Professora do PPGJOR realiza mobilidade internacional

13/11/2025 19:49

A professora Fabiana Piccinin, do PPGJOR, foi selecionada para o Programa de Mobilidade para uma estadia como professora visitante na Faculdade de Comunicação da Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha. Fabiana esteve na USC  entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro, sob convite e supervisão do professor Jorge Vázquez Herrero. Durante o período, a professora participou de diversas atividades acadêmicas, incluindo reuniões, mediação de eventos, aulas, palestras e encontros para planejamento de projetos conjuntos entre a universidade e o PPGJOR. 

Na sexta-feira, 31 de outubro, Fabiana mediou a palestra do professor Jorge para  a disciplina “Estudos e Tendências em Cibercultura”, organizada em rede pela JorTec — Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias, vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), cujo tema foi “Tensiones a través de formatos y plataformas en el periodismo digital”.

Na quarta-feira, dia 05 de novembro, a professora apresentou a palestra intitulada “Perspectivas en la investigación de las narrativas y las plataformas” para o Grupo de Pesquisa Estudos de Novos Medios. Na oportunidade, tratou da trajetória de pesquisa que vem fazendo acerca das relações sobre a teoria da Narrativa e os conteúdos audiovisuais jornalísticos. Ainda apresentou os componentes do Grupo de Estudos sobre Narrativas Audiovisuais Jornalísticas (Genajor/CNPQ).  E na sexta-feira, dia 07, ministrou a aula “Narrativas en plataformas digitales: Una invitación para las audiencias de noticias televisivas” para a disciplina de Audiencias y consumos informativos, conduzida pela professora Ana Isabel Vázquez Rodríguez no mestrado em Comunicación y Periodismo.bNesse momento, discutiu a plataformização dos telejornais.

Após atividades na Espanha, Fabiana seguiu para Covilhã, em Portugal, onde participa do 7º Congresso Internacional de Jornalismo para Dispositivos Móveis e Inteligência Artificial (JDMI), de 13 a 14 de novembro, na Universidade da Beira Interior (UBI). No evento, a docente apresenta o trabalho “Plataformizar telejornal, editar para o algoritmo e seduzir o público: A narrativa do JN sobre a posse de Trump na plataforma X”, assinado com as orientandas de Iniciação Científica e pós-graduação Fernanda Zwirtes, Karin Konzen Franco, Nathaly Bittencourt e Yaskara Ferreira Pinto. O estudo integra as pesquisas desenvolvidas pela professora sobre narrativas plataformizadas no jornalismo audiovisual.