Girafa, PPGJor e Rádio Ponto participam do 6º Simpósio Nacional do Rádio, em Brasília

27/05/2024 23:04

Pesquisadoras(es) do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (Girafa/UFSC/CNPq), do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) e da Rádio Ponto UFSC participam, em Brasília, do 6º Simpósio Nacional do Rádio, em realização de 27 a 29 de maio, na Câmara dos Deputados. Juliana Gobbi Betti, mestre e doutora pelo PPGJOR e integrante do Girafa, abriu o evento nesta segunda-feira, dia 27/05. Apresentou reflexões sobre o programa radiofônico “Mulheres de Palavra”, que faz parte da sua tese aqui defendida em 2021 e intitulada “Informação crítico-emancipatória com perspectiva de gênero: os direitos das mulheres em programas radiofônicos femininos”. A pesquisadora também ministrou o minicurso “Epistemologias plurais na pesquisa e na prática radiofônica”.Na terça-feira, dia 28/05, o professor do Mackenzie Alvaro Bufarah Júnior, também membro do Girafa e pós-doutorado pelo PPGJor, é um dos painelistas da mesa “Desafios da inteligência artificial no rádio”. Na quarta-feira, dia 29/05, a doutoranda Raphaela Ferro apresenta o artigo “As mulheres na Revista do Rádio: levantamento dos registros da presença feminina na publicação entre 1951 e 1959”, escrito em coautoria com a professora Valci Zuculoto e com estudantes de graduação do Jornalismo da UFSC Danielly Alves, Pedro Guerrazzi, Lara Apolinário e Érica Zucchi. O Simpósio Nacional do Rádio é um evento promovido a cada dois anos pelo Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Nesta edição de 2024, realiza-se na Câmara dos Deputados para marcar os 25 anos da Rádio Câmara. E tem a parceria da Universidade de Brasília e apoio da Rádio França Internacional.