Professores e alunos do PPGJOR participam da etapa presencial do Intercom Nacional

11/09/2025 09:19

Pesquisadores do PPGJOR estiveram presentes na etapa presencial do 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional 2025), no Centro Universitário FAESA, em Vitória, entre os dias 1º e 5 de setembro. O evento reuniu centenas de estudantes, docentes e profissionais da área selecionados para apresentar trabalhos e pesquisas no maior encontro acadêmico da comunicação no país.
No dia 4 de setembro,  o aluno Luiz Henrique Zart participou do GP Comunicação e Esporte e apresentou a pesquisa “Torcer é para todos, mas não para todas: o documentário The Football Aficionado sob a perspectiva de gênero e esporte”, que produziu com a professora Daiane Bertasso. No GP Fotografia, o doutorando Anderson Coelho expôs o estudo “Fotojornalismo na Amazônia: Mapeamento bibliométrico da produção científica brasileira (2010-2025)”. Já no GP Jornalismo Audiovisual, a doutoranda Yaskara Ferreira apresentou a pesquisa “‘Eu’ emergente: narrativas de subjetividade no jornalismo audiovisual contemporâneo”.
Ainda no dia 4, o GP Rádio e Mídia Sonora contou com a pesquisa “As mulheres na Revista do Rádio no início da década de 1960: apontamentos sobre questões de gênero no período que antecede o Golpe de 64”, de autoria da professora Valci Zuculoto juntamente da doutoranda Raphaela Ferro e os graduandos de jornalismo Danielly Cardoso, Pedro Guerrazzi, Lara Apolinário e Érica Zucchi.
No dia 5 de setembro, o doutorando Anderson Baltar apresentou, também no GP Rádio e Mídia Sonora, o trabalho “As coberturas radiojornalísticas do Carnaval carioca em um cenário de integração com o YouTube”. No mesmo dia, a mestranda Jamila Carvalho (bolsista Fapesc) contribuiu com o estudo “Como campanhas de promoção de saúde inusitadas alcançam as pessoas? Estudo de caso do vídeo ‘Novembro Azul Sincero’” no GP Tecnologias e Culturas Digitais. Para encerrar a participação do PPGJOR no Intercom Nacional, o aluno Giovanni de Sousa Vellozo apresentou o trabalho “O som impresso: mudanças e permanências no espaço do jornalismo musical em O Estado (1959-1969)”.
O Congresso é promovido pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e nesta edição carregou o tema “(Re)Pensar a Comunicação como campo de conhecimento, formação e prática profissional”.