Pesquisadoras do PPGJOR/Nephi-Jor participaram de congresso internacional e vencem o Best Paper

18/12/2023 23:07

Por

No último dia 23 de novembro, aconteceu o 6º JDMIA – Congresso Internacional Jornalismo para Dispositivos Móveis e Inteligência Artificial, evento promovido pela Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal. Os integrantes do Nephi-Jor marcaram presença no congresso com trabalhos que focaram em conhecimentos ligados às tecnologias digitais.

A Profa. Dra. Rita de Cássia Romeiro Paulino e a doutoranda Laura Cabral, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC), apresentaram o artigo intitulado “Jornalismo Automatizado para investigar redes, toxicidades, sentimentos e bots em comentários do Twitter” e garantiram o prêmio de Best Paper. Sua versão final será publicada em livro pela editora Labcom Books, além de também contar com a publicação em uma revista indexada à SCOPUS.

Para Laura, participar do congresso foi uma oportunidade de aprimorar ainda mais seus conhecimentos e garantir que as discussões também estejam em diferentes áreas do jornalismo e da comunicação. “Participar do congresso foi maravilhoso, já que pude também contar com uma grande troca entre os pesquisadores que investigam a área do jornalismo digital. Ter nosso artigo escolhido como Best Paper é um sinal de que estamos no caminho certo. É uma alegria indescritível. Queremos ampliar ainda mais estas discussões sobre o tema e reforçar o que já vem sendo discutido na academia” – finaliza.

Já Rita Paulino destacou que, “Primeiramente fiquei muito feliz e lisonjeada com o prêmio. É a terceira vez que participo do JDM e em todas as ocasiões, fui calorosamente acolhida pelos colegas da UBI e pelo professor João Canavilhas. Este evento representa um espaço valioso para a troca de ideias e o aprofundamento do conhecimento acerca do impacto das novas tecnologias no Jornalismo contemporâneo. Ao longo das edições anteriores, sempre encontrei respaldo para apresentar minhas pesquisas aplicadas e exploratórias. Receber este prêmio é não apenas significativo, mas também enriquecedor para mim. Gostaria de estender um agradecimento especial à minha orientadora e parceira de pesquisa, Laura Cabral, que nos representou de maneira exemplar no evento.

Além do reconhecimento concedido pelo prêmio, esta experiência abriu portas para uma oportunidade adicional: a participação no Observatório de Comunicação Móvel e Inteligência Artificial, criado durante um Congresso Internacional na UBI. Estou entusiasmada com a perspectiva de contribuir para este observatório e explorar novos horizontes na interseção entre comunicação móvel e inteligência artificial.”

Sobre o congresso JDMIA

O JDMIA é um congresso bienal de nicho que aceita um pequeno número de textos originais e focados na temática. Este ano foram 12 aceites para o evento. O congresso é organizado por João Canavilhas, Catarina Rodrigues, Ricardo Morais e Fábio Giacomelli. Além disso, tem uma comissão científica formada por mais de 15 professores de várias partes do mundo.

Leia mais sobre o Observatório de Comunicação Móvel e Inteligência Artificial.