Critérios de mídia noticiosa uma Investigação a partir da Polêmica do livro didático

25/09/2014 13:14

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

CRITÉRIOS DE MÍDIA NOTICIOSA UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA POLÊMICA DO LIVRO DIDÁTICO

Mestranda: Wânia Celia Bittencourt

Orientadora: Profa. Dra. Gislene da Silva

Banca examinadora

Profa. Dra. Daisi Vogel (POSJOR/UFSC), Profa. Dra. Rosana de Lima Soares (Universidade de São Paulo), Prof. Dr. Bruno Souza Leal (Universidade Federal de Minas Gerais)

Quando: 26 de setembro de 2014 , sexta-feira – 14 horas

Onde: Sala 141 , 1o. andar, prédio A (Centro de Comunicação e Expressão/UFSC)

Pesquisadores do campo da Comunicação percebem uma fragilidade no que se refere a teorias e procedimentos sobre crítica da mídia, que tem caráter esporádico e escassa discussão sobre critérios e valores. A partir de uma experiência técnico-cultural, esta pesquisa elege como objeto de estudo a crítica de mídia noticiosa e seus critérios. A pesquisa orienta-se por dois objetivos: (1) identificar critérios existentes nas falas críticas produzidas pela sociedade sobre as práticas e os processos jornalísticos; (2) fazer a crítica de mídia noticiosa, buscando identificar problemas nas notícias analisadas e inferir critérios de análise de notícias.  Toma-se como objeto empírico o acontecimento jornalístico que ficou conhecido como a polêmica do livro didático, ocorrida no Brasil em maio de 2011, dividido em dois corpus: (a) a repercussão crítica sobre as notícias, reunidas no dossiê Por Uma Vida Melhor, organizado pela ONG Ação Educativa; (b|) as notícias sobre a polêmica no Portal IG.