Pesquisadores do PPGJOR levam 2 prêmios e 2 menções honrosas no PAGF 2020

13/09/2020 21:30

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC foi o grande vencedor da 15ª edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, concedida pela principal sociedade científica da área, a SBPJOR. As pesquisas desenvolvidas e orientadas por professores do PPGJOR foram destaque em quatro das cinco categorias, e os investigadores locais levaram dois prêmios e duas menções honrosas.

Orientada pelo professor Jacques Mick, Janara Nicoletti venceu na categoria Doutorado. A tese “Reflexos da precarização do trabalho dos jornalistas sobre a qualidade da informação: proposta de um modelo de análise” foi defendida em dezembro do ano passado e foi apontada como a melhor do Brasil.

Na categoria Mestrado, “O Jornalismo das periferias de São Paulo entre a experimentação e a atualização de práticas convencionais”, de Luisa Tavares e também orientada por Jacques Mick mas no Programa de Pós em Sociologia Política, recebeu menção honrosa. O trabalho vencedor foi “Jornalismo Live Streaming: um estudo das apropriações jornalísticas da tecnologia de transmissão audiovisual ao vivo no Facebook”, de Alexandro Mota da Silva, da UFBA, orientado por Marcos Palacios.

A professora do PPGJOR, Daiane Bertasso, orientou o melhor trabalho de iniciação científica. “Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)” é de autoria de Amanda Regina Rosa, e levou o prêmio de IC.

Na categoria Pesquisa Aplicada, as professoras Rita Paulino, Cárlida Emerim e Valci Zuculoto receberam menção honrosa pelo projeto “#Jorconvergente: teoria e prática aplicada em tecnologia progressive web apps (pwa)”. Na categoria, não houve vencedor e apenas a menção honrosa às pesquisadoras do PPGJOR.

Na categoria sênior, a professora Sonia Virginia Moreira (UFRJ/UFJF) foi a distinguida.

Os resultados do PAGF 2020 foram anunciados na noite de hoje, 13, pela coordenadora Marli dos Santos. Neste ano, houve novo recorde de participação. Foram avaliados 142 trabalhos de todas as regiões brasileiras, 71% a mais que em 2019. Vencedores e destacados participarão da sessão especial durante o 18º Encontro da SBPJOR, que acontecerá de 3 a 6 de novembro, pela internet.

Tags: mestrandos e doutorandospesquisa em jornalismoprêmiosprofessores