Dissertação aborda divulgação científica em blogs de jornalistas e cientistas

10/07/2014 21:43

A mestranda Rafaela Sandrini apresenta a dissertação “A dinâmica da divulgação científica em blogs de jornalistas e cientistas brasileiros” no dia 15 de julho, terça-feira, às 14 horas, na sala 141 do Centro de Comunicação e Expressão (prédio B do CCE). O trabalho estuda como, entre as várias iniciativas de difusão científica disponíveis na internet, os blogs têm sido usados tanto por jornalistas quanto por cientistas na busca por novos modelos de divulgação científica.

Para tanto, tomou-se como corpus os 20 posts mais recentes anteriores ao dia 1 de outubro de 2013 e os comentários relacionados a esses posts de quatro blogs brasileiros: 1) Rainha Vermelha, escrito pelo cientista Atila Iamarino; 2) Xis Xis, escrito pela jornalista Isis Nóbile Diniz; 3) blog do doutor Jairo Bouer, vinculado ao portal UOL; e 4) Mundo Sustentável, escrito pelo jornalista André Trigueiro e vinculado ao portal G1.

Sob orientação e co-orientação dos professores doutores Mauro César Silveira e Rogério Christofoletti, o trabalho será analisado por banca formada pelo Dr. Wilson da Costa Bueno, da Universidade Metodista de São Paulo, pela Dra. Gislene da Silva e pelo Dr. Jorge Kanehide Ijuim, os dois últimos do POSJOR/UFSC.