Enfrentamento ao racismo no jornalismo é tema da aula magna 2022 do PPGJOR UFSC

30/03/2022 18:29

A jornalista e profª Drª (FGV) Bianca Santana ministrará a aula magna 2022 do PPGJOR UFSC. Com o tema “O enfrentamento ao racismo na prática jornalística”, a conferência será realizada no dia 19 de abril, às 9h, com transmissão online pelo canal do YouTube do Programa.

Bianca Santana é jornalista, doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e mestra em Educação também pela USP. É autora dos livros “Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro” (Companhia das Letras, 2021) e “Quando me descobri negra”(SESI-SP, 2015). Foi professora da Faculdade Cásper Líbero e da pós-graduação em Jornalismo Multimídia na FAAP. Atualmente, é professora no MBA em Estratégias de Comunicação Digital da FGV e escritora residente na Escola de Português da Middlebury College (em Vermont, nos Estados Unidos).

Bianca também é colunista da revista Gama e tem textos publicados em diversos veículos como UOL, revista Cult e Folha. Além disso, é organizadora das coletâneas “Inovação Ancestral de Mulheres Negras: táticas e políticas do cotidiano” (Oralituras, 2019), “Vozes Insurgentes de Mulheres Negras: do século XVIII à primeira década do século XXI” (Mazza Edições/ Fundação Rosa Luxemburgo, 2019), e “Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas” (Edufba/Casa de Cultura Digital, 2012).

A aula magna 2022 é uma atividade oficial do PPGJOR e faz parte das celebrações dos 15 anos do programa. Criado em 2007, o PPGJOR UFSC surge da experiência bem sucedida de três décadas de formação de profissionais jornalistas no curso de Jornalismo, sendo um produto do amadurecimento desta área acadêmica na instituição, através de um contínuo investimento na formação docente, na produção científica e na criação da infra-estrutura necessária ao empreendimento.

Tags: aula magnaaula magna 2022eventos 15 anoseventos 2022