PPGJOR marca presença no 24º Enejor com lançamento de livros, apresentação de trabalhos e premiação à professora do Programa
O PPGJOR teve participação ativa na 24ª edição do Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (Enejor), realizado entre os dias 28 e 30 de abril, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba. Além do lançamento do e-book “Pedagogia do Jornalismo e Práticas Emancipatórias”, organizado por pesquisadores do programa, a professora Valci Zuculoto foi homenageada com o prêmio de Personalidade de Destaque no Ensino de Jornalismo, concedido pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ).
O Enejor é promovido anualmente pela ABEJ e se consolidou como o principal espaço de discussão e articulação em torno do ensino de jornalismo no país. O evento reúne docentes, estudantes, pesquisadores e representantes de entidades da área para debater os rumos da formação jornalística no Brasil.
O livro “Pedagogia do Jornalismo e Práticas Emancipatórias”, foi organizado pelo professor Eduardo Meditsch, colaborador do PPGJOR, em parceria com os discentes Anderson Baltar, Giovanna Franco, Jaíne Araújo e Raphaela Ferro. Publicada pela Editora Insular, a obra está disponível para download gratuito.
Segundo os organizadores, o livro é fruto das reflexões desenvolvidas na disciplina que abordou a Formação Profissional do Jornalista no PPGJOR, além das discussões do II Simpósio Catarinense de Ensino de Jornalismo, realizado em novembro de 2024, na UFSC. Em seus 12 capítulos, o e-book propõe uma abordagem crítica e dialógica sobre os processos de ensino e aprendizagem no jornalismo, com ênfase em práticas emancipatórias, inspiradas especialmente no pensamento de Paulo Freire.
O evento também foi palco para o lançamento do livro “As inteligências do Telejornalismo”, que tem a professora Cárlida Emerim como uma das organizadoras. A obra reúne 17 capítulos que exploram as práticas, construções sociais e inteligências tecnológicas do telejornalismo contemporâneo. Dentre os capítulos, um deles conta com a contribuição da professora Fabiana Quatrin Piccinin, que assinou o texto “Narrativas breves, cotidianas e feitas para seduzir: Considerações sobre o jornalismo audiovisual nas plataformas”, juntamente da doutoranda Yáskara Ferreira. A obra pode ser acessada gratuitamente em versão digital e está disponível para compra na edição impressa.
Ainda durante o Enejor, foi publicado o livro “Jornalismo e socialização de conhecimentos: paralelos e contrastes com os modos de fazer-saber do ensino formal”, de autoria da egressa Janaíne Kronbauer. A obra, fruto de sua pesquisa de doutorado desenvolvida no PPGJOR, propõe uma análise comparativa entre as práticas pedagógicas do jornalismo profissional e da escola como instituição formal de ensino. Com prefácio do professor Eduardo Meditsch, orientador da pesquisa, a obra foi selecionada no edital de 2024 da SBPJor e faz parte da série “Jornalismo a Rigor”, publicada pela Editora Insular. O exemplar impresso está disponível no site da editora.
Outro destaque no evento foi a premiação da professora Valci Zuculoto, vencedora do 6º Prêmio ABEJ na categoria Personalidade de Destaque no Ensino de Jornalismo. Doutora em Jornalismo e docente permanente do PPGJOR, Valci é uma das fundadoras da ABEJ e atualmente integra o conselho da entidade. A premiação reconhece sua trajetória dedicada à qualificação do ensino de jornalismo no país, marcada pelo compromisso com a formação crítica e democrática de futuros jornalistas.
Juntamente dos discentes Luis David Padilha e Luiza Zanotti, a professora também apresenta o trabalho “Extensão e ensino em articulação: a experiência histórica do projeto Rádio Ponto UFSC”, na tarde desta quarta feira (30), com o projeto da webrádio do curso de Jornalismo coordenado por ela.
No mesmo período, a doutoranda Caroline Westerkamp fecha a participação do PPGJOR nas atividades do Enejor 2025, contribuindo com o trabalho de pesquisa científica “O lugar do documentário no Curso de Jornalismo da UFSC: uma definição possível para os TCCs neste formato”.






