Docentes e estudantes do PPGJOR publicam artigos em revistas internacionais

13/03/2024 22:43

Três edições de reconhecidas revistas latino-americanas de comunicação trazem artigos de pesquisadores do PPGJOR. As publicações foram lançadas recentemente.

Na edição nº 154 da Chasqui, foram publicados os textos “Crise e mercado de trabalho: trajetórias profissionais de jornalistas no Brasil (2012-2017)”, do professor Jacques Mick (em coautoria com o professor Felipe Pontes, da UEPG), “Jornalismo automatizado na prática: o uso de geração  de linguagem natural para cobertura eleitoral”, do doutorando Matheus Costa Nunes e sua orientadora Stefanie Carlan da Silveira, e “Pesquisas sobre confiança na mídia e o fortalecimento da ideia de crise permanente de credibilidade”, do professor Rogério Christofoletti e sua orientanda, a doutoranda Denise Becker.

Os artigos integram o dossiê “Os vai e vens do jornalismo em ecossistemas digitais”, editado pelas professoras Lila Luchessi, Suzana Barbosa e Jacaranda Correa. A Chasqui é uma tradicional revista acadêmica de comunicação, com mais de 50 anos de circulação, e é editada pelo Ciespal, no Equador.

No Chile, a Cuadernos.info acaba de lançar o número 57, e um dos artigos em destaque é “COVID-19 e combate à desinformação: a experiência do Consórcio de Veículos de Imprensa no Brasil”, de Vitória Peraça Ferreira e do professor Rogério Christofoletti. O artigo é um dos resultados da dissertação de Vitória, defendida no PPGJOR em abril de 2023.

Chasqui e Cuadernos.info são publicações A2 no Qualis Periódicos.

Na edição nº 44 da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, lançada em janeiro, há duas publicações de pesquisadores do PPGJOR. Uma das publicações é o artigo “Categorização para as modalidades contemporâneas da reportagem radiofônica brasileira”, de autoria de Arnaldo Zimmermann e da professora Valci Zuculoto. O artigo é resultado da tese de doutorado de Arnaldo, defendida no ano passado. Outra publicação é o artigo “Apuração e Curadoria no Radiojornalismo Local: Um estudo sobre os Gatewatchers na Rádio Super Najuá FM”, de autoria da mestranda Karin Franco e sua orientadora Fabiana Piccinin.

As publicações foram feitas dentro do dossiê “Sentido, relevância e papel do rádio no ecossistema midiático digital em cenário de plataformização”. Editada pela Associação Latino-Americana de Pesquisadores da Comunicação (ALAIC), a revista tem abrangência internacional e é uma publicação A4 no Qualis Periódicos.