GIPTele lança segundo livro

25/09/2014 22:51

capa_livrotelejornalismo1O Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo, o GIPTele, está lançando o segundo livro que reúne alguns resultados das pesquisas do grupo e da interlocução deste com diferentes pesquisadores, parceiros que integram a Rede de Pesquisadores em Telejornalismo, a Rede TELEJor da Associação Brasileira de Pesquisadores em Telejornalismo (SBPJor) e do Grupo de Pesquisa em Telejornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). O livro conta com a chancela do Programa de Pós-graduação em Jornalismo (POSJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Organizado pelas professoras Cárlida Emerim e Rita Paulino, da UFSC, este livro, intitulado Ensaios sobre Televisão e Telejornalismo (Editora Insular), com prefácio de Iluska Coutinho (UFJF/MG), reúne no primeiro capítulo GIPTele Pesquisa, os pesquisadores do grupo como Antonio Brasil (UFSC/SC), Michele Negrini (UFPel/RS), Roberta Roos (Unipampa/RS), Valquíria Kneipp (UFRN/RN) além das organizadoras. No segundo capítulo, GIPTele Convida, pesquisadores estrangeiros como John Pavlik (EUA), Marita Soto (ARG), Marie-France Chambat-Houillon (FRA), Gustavo Aprea (ARG) e Fourouzan Seban (FRA) que mantem uma interlocução de trabalho com o grupo. E, no terceiro capítulo, GIPTele Apresenta, o grupo lança quatro novos pesquisadores em telejornalismo, Ana Juliana Fontes, Beatriz Cavenaghi e Samira Moratti Frazão, formadas pelo Programa de Pós Graduação em Jornalismo da UFSC e Jhonatan Mata, formado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Todos os pesquisadores se dedicam ao aprofundamento dos estudos sobre a televisão e o telejornalismo tratando temas como formatos televisuais, segunda tela, conceitos fundamentais em televisão e telejornalismo e analisam estudos de caso em torno dos temas centrais.

O livro já foi lançado no INTERCOM 2014, em Foz do Iguaçú (PR) e terá lançamento especial no 12º SBPJor, na cidade gaúcha de Santa Cruz dos Sul, em novembro de 2014.