Professores e mestrandos participam de Ibercom, Intercom Sul e História da Mídia

27/05/2013 10:25

O feriado de Corpus Christi será agitado para alunos e professores do POSJOR que participam de dois eventos nacionais e um internacional no período.

De 29 a 31 de maio acontece o o XIII Congreso Internacional Ibercom, em Santiago de Compostela (Espanha), ocasião em que a mestranda Rafaela Sandrini apresenta o trabalho “Divulgação científica por meio de blogs: desafios e possibilidades para jornalistas e cientistas”.

De 30 de maio a 1º de junho, a Unisc – em Santa Cruz do Sul (RS) – recebe a edição 2013 do Intercom Sul. Os professores Raquel Longhi e Francisco José Castilhos Karam são painelistas no evento, e cinco mestrandos apresentam seus trabalhos: Ana Juliana Fontes da Silva (“Grafismo televisual no telejornalismo”), Maico Vogel (“Os valores-notícia na produção de conteúdo jornalístico originado da Lei de Acesso à Informação”), Maíra de Sousa (“A notícia convergente: uma reconfiguração de linguagens”), Vivian Rodrigues (“Construção e estrutura da notícia nas interfaces dos tablets”) e Livia de Souza Vieira (“Erros dos webjornais nas redes sociais: análise da interação mútua com os leitores”).

No mesmo período, na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), acontece o 9º Encontro Nacional de História da Mídia. Entre os trabalhos apresentados, sete são de docentes e mestrandos do POSJOR: “Radiojornalismo e mobilidade: um percurso histórico para construção da notícia” (Juliana Gomes), “A trajetória do jornalismo local no rádio” (Bárbara Avrella), “O jornalismo que precedeu e inspirou a Revista Piauí” (Daniela Caniçali), “O New York World, de Joseph Pulitzer” (Mauro César Silveira e Natália Costa Queiroz), “A tecnologia como norteador das mudanças nos processos de produção jornalística do impresso aos tablets” (Rita de Cássia Romeiro Paulino e Vivian Rodrigues de Oliveira), “A história do radiojornalismo na UFSC: proposta de Linha do Tempo para conduzir a pesquisa” (Valci Regina Mousquer Zuculoto, Guilherme Longo, Poliana Dallabrida, Janine Silva, Roberto Vargas) e “Telejornalismo e história: implantação e modos de produção em Santa Catarina” (Cárlida Emerim e Beatriz Cavenaghi). Além disso, o grupo de trabalho História da Mídia Sonora terá coordenação da professora Valci Zuculoto, e a professora Cárlida Emerim mediará o grupo de trabalho História da Mídia Audiovisual e Visual. O professor Eduardo Meditsch também participa de uma mesa sobre história do rádio no Brasil e em Portugal, e lança o livro Rádio Pânico 2.