Bolsas Fapesc: Comissão do PPGJOR amplia inscrições para mestrandos

13/12/2021 12:30

A Comissão Permanente de Bolsas do PPGJOR/UFSC vai receber até a próxima quarta-feira, dia 15/12, inscrições de mestrandos interessados em concorrer a bolsas de Mestrado previstas no edital nº 48/2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Como até o último dia 12 de dezembro não houve inscrições de mestrandos que integravam o edital anual de bolsas 2021 do PPGJOR, a Comissão decidiu nesta segunda-feira, 13/12, abrir a possibilidade para a inscrição de mestrandos não bolsistas e que não tenham participado do edital anual do Programa.

Os mestrandos interessados devem ler com atenção o edital nº 48/2021 da Fapesc e verificar se seu projeto de pesquisa no Programa de Pós-Graduação está alinhado com os objetivos do edital e se poderá estabelecer relações com ao menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (por exemplo, Igualdade de gênero; Redução das desigualdades; Educação de qualidade; Consumo e produção responsáveis; Paz, Justiça e Instituições Eficazes, Fome Zero, Agricultura Sustentável, etc ). É importante ainda atentar aos “critérios para seleção dos bolsistas”, à documentação que será exigida para a “implementação da bolsa” e ao “Plano de Trabalho do Bolsista” (ANEXO III do edital). Além das exigências específicas do edital Fapesc, é necessário que os interessados cumpram todas as demais exigências da legislação vigente sobre bolsas (Resolução 01/2018 do PPGJOR).

Para se inscrever, os mestrandos devem enviar três documentos: 1) Histórico acadêmico no PPGJOR; 2) Declaração simples assinada, atestando poder cumprir todas as exigências e poder apresentar todos os documentos requeridos pelo edital FAPESC nº 48/2021 (conferir o item 8 do edital, das letras “a” até “k”, e item 9, das letras “b” até “i”), até o prazo estabelecido no Cronograma do PPGJOR para a indicação do/a bolsista; e 3) Plano de Trabalho adequado aos objetivos e aos critérios de seleção de bolsistas estabelecidos no edital FAPESC nº 48/2021, conforme o modelo do Anexo III do edital, assinado pelo mestrando e por seu orientador.

Os documentos para a inscrição dos mestrandos devem ser enviados à Comissão de Bolsas através do email bolsas.ppgjor@contato.ufsc.br , até a próxima quarta-feira, dia 15/12. No assunto do e-mail deverá constar: Nome da/o candidata/o_Inscrição Seleção Bolsa FAPESC Edital 48/2021.

A Comissão esclarece que os prazos da seleção interna no PPGJOR são exíguos para poder atender ao cronograma e datas estabelecidas pelo edital Fapesc. Informa ainda que o resultado final da seleção interna (Mestrado e Doutorado) deve ser divulgado até o dia 17 de dezembro. No caso do Doutorado, a Comissão recebeu inscrições de sete doutorandos.

Tags: bolsas 2021Fapescgestão do PPGJOR