Professor do PPGJOR lança e-book no 45º Intercom

11/09/2022 17:00

Além de participar do 45º Intercom – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação como congressista, o professor do PPGJOR Jorge Kanehide Ijuim também lançou no evento o ebook “O pensamento de Boaventura de Sousa Santos e o Jornalismo”. Organizado por Ijuim, o livro traz uma coletânea de ensaios produzidos por mestrandos, doutorandos e egressos do PPGJOR.

Segundo o organizador, a obra é fruto dos esforços de um grupo de jovens pesquisadores ao se debruçarem sobre a obra do sociólogo lusitano Boaventura de Sousa Santos. Ao eleger
o Jornalismo como objeto de pesquisa, este trabalho foca, de forma crítica, sobre diversos materiais e suportes, com a finalidade de compreender como determinados fenômenos sociais “traumáticos” são reportados, possibilitando, ou não, dar voz a atores sociais desprotegidos.

Além de elaborar uma crítica aos modelos jornalísticos, os ensaios refletem e analisam, à luz do quadro teórico-conceitual de Santos, material jornalístico que têm em comum a “quase” invisibilidade jornalística e social dos seus objetos e atores, assim como discute as questões da justiça e o papel do cientista enquanto agente de mudança.

O livro pode ser obtido gratuitamente no site da Editora Gênio Editorial.

 

Tags: Boaventura de Sousa Santose-bookIntercomintercom 2022jorge ijuimlivro