Professores e alunos do PPGJOR participam da etapa presencial do Intercom Nacional
Pesquisadores do PPGJOR estiveram presentes na etapa presencial do 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional 2025), no Centro Universitário FAESA, em Vitória, entre os dias 1º e 5 de setembro. O evento reuniu centenas de estudantes, docentes e profissionais da área selecionados para apresentar trabalhos e pesquisas no maior encontro acadêmico da comunicação no país.
No dia 4 de setembro, o aluno Luiz Henrique Zart participou do GP Comunicação e Esporte e apresentou a pesquisa “Torcer é para todos, mas não para todas: o documentário The Football Aficionado sob a perspectiva de gênero e esporte”, que produziu com a professora Daiane Bertasso. No GP Fotografia, o doutorando Anderson Coelho expôs o estudo “Fotojornalismo na Amazônia: Mapeamento bibliométrico da produção científica brasileira (2010-2025)”. Já no GP Jornalismo Audiovisual, a doutoranda Yaskara Ferreira apresentou a pesquisa “‘Eu’ emergente: narrativas de subjetividade no jornalismo audiovisual contemporâneo”.
Ainda no dia 4, o GP Rádio e Mídia Sonora contou com a pesquisa “As mulheres na Revista do Rádio no início da década de 1960: apontamentos sobre questões de gênero no período que antecede o Golpe de 64”, de autoria da professora Valci Zuculoto juntamente da doutoranda Raphaela Ferro e os graduandos de jornalismo Danielly Cardoso, Pedro Guerrazzi, Lara Apolinário e Érica Zucchi.
No dia 5 de setembro, o doutorando Anderson Baltar apresentou, também no GP Rádio e Mídia Sonora, o trabalho “As coberturas radiojornalísticas do Carnaval carioca em um cenário de integração com o YouTube”. No mesmo dia, a mestranda Jamila Carvalho (bolsista Fapesc) contribuiu com o estudo “Como campanhas de promoção de saúde inusitadas alcançam as pessoas? Estudo de caso do vídeo ‘Novembro Azul Sincero’” no GP Tecnologias e Culturas Digitais. Para encerrar a participação do PPGJOR no Intercom Nacional, o aluno Giovanni de Sousa Vellozo apresentou o trabalho “O som impresso: mudanças e permanências no espaço do jornalismo musical em O Estado (1959-1969)”.
O Congresso é promovido pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e nesta edição carregou o tema “(Re)Pensar a Comunicação como campo de conhecimento, formação e prática profissional”.






