançado para tornar públicas as novas datas e condições das próximas etapas da seleção. Assim, a segunda e a terceira etapas que eram presenciais, passaram a ser a distância, realizadas por tecnologias já adotadas na UFSC. As provas escritas serão feitas pelo sistema de edição da revista Estudos em Jornalismo e Mídia, a publicação científica do PPGJOR. Nos próximos dias, um tutorial será disponibilizado aos candidatos, orientando todos os passos necessários. O sistema eletrônico garante a realização das provas a distância e assegura a correção às cegas pelos avaliadores, uma exigência legal. É um sistema estável, seguro e confiável, já utilizado por editores da revista há mais de uma década, com suporte do Portal de Periódicos UFSC. As provas acontecerão no dia 17 de agosto, conforme o edital.

As entrevistas são a última etapa da seleção e estão marcadas para o período de 9 a 11 de setembro. O PPGJOR vai utilizar o sistema Conferência Web, da Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP), que vem servindo como ferramenta para reuniões de colegiado e de grupos de pesquisa, e as sessões públicas de defesa de tese e dissertação. O Conferência Web é uma solução tecnológica que vai permitir conexão entre avaliadores e candidatos na arguição de seus projetos e currículos, e todas as entrevistas serão gravadas, como determinam as orientações da UFSC e órgãos federais de controle e transparência.

O processo seletivo deve estar concluído em 25 de setembro, informa a comissão responsável.

Para acessar o edital retificado, clique aqui.

Para acompanhar notícias da seleção, clique aqui.

Para conferir outros documentos da seleção, clique aqui.

Tags: processo seletivo 2020